agora quando

Ser grato

Publicados

em


Da Assessoria

francisney Liberato

Francisney Liberato

A gratidão é uma palavra muito forte, a qual carrega em seu significado o sentido da essência da felicidade e da plenitude de um ser humano.

 

O dicionário eletrônico “Dicio” define gratidão, do latim gratitudo.inis, como: “Característica ou particularidade de quem é grato. Ação de reconhecer ou prestar reconhecimento (a alguém) por uma ação e/ou benefício recebido; agradecimento: recebeu provas de gratidão”.

Muitos, nesta vida, exercem essa capacidade e habilidade, de forma rígida, gerando assim, muitos desentendimentos no convívio interpessoal, por isso, melhor que ser grato é não esperar a gratidão.

 

Não espere gratidão de ninguém. Na caminhada desta vida já fiz muitas coisas boas pelas pessoas, pelas quais tive contato, todavia, nem sempre, essas pessoas foram gratas pelas benesses oferecidas.

 

Às vezes fazemos de tudo para agradar alguém, mas, basta dizer um “não” a elas, para que esqueçam de todos os “sins” concedidos. Infelizmente, Benjamin Constant, acertou ao dizer que: “A gratidão tem memória curta”.

 

Pessoas que não sabem lidar com isso, devem fazer uma reflexão intensa em suas vidas, pois continuar agindo dessa forma, gerará em seus corações pensamentos negativos, que resultarão em atitudes perversas e amargas.

 

Entendo que devemos fazer e dar o nosso melhor por nós, primeiramente, e depois, para as pessoas que estão dentro da nossa convivência. Saiba que mesmo assim, muitos irão criticar as suas atitudes. Costumo dizer que nem Cristo, com todo o Seu poder, conseguiu agradar a todos, imagine nós, seres humanos imperfeitos e falhos.

Seja grato em todos os momentos. As pessoas que são gratas, e fazem disso seu propósito de vida, são felizes e alegres, pois não importa quais os cenários que a vida lhes proporciona, simplesmente são gratas por tudo

 

O apóstolo Paulo nos afirma que devemos ser gratos pelas circunstâncias da vida, quer sejam boas ou não. O texto está registrado em I Tessalonicenses 5:18: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.

 

O texto acima parece muito desafiador, pois como ser grato quando um filho está doente, quando há desempregos, quando existem conflitos dentro de um lar. Mas a vontade de Deus é que olhemos o lado bom das circunstâncias, para nos dar motivação para sair desse cenário, que a princípio, parece sem saída e sem solução.

Ser gratos nas pequenas coisas. Uma atitude necessária e possível de implementar na nossa vida, é a de sermos gratos nas pequenas coisas que nos acontecem, pois quando internalizamos esses pequenos detalhes, não restam dúvidas, que nos momentos mais significativos, também seremos gratos.

A gratidão nos aproxima de todas as pessoas e expulsa o orgulho existente dentro de nós. Precisamos ser gratos a todos, não importando a raça, cor, sexo, condições sociais e financeiras. O poeta inglês, William Shakespeare, corrobora com esse entendimento: “A gratidão é o único tesouro dos humildes”.

Ser feliz, é ser grato. Não há outra maneira de sermos felizes, se não formos gratos pela vida. A gratidão tem efeito progressivo, pois quanto mais somos gratos, mais atraímos coisas boas para nós. A gratidão não pode ser encarada como um sentimento ou uma emoção, mas sim como uma postura racional. O escritor William Douglas define a gratidão como: “Ser grato é uma das características das pessoas felizes. E, mais que sentimento, a gratidão é uma atitude”.

Assim, que possamos tomar atitudes positivas e sermos gratos com as pessoas e circunstâncias que acometem nossas vidas. Que possamos agradecer pelas coisas que nos acontecem, mesmo que sejam ruins, pois um coração grato é capaz de entender os processos da vida e aprender com eles.

Seja grato!

 

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador. Autor dos Livros “Mude sua vida em 50 dias” e “Como falar em público com eficiência”.

 

Comentários Facebook
Propaganda

agora quando

A hora da colheita

Publicados

em

Por


Francisney Liberato

Francisney Liberato

Aquele que espera pelo que plantou nunca se decepcionará. Ainda que demore, o tempo certo para que todas as coisas se cumpram, não se atrasa.

 

Qual seria o momento ideal para uma colheita? Se você é um agricultor e planta o milho, quanto tempo é necessário para colhê-lo? O momento certo da colheita traz outros fatores indispensáveis para o sucesso do plantio.

 

Segundo especialistas do ramo, antes de começarmos a pensar na colheita, é relevante que se planeje o plantio. Você precisa analisar o solo adequado para se plantar o milho, avaliar se o solo precisa de correções para que a plantação seja bem-sucedida.

 

É importante deixar o espaçamento adequado para o plantio. A depender do tipo do milho, alguns podem necessitar de mais espaços, já outros tipos, não; saber escolher bem as sementes; cuidar para que as pragas não invadam e destruam a sua plantação; suprir com irrigação necessária; colocar a temperatura apropriada. O milho precisa de muita iluminação da luz solar. Guardadas as variações das espécies dos milhos, a colheita pode acontecer em cerca de três meses ou levar até dez meses.

 

Então, qual é o tempo necessário para colheita do milho? Conforme acima dito entre três e doze meses. De todo modo, o milho precisa de tempo, entre a sua preparação até chegar o momento da colheita.

 

Já temos debatidos em outros textos sobre o plantio e sempre dei ênfase, na lição de quem planta, colhe; quem não planta, não colhe. Quem planta banana, colherá banana. Quem planta melancia, colherá melancia. Não tem como ser diferente disso, é a lógica do plantio e da colheita.

 

Além dos fatores já mencionados, é importante frisarmos de que todo plantio depende de tempo para a sua maturidade.

Na nossa vida comportamental, muitos não plantam nada, e pretendem colher; outros plantam errado e desejam colher o certo. Além do mais, é necessário tempo para que o fruto esteja maduro. Ninguém em sã consciência planta a semente hoje e espera que o fruto nasça amanhã

Qual é o momento da colheita? Depende, pois assim como o milho, que existem de vários tipos e espécies, e cada qual com o seu tempo de maturidade, nós, como seres humanos não somos diferentes disso, pois, cada indivíduo tem a sua particularidade e o seu tempo para se tornar maduro. Contudo, infelizmente, alguns nunca conseguirão obter a maturidade e gozar da colheita correta.

 

Levando em consideração a criatura ímpar que é o ser humano, a variação de cada um, o solo em que ele está vivendo, o ambiente, os cuidados que têm com a sua plantação, o zelo para que a plantação dê resultados satisfatórios, é difícil o dizer o tempo exato da colheita.

 

O momento da colheita não sabemos quando será. Porém, de um cenário eu tenho certeza, quem planta, colhe, pode ser que a colheita demore um pouco, além do seu esperado, porém, no momento exato, você colherá os frutos desejados.

 

*Francisney Liberato Batista Siqueira é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador, Autor dos Livros “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência” e “A arte de ser feliz”.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana