mato grosso

SES recebe 150 mil cápsulas de oxigenação do Senai e Solar Coca-Cola

Publicado


.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) recebeu 150 mil cápsulas para isolamento individual de leitos de pacientes da Covid-19 nesta sexta-feira (03.06). O equipamento pode reduzir o tempo de internação de pacientes e também a necessidade de encaminhamento à UTI, além de proteger os profissionais de saúde.

O material doado foi produzido por meio da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e a Solar Coca-Cola; os itens serão distribuídos para as unidades hospitalares ligadas à SES. 

“Esses equipamentos resguardam a vida do paciente e tornam mais segura a rotina do profissional de Saúde. Registro o meu agradecimento a todas as parcerias que, neste momento, somam esforços no enfrentamento à pandemia”, declarou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo. 

De acordo com o gestor, o  Governo do Estado tem tomado diversas iniciativas desde o início da pandemia, visando ao enfrentamento da Covid-19 e, até o momento, já distribuiu mais de 20 milhões de reais em equipamento para os hospitais estaduais.

A cabine foi desenvolvida pela Samel, empresa amazonense de equipamentos hospitalares, e produzido pelo Senai-MT. O equipamento proporciona mais rotatividade nas vagas dos hospitais, diminuindo as chances de contaminação entre as pessoas. Na falta de quartos isolados, pacientes em leitos de UTIs podem dividir o mesmo quarto sem que ocorra a transmissão do vírus para pessoas saudáveis.

“É com gratidão que recebemos essas cápsulas de oxigênio. Essa iniciativa é muito importante para a melhoria no tratamento desses pacientes que precisam de um suporte ventilatório não invasivo. São equipamentos novos, que surgiram neste momento de pandemia: tecnologia e inovação ajudam muito o trabalho dos profissionais de saúde, bem como traz mais qualidade no tratamento dos pacientes”, avaliou a secretária Adjunta de Gestão Hospitalar da SES, Caroline Dobes.

A cápsula possui uma estrutura de PVC e é equipada com filtro de ar que permanece acoplada à cama do hospital, isolando a parte superior do paciente e evitando que ele acabe contaminando outras pessoas por meio de um mecanismo que retém o vírus. 

“Temos colocado toda nossa expertise à disposição no combate dessa doença. A indústria mato-grossense é extremamente solidária e tem liderado diversas ações no enfrentamento à pandemia. O uso das cápsulas de oxigenação faz parte de uma estratégia para atender doentes nos ambulatórios. Esses equipamentos não substituem os respiradores, mas são muito importantes”, pontua o presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira.

Já o diretor regional da Solar Coca-Cola, Flávio Scalco, destacou que a doação reflete o compromisso da marca com a população. “Em Mato Grosso, já realizamos doações de garrafas pets para envase de álcool, além de águas para unidades do sistema de saúde. Momentos críticos, como o que vivemos hoje, desafiam a todos e demandam ainda mais esforços e dedicação. Por isso, de acordo com as necessidades mais urgentes de cada local ou cada grupo, estamos realizando uma série de ações emergenciais para dar algum alívio aos que mais sofrem nesse momento”, destaca.

Na entrega do equipamentos, estiveram presentes a secretária adjunta de Gestão Hospital da SES, Carolina Dobes, e o deputado estadual e presidente do Observatório Socioeconômico da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Carlos Avallone, que intermediou a parceria entre o Senai MT e a Solar Coca-Cola.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

mato grosso

Sesp deflagra operação integrada para combater crimes no Nortão

Publicado


.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) deflagrou, na manhã desta terça-feira (04.08), no município de Feliz Natal (a 538 km ao Norte de Cuiabá), uma operação integrada para combater os crimes ambientais na região. As ações se concentram nas zonas urbana e rural da cidade e contempla as localidades de Entre Rios e Santa Terezinha, distritos do município de Nova Ubiratã.

Uma das frentes do trabalho repressivo de segurança pública é o combate de extração ilegal de madeira, contudo, outras atividades visam também o enfrentamento aos crimes de homicídio, roubo, furto e tráfico de drogas nos bairros de Feliz Natal e nos distritos de Nova Ubiratã.

Devido a posição geográfica de Feliz Natal, que faz parte da Amazônia Legal, com grande potencial de exploração da madeira, nos últimos anos houve grande fluxo de pessoas e houve também fomento da prática de extração ilegal de madeira no Assentamento Ena, o que vem causando aumento de outros crimes como roubo ao patrimônio não só na cidade, como na zona rural, especialmente nas fazendas, além do tráfico e homicídios.

A operação denominada “Repressão Feliz Natal” foi deflagrada pela adjunta de Integração Operacional (Saiop), da Sesp e é coordenada pela Região integrada de Segurança Pública (Risp 3), de Sinop.

Integram a operação, os profissionais da Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Politec, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Sistema Penitenciário, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Até agora foram apreendidos arma de fogo, 10 munições, além de vários materiais de pesca predatória como espinhel, tarrafa, rede e outros materiais e a localização de vários pontos de desmate ilegal dentro da reserva do Assentamento Ena.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana