AGRO & NEGÓCIO

Seminário debate desafios e alternativas para manter a competitividade na cadeia da soja

Publicado


O II Seminário: Desafios da Liderança Brasileira no Mercado Mundial da Soja será promovido, nos dias 27 e 28 de outubro, em formato digital, via Radar da Tecnologia, canal da Embrapa Soja no Youtube.  Para participar deste evento gratuito, basta fazer a inscrição no site do evento para receber o link de acesso

O evento é realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja), a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), a Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações).

O objetivo do Seminário é discutir os principais temas relativos à competitividade da soja brasileira no cenário mundial, com ênfase nas questões técnicas para produção e armazenamento do grão e ainda para a manutenção da qualidade da oleaginosa. O Brasil é hoje líder mundial na produção de soja com 125,8 milhões de toneladas e também o maior exportador do grão, com estimativa de 81 milhões de toneladas comercializadas ao mercado externo até o final de 2020, segundo dados da Abiove.

“Queremos debater as estratégias mais assertivas para preparar o setor no sentido de manter a liderança do Brasil na produção de soja e derivados, garantindo qualidade do produto e ampliando a competitividade da cadeia produtiva da soja”, explica o pesquisador da Embrapa Soja Marcelo Álvares de Oliveira, um dos organizadores do evento.

A programação técnica foi planejada para agregar os vários atores da cadeia produtiva da soja. A comissão organizadora definiu cinco grandes eixos para esta segunda edição do Seminário. Um dos pontos a ser debatido diz respeito às boas práticas necessárias para a armazenagem do grão e as dificuldades de conservação. 

O evento também discutirá alternativas para reduzir o impacto dos contaminantes biológicos que interferem na qualidade de grãos e farelo. Também estão na programação os vários aspectos que envolvem o uso de pesticidas, com foco em seus resíduos no Brasil, a visão dos importadores sobre a temática e até mesmo o banimento de produtos e suas possíveis consequências ao setor produtivo. 

O seminário pretende ainda ampliar o debate sobre as tecnologias atualmente utilizadas nas operações de classificação e qual o cenário futuro para estes processos. Um tema transversal a todos os tópicos diz respeito a legislação brasileira e, por isso, a Agenda Regulatória da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento terá espaço privilegiado no debate.

Serviço
Evento Digital: II Seminário: Desafios da Liderança Brasileira no Mercado Mundial da Soja
Data: 27 e 28 de outubro
Local: Radar da Tecnologia, canal da Embrapa Soja no Youtube
Inscrição aqui: https://www.seminariodesafiosdasoja.com.br/

Informações para a Imprensa
Embrapa

Jornalista Lebna Landgraf (MTB 2903-PR)
[email protected]

Abiove 
Luiza Franco | Letícia Volponi
[email protected]

 

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
publicidade

AGRO & NEGÓCIO

Insensibilização de suínos é tema de reunião técnica nesta quinta-feira (3) no canal da Embrapa no YouTube

Publicado


Inscrições devem ser feitas até o final desta terça-feira

Na próxima quinta-feira, dia 3, às 9h30, ocorre a reunião técnica “Sistemas de insensibilização para suínos: elétrico vs CO2“, que será conduzida pelo pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Osmar Dalla Costa. O objetivo é debater os avanços, benefícios e limitações dos sistemas de insensibilização para suínos, como o elétrico e o de atmosfera controlada (CO2). Também será momento de prospectar e identificar projetos e parceiros a partir de um discussão e apresentação de experiências brasileira e europeia, especialmente para atender as necessidades identificadas pela indústria.

A reunião será voltada para profissionais de empresas do setor frigorífico e fiscais agropecuários. As inscrições estão sendo feitas pelo link http://cutt.ly/reuniaotecnica, onde o interessado pode encaminhar as perguntas, questionamentos e considerações para serem esclarecidas durante a reunião pelos apresentadores. As inscrições são gratuitas e encerram hoje, ao final do dia.

Os debatedores do tema serão os pesquisadores Troy John Gibson – Royal Veterinary College (Inglaterra); Antonio Velarde – IRTA (Espanha); Antoni Dalmau Bueno – IRTA (Espanha); e Filipe Antônio Dalla Costa – Maneja Consultoria (Brasil). A mediação será conduzida pelo pesquisador Osmar Dalla Costa.

A organização e realização é da Embrapa Suínos e Aves, com parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Associação Brasileira dos Criadores de Suínos – ABCS, Maneja Consultoria e Fluxo Eletrônica Industrial. Também é apoiador a Associação Catarinense de Criadores de Suínos – ACCS.

Os inscritos receberão o link de acesso ao evento, que será transmitido pelo canal do YouTube da Embrapa de modo restrito aos participantes.

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana