mato grosso

SES destaca importância do incentivo financeiro para Promoção da Atividade Física

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, intensifica ações de mobilização, para adesão ao Incentivo Financeiro Federal, que institui o custeio destinado à Implementação de Ações de Atividade Física (IAF) na Atenção Primária à Saúde em Mato Grosso.

Lançado pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 1.105, de 15 de maio de 2022, o incentivo estabelece que prazo para adesão vai até o próximo dia 05 de junho.

O objetivo do incentivo é implementar as ações de atividade física na Atenção Primária, por meio de contratação de profissionais de educação física na saúde, de aquisição de materiais de consumo, qualificação de ambientes relacionados à atividade física e melhorar o cuidado das pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis, mediante a inserção de atividade física. 

Segundo a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde da SES, Rosiene Pires, a atividade física tem papel importante na promoção e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, sendo necessária a prática em todas as unidades de saúde.

“A Política Nacional de Promoção da Saúde traz os temas prioritários, evidenciados pelas ações realizadas e compatíveis com o Plano Nacional de Saúde. Assim, compreendem como importante a promoção de ações, aconselhamento e divulgação de práticas corporais e atividades físicas, incentivando a melhoria das condições dos espaços públicos, considerando a cultura local e incorporando brincadeiras, jogos e danças populares, entre outras práticas”, destaca.

As atividades podem ser realizadas por meio de parcerias intersetoriais, importantes para a melhor articulação das ações de saberes e práticas em saúde; e desenvolvidas por profissional capacitado para a prescrição de atividade física, em protocolos e linhas de cuidado da Atenção Primária em Saúde.

“Hoje, há uma quantidade insuficiente de profissionais de educação física vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), sobrecarregando os profissionais em atividade”, avalia a técnica responsável pela Promoção da Atividade Física e Academia da Saúde, da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES, Andressa Fantim.

Serviço

A solicitação do credenciamento para a Implementação de Ações de Atividade Física deverá ser feita pelos gestores de saúde dos municípios e do Distrito Federal, por meio do Painel de Credenciamento, disponível no portal e-Gestor (https://egestorab.saude.gov.br/), até às 23 horas e 59 minutos do dia 05 de junho, conforme o Art. 142-D da Portaria nº 1.105/2022.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone: (65) 36135415. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Agosto Dourado: Hospital prepara uma programação especial para celebrar a campanha

Publicados

em

O Hospital Beneficente Santa Helena (HBSH), referência em maternidade e atendimento às gestantes, realizará uma programação especial para celebrar o Agosto Dourado, mês de luta pelo incentivo à amamentação.

Durante o mês será feito um trabalho com foco nesse assunto que envolverá colaboradores e pacientes. O evento, organizado pela Coordenação de Enfermagem da unidade, contará com a participação da equipe multiprofissional e tem como público-alvo as gestantes e puérperas em atendimento, afim de disseminar informações que irão orientá-las na hora da amamentação.

A programação se iniciará com uma roda de conversa sobre aleitamento materno e em seguida uma apresentação da artista Thereza Antunes, que através da personagem Dra. Martistela Furtado, levará entretenimento e informação de forma lúdica. Para encerrar o dia, será servido um lanche seguido de sorteios de brindes.

Dando sequência à programação, nos dias 24 e 25 será exposta uma Estação de Amamentação, que está aberta para visitação das 08h às 10h, das 14h às 16h e das 19h às 20h30.

A gerente de enfermagem, Vanusa Cirstina, explica que serão cinco estações sobre: Posições para aleitamento, pegada correta do bebê, evolução do estômago do bebê, extração manual do leite materno, armazenamento do leite materno.

E, para finalizar, no dia 26 de agosto, às 14h, será realizada uma live com o tema “A importância do aleitamento materno para fortalecimento do vínculo e nutrição infantil”, ministrada pela Psicóloga Mara Rubia e pela Nutricionista Danielly Venuti.

Às 14h30, acontecerá o encerramento e o último sorteio de brindes para as participantes. Além de todas essas ações, o hospital está preparando uma decoração que faça alusão ao tema e que chame a atenção para a importância do assunto.

“Nosso objetivo com essa ação é tirar todas as dúvidas sobre o tema, orientar essas mães e auxiliar no processo de amamentação, para que ele se torne o mais fisiológico e natural possível”, explicou Vanusa.

Vanusa lembra que “a amamentação precoce estimula a contração do útero e de seus vasos, atuando como profilaxia das hemorragias pós-parto”. Entre os benefícios para a mãe, vale destacar ainda a redução da incidência de cânceres de mama, ovário e endométrio.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana