mato grosso

SES-MT promove série de web aulas sobre saúde digital, Bolsa Família e câncer de colo do útero

Publicados

em


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio do programa Telessaúde, realizará uma série de web aulas no mês de maio com o objetivo de capacitar profissionais da Atenção Primária em Saúde e estudantes da área da saúde pública e privada para aprimorar a assistência prestada à população.

Na terça-feira (04.05), às 16h (horário local), ocorre a primeira web aula do mês. O doutor em ciências e secretário geral da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde, Paulo Roberto Lima Lopes, ministrará um módulo sobre “Saúde Digital: O que é e onde estamos?”.

A web aula seguinte será na quinta-feira (06.05), às 14h (horário local), e abordará o “Programa Bolsa Família na saúde no contexto da pandemia”. Ficarão à frente da temática a mestre em nutrição e servidora da SES, Maria da Penha Ferrer, e o mestre em serviço social e servidor da SES, Ademar Sales Macaubas.

No dia 11 de maio, ocorrerá uma web aula sobre as perspectivas e desafios no cuidado do câncer de colo de útero: Planos internacionais e o Projeto do Estado de Pernambuco.  A aula será ministrada pela sanitarista, analista de políticas e sistemas de saúde e mestre em cardiologia, Rafael Dall’Alba, e a médica ginecologista, obstetra e mestre em saúde materno infantil, Letícia Maria Correia Katz

Outras web aulas

A programação do mês continua com outras sete aulas virtuais. São elas:

12/05 às 10h – Vacinação em prematuros;

18/05 às 16h – Como a relação de poder impacta nas políticas públicas: um estudo sobre a política de renúncia fiscal de Mato Grosso e o financiamento do SUS – é preciso construir resistência;

19/05 às 10h – Manejo da asma em crianças na Atenção Básica;

20/05 às 16h – Manifestações orofaciais em oncologia pediátrica: quando suspeitar de câncer?;

25/05 às 16h – Encontro Nacional de Aleitamento Materno (Enam) 30 anos: experiências passadas, desafios futuros;

26/05 às 10h – Importância da vacinação HPV;

27/05 às 16h – Associação entre periodontite e a severidade da Covid-19.

Os interessados em participar das aulas podem acessar o canal do Tele Educa MT, no YouTube, 15 minutos antes do início das respectivas transmissões e se inscreverem gratuitamente.

Após cada web aula, os participantes receberão um certificado equivalente à 2h/aula. Durante a transmissão das aulas virtuais, os participantes poderão registrar presença apontando a câmera do celular para o QR Code das imagens utilizadas na divulgação dos encontros.

A agenda completa do mês e mais informações podem ser acessadas no site www.telessaude.mt.gov.br

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

mato grosso

Diretrizes para orçamento de 2022 são apresentadas à sociedade durante audiência pública

Publicados

em


A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) realizou nesta quinta-feira (13.05) uma audiência pública para debater com a sociedade o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para exercício financeiro de 2022. A apresentação foi realizada de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo canal da Sefaz no Youtube, seguindo os procedimentos para conter a propagação do coronavírus (Covid-19).

Essa é a primeira vez que o Poder Executivo disponibiliza mecanismos que permitem a participação popular durante o processo de elaboração da peça que estabelece os parâmetros para o orçamento estadual. Além da audiência realizada, a Sefaz promoveu uma consulta pública eletrônica na qual o cidadão escolheu quais ações devem ser priorizadas em 2022.

De acordo com os dados apresentados, a receita projetada para o próximo ano é de R$ 24.368,99, o que representaria uma variação positiva de 6,8% em relação à receita estimada para 2021. O levantamento aponta que o Governo de Mato Grosso manterá a economia em recuperação em 2022, mesmo diante da crise sanitária e financeira que se instalou no país, devido a pandemia do Covid-19.

O cenário positivo é decorrente das diversas medidas adotadas pelo Executivo desde 2019 que possibilitaram a melhora do quadro fiscal e o alcance do equilíbrio receita e despesa pública, ainda em 2020. É importante ressaltar que os dados apresentados durante a audiência pública desta quinta-feira (13.05) são prévios e podem sofrer alterações até a aprovação do PLDO 2022 pela Assembleia Legislativa. A previsão é de que o projeto seja entregue ao Legislativo até o final deste mês.

A apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias foi conduzida pelo secretário adjunto do Orçamento Estadual, Ricardo de Almeida Capistrano, que apresentou a estrutura do PLDO e os requisitos que devem ser considerados durante a sua elaboração. Conforme a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal, o PLDO deve conter as metas fiscais; as metas e prioridades da administração pública; as diretrizes para a elaboração e execução dos orçamentos; e as disposições relativas às despesas com pessoal e encargos sociais e benefícios aos servidores.

Segundo Ricardo Capistrano, o objetivo é justamente construir um projeto de lei coerente à política, diretrizes e metas fiscais. “O planejamento orçamentário deve ser elaborado obedecendo o equilíbrio entre receita e despesa, o cumprimento das metas fiscais, transparência, melhoria da eficiência e eficácia, fomentando ações que resguardam a sustentabilidade fiscal e a garantia da execução financeira do orçamento”, explica.

Participaram da audiência pública representantes da Assembleia Legislativa, da Defensoria Pública, do Ministério Público e do Tribunal de Contas. O evento foi acompanhado, ainda, pelos secretários (as) adjuntos (as) e equipe técnica da Sefaz.

O vídeo da audiência pública está disponível no canal da Sefaz, na plataforma do Youtube, e a apresentação com os dados pode ser consultada no site da secretaria, assim como o resultado da consulta pública sobre o PLDO 2022, realizada no mês de março.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana