Cuiabá

Servidores da Câmara participam de palestra sobre emendas impositivas

Publicados

em


Carol Siqueira/Secom Câmara

O encontro serviu para esclarecer dúvidas sobre o tema.
A reunião foi realizada no auditório Ana Maria do Couto e contou com a participação de apenas um representante de cada gabinete.

Os servidores da Câmara Municipal de Cuiabá participaram, na manhã desta quarta-feira (16), de uma palestra sobre “Emendas Impositivas”. O curso, realizado pela Escola do Legislativo, foi ministrado por representantes da Secretaria Municipal de Planejamento.

A reunião foi realizada no auditório Ana Maria do Couto, respeitando os protocolos de biossegurança. Na entrada, a equipe do&nbspNúcleo Assistencial realizou a aferição de temperatura, além da disponibilização de álcool em gel 70%.

O chefe do Núcleo da Escola do Legislativo, Danilo Monlevade, disse que o objetivo do encontro foi esclarecer dúvidas dos servidores sobre o tema.


“Nós convidamos um representante por gabinete para tirarem dúvidas, para que possam compreender melhor todo o processo, como que faz o vereador desde a apresentação, da aprovação e de sua aplicação”, comentou.

O secretário de Ações Institucionais, Leonardo Pio Arnuti, destacou a importância da capacitação para aprimoramento das emendas parlamentares apresentadas no Legislativo.

A palestra foi ministra pela secretária adjunta de Planejamento, Simone Emília Cavasin Neves, e pela diretora de Contratos e Convênios da pasta, Elba Espíndola.

“Agradeço o convite da Escola do Legislativo, por esta oportunidade, de poder apresentar a palestra sobre como apresentar emendas impositivas, para que elas possam repercutir de forma adequada e serem passiveis de execução, além de dar noções gerais sobre as leis orçamentárias que este ano, é um ano muito rico, pro Legislativo e Executivo porque vão tramitar três leis relacionadas a orçamento, como LDO, PPA e LDO”, disse a secretária adjunta, Simone Emília Cavasin Neves.

Secom Câmara

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Campanha ‘Cuiabá por Elas’ realiza doação de mil absorventes às reeducandas

Publicados

em


Matheus Pires

Clique para ampliar

A Secretária Municipal da Mulher, Luciana Zamproni, esteve na manhã desta quinta-feira (29) na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, para a entrega de absorventes as reeducandas da unidade prisional. Os produtos de higiene foram arrecadados pela campanha “Cuiabá por elas”, idealizada pela primeira-dama do município, Marcia Pinheiro.

“Hoje temos 257 mulheres privadas de liberdade, muitas delas carentes, vindas de outros estados, sem o auxílio da família. Por isso só temos agradecer ao prefeito e a primeira-dama que nos fizeram essa grande doação”, declarou Gicelma Ferreira Silva, diretora do presídio.

De acordo com a Zamproni, a Pastoral Carcerária entrou em contato com a secretaria para informar que mais de um terço das reeducandas só tinham acesso a absorvente por meio de doações ou da assistência de familiares. Porém, a maioria delas não recebem visita de parentes, o que despertou a sensibilidade da gestão.

“As mulheres são esquecidas pelo próprio sistema que as trata como homens. A elas são oferecidos os mesmos auxílios que aos encarcerados do sexo masculino, ignorando a diferença de gênero e necessidades extras. Diante dessa realidade entregamos cerca de mil absorventes”, explica.

Uma das reeducadas agradeceu a secretária pela doação e declarou que este item é de extrema necessidade e importância para todas elas.

“Quero agradecer em nome de todas as reeducandas por esta doação. Como já falamos muitas de nós somos “forasteiras” viemos de outros estados e não recebemos ajudas dos nossos familiares. Muito obrigado por lembrarem da gente”, afirma.

Segundo a primeira-dama, este foi mais um passo que a gestão vem dando para com os mais necessitados. Ela destacou que a prefeitura de Cuiabá, preocupados com as mulheres reeducandas e sua reinserção social, assinou um termo de cooperação com Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços, onde 32 mulheres já estão prestando serviços.

“Futuramente queremos desenvolver um trabalho dentro do presídio para que essas mulheres entendam um pouco mais sobre as ações e políticas da Secretaria da Mulher, voltadas para o combate à violência de gênero e o empoderamento feminino”, explica.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana