Várzea Grande

Serviços Públicos revitalizou 23 praças, implantou lâmpadas Led e modernizou as frotas de ônibus e coleta de lixo

Publicados

em

Por Rafaela Maximiano

Várzea Grande conta hoje com 23 praças, entre espaços de lazer, esportivos e de ginástica ao ar livre. Todos construídos ou reformados na Gestão Lucimar Campos. O projeto de reurbanização da cidade desenvolvido pela secretaria municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana contemplou também a renovação da frota de ônibus com 40 novos veículos e 100 novas linhas operantes, modernização das luminárias das praças e avenidas de toda a cidade, sinalização viária, modernização da frota de coleta de lixo, entre outros.

“Nossa secretaria é a responsável pela manutenção de todos os serviços públicos da cidade com a coleta de lixo, limpeza das ruas, bocas de lobo e córregos, sinalização viária, iluminação, entre outros. Por isso, nenhuma rua ou bairro da cidade deixou de ser atendido pelas nossas equipes. Atualmente, o município oferece espaços de lazer novos e revitalizados, possui uma melhor mobilidade urbana e consequente qualidade de vida. As praças novas e revitalizadas possuem em sua maioria espaços infantis, academia de saúde e musculação, bancos modulares, pavimentação, arborização, rampas de acessibilidade, palco de apresentações culturais, paisagismo e iluminação de led, que tornaram os locais mais seguros e agradáveis para a população”, avalia o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes.

O ordenamento dos espaços públicos, sobre tudo de lazer, foi o carro chefe da secretaria. “A construção das praças, Espaços Fit VG e áreas para a prática de esporte, caminhadas, quadras poliesportivas, realização de feiras e eventos da comunidade, são investimentos em cidadania, pois são espaços públicos vitais para a revitalização do meio urbano de Várzea Grande símbolos da urbanidade com memórias e identidades locais”, enfatiza o secretário.

Breno Gomes lembra que abertura de novas linhas de ônibus, a renovação da frota de coletivos urbanos e a manutenção da sinalização viária e iluminação pública completam o projeto de modernização viária da cidade. “A mobilidade urbana passa pelos quesitos de deixar fluir melhor o trânsito com uma correta sinalização; sinalização e iluminação das ruas e espaços públicos com eficiência e economia; novas linhas de ônibus para atender principalmente os bairros mais distantes da região central; e, segurança no transporte público com veículos e pontos de ônibus novos”, cita.

O secretário também elenca que de 2015 a 2020 foram implantadas mais de 2 mil placas de sinalização, 85 novas faixas de pedestres, implantados semáforos inteligentes em toda a cidade, além da manutenção da sinalização viária de todo o município com 20km na área central readequados.

“Modernizamos a iluminação de todas as praças e avenidas de Várzea Grande, estendemos a rede de iluminação em 1.600 metros de ruas que não possuíam, implantamos 400 novos postes com luminárias completas, colocamos 200 novos braços, substituímos mais de 1.500 luminárias de led e realizamos a manutenção de mais de 62 mil pontos de iluminação publica”, enumerou Breno Gomes.

Os números citados pelo gestor integraram o programa de Expansão da Iluminação Pública na cidade que consistiu na expansão da rede, reforço, manutenção e substituição de lâmpadas, implantação e troca de postes. O principal modelo utilizado neste projeto foram as lâmpadas de Led, que possibilitam uma economia de até 48% em energia.

Entre as principais avenidas beneficiadas a Couto Magalhães, a Alzira Santana, Zeide Sacre (Avenida Mil), e, a Avenida Mário Andreazza em seus dois sentidos. A secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana também foi a responsável pela implantação da coleta seletiva no bairro Nova Canaã e realizou a coleta de ao menos 60 mil toneladas de lixo por ano.

Confira as praças inauguradas: Praça do Parque do Lago, Praça do Mapim, Praça “Luiz Ricardo Oliveira Patrício – Lombriga” no Asa Bela, praça ”Elucimar Teodoro Borges” e o Espaço Fit 14 VG ambas no bairro Construmat, “Edmar Ribeiro da Silva” na Vila Sadia, “Armando Reslan Salem” no centro em frente à Todimo, “Luiz Fernando de Moraes Campos – O Cê que Sabe”, no Asa Bela, “Ederson Nobre de Amorim – Pitico” no Santa Isabel, “Coronel Helton Vagner Martins” no Jardim Imperial, “Prefeita Sarita Baracat de Arruda no centro, “Maria Sebastiana de Campos” com monumento à Nossa Senhora do Carmo no centro, “General Couto Magalhães” no centro, Praça do complexo esportivo do Fiotão com espaço FIT no centro, “Nhana Santa”na rua Fenelon Muller região central, “Antonio Sotero de Almeida” no Parque do Lago, “Olívio Pintor” no Jardim Glória, “Aurea Brás” no Cristo Rei, complexo esportivo “Ari Leite de Campos” no São Mateus com quadra poliesportiva, praça e espaço fit; Espaço FIT 1 VG e pista de caminhada no residencial Alice Gonçalves de Campos, Espaço FIT 2 VG, no Cristo Rei ao lado da biblioteca e do CMEI São Domingos Sávio, Espaço FIT 4 VG e complexo esportivo “Artur Bento Veronez” no Jardim dos Estados, a Avenida Zeid Esportiva e a Via 31 Esportiva.

 

Comentários Facebook
Propaganda

Várzea Grande

Guarda Municipal recebe a visita do deputado Emanuelzinho, presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados

Publicados

em


Referência no Estado de Mato Grosso, em estrutura e atuação, a Guarda Municipal de Várzea Grande recebeu  a visita do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PDT), que atualmente preside a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, em Brasília.  

 Além de identificar as prioridades em termos de infraestrutura, o piso salarial da Guarda Municipal foi tema principal abordado em reunião com o secretário Municipal de Defesa Social, Cel. Alessandro Ferreira da Silva, com o comandante e o sub-comandante da Guarda Municipal, Alisson Baracat Salgado e Alexander Gouveia Ortiz, respectivamente.  

“Esse assunto – o piso salarial – está sendo apresentado atualmente na Câmara dos Deputados e está hoje na nossa mão na Comissão de Segurança Pública. Precisamos definir um relator e queremos ouvir a Guarda Municipal de maior estatura e estrutura dentro do Estado de Mato Grosso, ver sua experiência e entender quais suas maiores prioridades em termos legislativo e orçamentários, e assim  ajudar como deputado federal”, pontuou o parlamentar.  

Para o secretário de Defesa Social, “a visita do deputado visa aproximar a Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados e a Guarda Municipal, apresentando  a realidade aqui de Várzea Grande para que leve àquela Casa de Leis a possibilidade de buscar melhorias para a estrutura de segurança pública municipal”, afirmou o Cel. Alessandro Ferreira da Silva. 

O deputado reforçou que o atual piso salarial discutido será aplicado nacionalmente. “A idéia desenvolvida hoje com os companheiros aqui de Várzea Grande é  levar até o relator em Brasília um piso salarial que seja gradual de acordo com o número de efetivo e com a população local atendida, para que a gente tenha uma legislação adaptada a cada localidade e não prejudique a aplicação efetiva da legislação”, ponderou Emanuel Pinheiro Neto.  

Alisson Baracat Salgado, comandante da GM, lembrou que o pioneirismo da Guarda Municipal deve ajudar não somente nos estudos para um piso salarial nacional como também para a implantação de outras corporações em municípios brasileiros.  

“Temos todo um histórico, desde a implantação da corporação na gestão do então prefeito Jayme Campos, hoje senador da república, e passamos por várias etapas, como recentemente a entrega de novo fardamento, coletes à prova de bala, placa balística, entre outros equipamentos, pelo prefeito Kalil Baracat, que anunciou estudos para abertura de concurso público para ampliar o efetivo da Guarda. Somos uma das poucas corporações municipais armadas e a tendência é que ajudemos outros municípios a estruturar suas Guardas Municipais. Nos comprometemos com o deputado a auxiliar no estudo de piso salarial para a categoria e ele se comprometeu em contribuir com os anseios  da nossa gestão, a exemplo da construção de uma nova base, instalar um centro estadual de formação e também na aquisição de armas não letais”, enumerou o comandante. 

 Além de conhecer como a Guarda Municipal de Várzea Grande atua em frentes como o trânsito, a segurança do patrimônio público, a segurança do cidadão, o apoio à fiscalizações, a patrulha Maria da Penha, Corregedoria e a Guarda Cidadã com ações sociais e de educação, o deputado teve acesso a toda a estrutura da Secretaria Municipal de Defesa Social que contempla, além da Guarda Municipal, a Defesa Civil e a Junta Militar.  

“É muito interessante o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Defesa Social de Várzea Grande. São ações diretas ao cidadão como fiscalizações, a Patrulha Maria da Penha, o teatro de fantoches, além da segurança e trânsito. A equipe está de parabéns pelo trabalho desenvolvido e empenho. Quero sentar nos próximos dias como prefeito Kalil Baracat e poder destinar recursos para esses trabalhos e outros setores necessários”, disse Emanuel Pinheiro Neto. 

O deputado ressaltou a necessidade do respaldo aos agentes de segurança, pois os Guardas Municipais, assim como os policiais, não podem atuar em sistema de home office, como ocorre em outras áreas do serviço público. “Eles estão atuando em campo, expondo suas vidas”, destaca.  

O parlamentar também pontuou como prioridades da comissão, a elaboração de uma lei de valorização desses profissionais, contemplando piso salarial e progressão de carreira, e a retomada dos trabalhos da comissão que ficaram emperrados no último ano por causa da pandemia.  

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana