municipios
Seminário terá palestra com professor de universidade americana
Podem participar professores e alunos principalmente do ensino médio que terão mais interesse no assunto
Da Assessoria
Seminário de Astronomia terá palestra com professor de universidade americana
As inscrições para o 1º Seminário Internacional de Divulgação Científica em Astronomia estão abertas e podem ser realizadas aqui. O evento, que será realizado na próxima semana, de quarta a sexta-feira (16, 17 e 18.10) em Tangará da Serra (a 239 quilômetros a médio-norte de Cuiabá), terá como destaque, a presença do professor Patrick Muller, da Hardin Simmons University, do Texas (EUA) que abordará a astronomia e fará oficina de caça-asteroides e imagens do céu profundo. A palestra terá tradução simultânea.
O Seminário ocorrerá no Centro de Formação e Atualização de Profissionais da Educação Básica (Cefapro) de Tangará. Além das palestras presenciais, estão previstas quatro videoconferências.
Participam também os estudantes Alex Cristofolini, Laíz Cruz e Michell Laurenti da rede estadual de ensino e que bolsistas do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq). Os três alunos vão fazer uma palestra da importância do aluno bolsista e, com isso, esperam incentivar os demais estudantes presentes a trilhar pelo mesmo caminho.
Segundo a professora Silvana Copceski, uma das organizadoras do seminário, podem participar professores e alunos, principalmente do ensino médio, que terão mais interesse no assunto. “Esse evento é para compartilhar conhecimento, tanto para alunos como para professores. É um evento internacional com palestrantes que se preocupam com o aprendizado tanto do aluno como do professor.
Silvana é professora da Escola Estadual Ramon Sanches Marques e bolsista da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), além de treinadora do Comitê Internacional de Normas de Contabilidade (Iasc na sigla em inglês). O Iasc fornece dados astronômicos de alta qualidade para cientistas e cidadãos em todo o mundo.
campo verde
Bombeiros combatem dois incêndios e evitam que fogo atinja carreta
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, nesta segunda-feira (24.8), dois incêndios em área de vegetação no perímetro urbano de Campo Verde (139 km de Cuiabá).
A 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada, via 193, por volta das 18h, para atender à primeira ocorrência, registrada em um terreno localizado no Bairro Viva.
Ao chegar ao local, a equipe constatou o incêndio e uma carreta estacionada nas proximidades da área atingida. Os militares combateram as chamas e impediram que o fogo alcançasse o veículo. Após a extinção do incêndio, foi realizado o rescaldo para eliminar possíveis focos remanescentes. Ao todo, foram utilizados cerca de 500 litros de água na ocorrência.
Por volta das 19h, a 11ª CIBM foi acionada novamente para atender a uma segunda ocorrência de incêndio em vegetação, na região do loteamento Recanto dos Pássaros.
Para o combate, os militares utilizaram sopradores e conseguiram controlar e extinguir completamente o incêndio.
Durante a ação, foram repassadas orientações de segurança e prevenção às pessoas que acompanhavam o combate, com o objetivo de evitar novos focos e reforçar os cuidados necessários em áreas de vegetação.
Não houve registro de vítimas em nenhuma das ocorrências.
Proibição do uso do fogo
O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo. Nas áreas urbanas, a utilização do fogo é proibida durante todo o ano. Já nas áreas rurais dos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, está proibido o uso e o manejo do fogo no período de 1º de julho a 30 de novembro de 2026.
O uso irregular do fogo pode configurar crime ambiental e está sujeito às penalidades previstas em lei. Além de ser proibida, a prática representa riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente. Casos de uso irregular do fogo, inclusive em áreas urbanas, devem ser denunciados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 190 (Polícia Militar).
-
AGRO & NEGÓCIO6 dias atrásSeguro rural mais forte pode evitar nova crise bilionária de dívidas no campo
-
esportes6 dias atrásPalmeiras vence Cerro Porteño no Paraguai e avança às quartas de final da Libertadores
-
esportes6 dias atrásCuiabá vence Operário-PR com gol de estreante e se aproxima do G6 da Série B
-
AGRO & NEGÓCIO7 dias atrásEmpresas do agro têm até 31 de agosto para declarar “projetos do bem”
-
esportes6 dias atrásFlamengo vence o Cruzeiro no Maracanã e avança às quartas de final da Libertadores
-
esportes5 dias atrásCorinthians vence Rosario Central e avança às quartas da Libertadores
-
tce mt5 dias atrásTribunal de Contas mantém suspenso pregão eletrônico do Estado para contratação de empresa para higienização hospitalar
-
esportes5 dias atrásSantos segura empate no Equador e avança às quartas da Copa Sul-Americana




