mato grosso

Servidores e autoridades são homenageados com medalha Mérito da Segurança Pública

Publicados

em


O trabalho em prol da segurança pública marcou a noite de quinta-feira (10.12), com a entrega da medalha Mérito da Segurança Pública.  Cerca de 40 pessoas, entre profissionais das forças de segurança e representantes do Poder Judiciário e Executivo, foram homenageadas. A solenidade foi realizada no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), em Cuiabá.

O ato desta quinta-feira encerra também uma série de homenagens aos servidores que atuam diariamente no enfrentamento aos índices criminais nos 141 municípios do estado. Por meio do Decreto 565, de 15 de julho deste ano, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, destina a medalha para reconhecer pessoas, físicas ou jurídicas, nacionais e estrangeiras, que, no desempenho de suas funções, tenham se destacado para o crescimento e fortalecimento da Segurança Pública do Estado de Mato Grosso.

“A gente chega ao final do ano com bons resultados. Este momento é de gratidão a todos os profissionais da segurança, amigos e parceiros, porque com eles a gente consegue alcançar esse resultado. Todos os agraciados com a medalha são reflexo da integração e comprometimento com a sociedade”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

Neste ano, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) concedeu a honraria também para os profissionais das Regiões Integrada de Segurança Pública (Risp’s) que alcançaram as maiores reduções no período de janeiro a dezembro de 2019, em comparação com os 12 meses de 2018.

Dentre as regiões de destaque, a cidade de Alta Floresta, sede da Risp 09, teve a maior redução de homicídio, seguida de Primavera do Leste (Risp 11) e Pontes e Lacerda (Risp 12). Os dados foram medidos em percentual por 100 mil habitantes do total de Boletins de Ocorrências (BO) registrados, consolidados pela Superintendência do Observatório de Segurança, vinculada à Adjunta de Inteligência da Sesp-MT.

Uma das homenageadas com a medalha, a juíza titular da 7º Vara Criminal de Cuiabá, Ana Cristina Silva Mendes, falou da alegria de ser lembrada e receber a honraria. “Sinto-me extremamente honrada com essa medalha. Essa parceria que nós temos estabelecido com a segurança pública é para fazer e reforçar o sistema da segurança de tudo aquilo que foi tirado, seja na corrupção, seja no crime organizado, tudo que foi tirado vai se restabelecer e fortalecer o sistema de segurança do nosso estado e é uma honra ser agraciada com essa medalha”, afirmou.

Outro homenageado, o comandante da 13º Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, general Reinaldo Salgado Beato, ressaltou as ações desenvolvidas em conjunto com as forças de segurança.

“Me sinto muito honrado como representante do Exército poder colaborar com o estado em diversas operações que a gente tem feito de maneira Integrada. Essa parceria está prevista em legislação, nós temos autorização do presidente da República para continuar nos apoiando, todos os órgãos de segurança pública e fiscalização do Estado, tanto em combate ao desmatamento ilegal de madeira como no combate aos focos de incêndios no estado”.

Mato Grosso é dividido em 15 Risp’s, cujas cidades polos são: Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Água Boa, Nova Mutum e Guarantã do Norte.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

mato grosso

Domingo (09): Mato Grosso registra 373.121 casos e 10.149 óbitos por Covid-19

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (09.05), 373.121 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 10.149 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 260 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 373.121 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 8.140 estão em isolamento domiciliar e 353.259 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 417 internações em UTIs públicas e 343 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 78,68% para UTIs adulto e em 43% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (79.065), Rondonópolis (27.379), Várzea Grande (25.604), Sinop (19.538), Sorriso (12.911), Tangará da Serra (12.284), Lucas do Rio Verde (11.537), Primavera do Leste (10.187), Cáceres (7.939) e Alta Floresta (7.173).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

O documento ainda aponta que um total de 323.270 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 69 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

No sábado (08), o Governo Federal confirmou o total de 15.145.879 casos da Covid-19 no Brasil e 421.316 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 15.082.449 casos da Covid-19 no Brasil e 419.114 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados deste domingo (09).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana