economia
Servidores do judiciário terão reunião com STF sobre reajuste salarial


A Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) vai se reunir nesta quarta-feira (27), com o diretor-geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Edmundo Veras dos Santos Filho. A categoria tem como objetivo debater o reajuste salarial de 5% para o Judiciário Federal.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia
De acordo com a federação, é esperado que o STF faça uma proposta de restruturação de carreira que não deve se restringir ao reajuste aprovado pelo Executivo. “A gente tem o direito dos 5% como reajuste geral. Esse valor é custo da Presidência da República. Já a reestruturação de carreira não limita percentual. As perdas salariais nos últimos três anos já passam dos 19,99%”, alegam os representantes da classe.
O STF ficará responsável por encaminhar o projeto com percentual calculado de acordo com o orçamento disponível dos órgãos do Judiciário. A expectativa é que esse valor seja definido na reunião desta quarta.
*Com informações do Estadão Conteúdo

economia
Petrobras: Senador quer que STF investigue interferência de Bolsonaro


O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta interferência na Petrobras. A ação é motivada após o ex-presidente da companhia Roberto Castello Branco afirmar, em um grupo privado, que seu antigo telefone tinha provas que poderiam incriminar o mandatário.
Em um grupo privado de mensagens com economistas, Castello Branco diz que antigo seu celular corporativo tinha mensagens e áudios que provavam que Bolsonaro tinha interferido na Petrobras. O caso foi antecipado pelo site “Metrópoles”.
O aparelho foi devolvido à companhia após Castello Branco ter deixado a presidência da Petrobras, no início do ano passado. Na conversa, o ex-presidente não detalha quais seriam os crimes que Bolsonaro teria cometido.
No pedido ao STF, Randolfe pede, além da abertura do inquérito contra Bolsonaro, por parte da Procuradoria-Geral da República (PGR), que Castello Branco preste depoimento sobre o caso e que o celular citado seja apreendido para ser periciado. O senador pede também que as mensagens que eventualmente forem encontradas sejam divulgadas.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
“Solicitamos a Vossa Excelência que se oficie ao Procurador-Geral da República para analisar a abertura de inquérito investigativo em face do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, para que esclareçam os fatos e os eventuais crimes cometidos por ele contra o erário público, com a tomada urgente de depoimento do Sr. Roberto Castello Branco, ex-presidente da Petrobras, e de Rubem Novaes, ex-presidente do Banco do Brasil, bem como a tomada das medidas acautelatórias indispensáveis ao esclarecimentos dos fatos, tais como a busca e apreensão do telefone celular indicado, a sua perícia e a imediata publicidade sobre os conteúdos que digam respeito ao caso, que contempla manifesto interesse público subjacente”, disse no documento.
Randolfe pede ainda que a apreensão do celular seja feita o mais rápido possível a fim de evitar que o conteúdo das mensagens sejam apagados.
“Tal medida acautelatória é, por pressuposto, urgente, na medida em que há real risco de iminente apagamento de todos os dados que porventura impliquem o Presidente da República em atos criminosos.”
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias atrás
Ao ser preso pela PF, pastor afirmou que iria ‘destruir todo mundo’
-
artigos4 dias atrás
Caminhos para a prosperidade
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Menino de 5 anos morre ao ser deixado pela mãe no carro em dia de 38ºC
-
mato grosso5 dias atrás
Politec identifica uma das vítima fatais de acidente entre caminhões
-
temperaturas6 dias atrás
Inverno começou e promete ser seco e gelado em Mato Grosso
-
mato grosso6 dias atrás
Morre o jornalista Eraldo Lima
-
POLÍCIA5 dias atrás
Polícia prende servidor que utilizava do cargo para abusar sexualmente de menores carentes
-
SUA SAÚDE AQUI6 dias atrás
Atenção: ELA mata em até 5 anos