POLÍCIA

Servidores e autoridades são homenageados com medalha Mérito da Segurança Pública

Publicados

em


Hérica Teixeira | Sesp-MT

O trabalho em prol da segurança pública marcou a noite de quinta-feira (10.12), com a entrega da medalha Mérito da Segurança Pública.  Cerca de 40 pessoas, entre profissionais das forças de segurança e representantes do Poder Judiciário e Executivo, foram homenageadas. A solenidade foi realizada no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), em Cuiabá.

O ato desta quinta-feira encerra também uma série de homenagens aos servidores que atuam diariamente no enfrentamento aos índices criminais nos 141 municípios do estado. Por meio do Decreto 565, de 15 de julho deste ano, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, destina a medalha para reconhecer pessoas, físicas ou jurídicas, nacionais e estrangeiras, que, no desempenho de suas funções, tenham se destacado para o crescimento e fortalecimento da Segurança Pública do Estado de Mato Grosso.

“A gente chega ao final do ano com bons resultados. Este momento é de gratidão a todos os profissionais da segurança, amigos e parceiros, porque com eles a gente consegue alcançar esse resultado. Todos os agraciados com a medalha são reflexo da integração e comprometimento com a sociedade”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

Neste ano, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) concedeu a honraria também para os profissionais das Regiões Integrada de Segurança Pública (Risp’s) que alcançaram as maiores reduções no período de janeiro a dezembro de 2019, em comparação com os 12 meses de 2018.

Dentre as regiões de destaque, a cidade de Alta Floresta, sede da Risp 09, teve a maior redução de homicídio, seguida de Primavera do Leste (Risp 11) e Pontes e Lacerda (Risp 12). Os dados foram medidos em percentual por 100 mil habitantes do total de Boletins de Ocorrências (BO) registrados, consolidados pela Superintendência do Observatório de Segurança, vinculada à Adjunta de Inteligência da Sesp-MT.

Uma das homenageadas com a medalha, a juíza titular da 7º Vara Criminal de Cuiabá, Ana Cristina Silva Mendes, falou da alegria de ser lembrada e receber a honraria. “Sinto-me extremamente honrada com essa medalha. Essa parceria que nós temos estabelecido com a segurança pública é para fazer e reforçar o sistema da segurança de tudo aquilo que foi tirado, seja na corrupção, seja no crime organizado, tudo que foi tirado vai se restabelecer e fortalecer o sistema de segurança do nosso estado e é uma honra ser agraciada com essa medalha”, afirmou.

Outro homenageado, o comandante da 13º Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, general Reinaldo Salgado Beato, ressaltou as ações desenvolvidas em conjunto com as forças de segurança.

“Me sinto muito honrado como representante do Exército poder colaborar com o estado em diversas operações que a gente tem feito de maneira Integrada. Essa parceria está prevista em legislação, nós temos autorização do presidente da República para continuar nos apoiando, todos os órgãos de segurança pública e fiscalização do Estado, tanto em combate ao desmatamento ilegal de madeira como no combate aos focos de incêndios no estado”.

Mato Grosso é dividido em 15 Risp’s, cujas cidades polos são: Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Água Boa, Nova Mutum e Guarantã do Norte.

 

 

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Propaganda

POLÍCIA

Policiais promovem encontro de pai e filho em Peixoto de Azevedo

Publicados

em


Policiais do 22º BPM de Peixoto de Azevedo (a 691 km de Cuiabá) ajudaram neste sábado (08.05), um senhor e seu filho de 12 anos.

O jovem pediu ajuda na unidade do Núcleo de União do Norte dizendo ter sido deixado pelo seu pai que dirigia um caminhão. Ele contou não ter o avisado que ia descer do veículo durante uma parada. Como não notou a ausência do filho, o pai seguiu viagem.

A informação foi passada via rádio e, em diligência os militares de Matupá localizaram o senhor. Na conversa, ele confirmou não ter sentido a falta do filho e acreditava que estivesse dormindo como fez boa parte da viagem.  Os policiais levaram o adolescente até a unidade de Matupá.

No reencontro, pai e filho disseram estarem aliviados e felizes e agradeceram a ajuda dos militares.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 08000.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana