Rondonópolis

Semana tem aplicação de primeira, segunda e dose de reforço em Rondonópolis

Publicados

em


À medida que chegam novas doses da vacina contra a covid-19 a Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua fazendo a imunização da população. Essa semana, seguem o ciclo de vacinação de quem ainda está aguardando a segunda dose, a primeira dose para adolescente com comorbidades, o reforço para os idosos e também a repescagem.

De hoje (20) até quarta-feira (22) está sendo aplicada a primeira dose em adolescentes acima de 12 anos que tenham comorbidades ou deficiência permanente; a terceira dose em idosos com mais de 80 anos.

Neste mesmo período, segue a aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer para os vacinados até 1º de julho na segunda (20/09), vacinados até dia 3 de julho na terça-feira (21) e na quarta-feira (22) novamente para quem tomou a primeira dose até o dia 4 de julho.

Esses públicos vão receber a vacina nas unidades de saúde dos nairros André Maggi, Pedra 90, Cidade Alta, Padre Rodolfo, Serra Dourada, Morumbi, Conjunto São José e da Cohab, na Central de Vacinação, das 14h às 20h e no sistema drive thru na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), das 8h às 11h.

De segunda até sexta-feira desta semana será feita a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac para quem recebeu a primeira até o dia 6 de setembro, exclusivamente no ESF do bairro Monte Líbano que atende das 8h às 10h30 e das 13h às 16h.

Repescagem

A SMS mantém a disposição da população em geral a primeira dose da vacina. Quem ainda não iniciou o processo de imunização pode procurar uma das unidades mencionadas acima, com exceção da localizada no Monte Líbano.

Comentários Facebook
Propaganda

Rondonópolis

Prefeito abre grande mutirão de saúde em parceria com o Projeto Justiça Comunitária

Publicados

em


O Prefeito Zá Carlos do Pátio, o Secretário de Saúde, de Promoção Social e a Juíza de Direito Maria Mazarello Farias Pinto, e vários vereadores, abriram na manhã desta quarta-feira (20) o grande mutirão da saúde que está sendo realizado em parceria com o Poder Judiciário (TJ/MT) nas dependências da Vila Olímpica, localizada na Rua Sueli Maria da Silva, região da Vila Salmem.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Vinícius Amoroso, a Prefeitura está descentralizando os serviços públicos sociais e de saúde e levando até as pessoas, o mais próximo possível dos seus domicílios.

E o Poder Judiciário está participando da parceria/mutirão através do seu Projeto Justiça Comunitária, cedendo um caminhão-baú dotado de uma estrutura embarcada de dois consultórios oftalmológicos completos para consultas, exames e procedimentos médicos oftálmicos, no próprio local.

De acordo com Vinícius, a SMS deslocou todo o seu ‘staff’ de serviços e funcionará no local (Vila Olímpica) durante os próximos quatro dias, oferecendo orientações em higiene e saúde bucal; atendimentos em dermatologia, planejamento familiar etc., e cujos trabalhos começaram nesta quarta-feira (20), devendo ser encerrados no próximo sábado (23), data que antecede ao início de outro grande mutirão de serviços da prefeitura, desta feita, envolvendo a Coder e praticamente todas as secretarias da administração municipal, que terá início no sábado (23) beneficiando mais de 15 bairros da região.

Conforme a Secretária de Promoção e Assistência Social Iriana Cardoso, que também participa do mutirão, a sua pasta está contribuindo com os trabalhos, oferecendo atendimentos de atualização de Cadastro Único Inclusão (CadÚnico), e todos os serviços de assistência social com psicólogas às famílias, crianças e idosos.

JUIZA MAZARELLO

A Juíza de Direito e Coordenadora do Programa Justiça Comunitária em Rondonópolis, Maria Mazarello Farias Pinto, explicou que entendeu que precisava fazer mais uma ação social antes do final do ano em que a Pandemia marcou e marca ainda a vida de muita gente, sobretudo, os mais necessitados. “Então como o Tribunal de Justiça tem uma carreta oftalmológica, junto com a coordenação estadual, decidimos fazer a parceria com a prefeitura e trazer a estrutura até Rondonópolis, para atender a estas comunidades mais carentes.

Conforme a juíza, na próxima sexta-feira (22) deverá estar na cidade a presidente do TJ/MT Maria Helena Póvoas, o juiz Coordenador Estadual do Programa Justiça Comunitária, Toni Bezerra, para encerrar os serviços de orientações jurídicas; fazer a entrega de roupas e sacolões, que aliados aos atendimentos médicos ofertados pela prefeitura, incluindo os exames oftalmológicos, deverão mitigar o sofrimento daqueles que mais precisam. “Fizemos uma reunião com o prefeito, oferecemos a nossa estrutura, e o prefeito ampliou a ideia e está realizando este grande mutirão de saúde e que, a nosso ver, está de parabéns”, disse a magistrada.

O prefeito lembrou que desde 2017 mantém um bom relacionamento e uma parceria com o Poder Judiciário local e estadual. Desta feita, a parceria consiste na cessão do caminhão/consultório oftálmico, para a realização de consultas exames e procedimentos. “Então, nós fizemos essa parceria e vamos ampliá-la. Mas, a Prefeitura está indo adiante, e já está licitando a compra dos óculos”, pois, como ele mesmo disse: “não adianta nada fazer a consulta, o exame, e não ter o dinheiro para fazer os óculos. Então nós vamos comprar os óculos e entregar a cada cidadão que fizer o exame no mutirão e a toda a rede municipal”, garantiu Pátio.

Ao final ele destacou as ações que vão compor o Grande Mutirão Social e de Serviços que se inicia no próximo sábado na região, destacando a importância da ‘busca ativa’ de casa em casa, por crianças fora da escola.

Na verdade o prefeito já vem trabalhando intensamente e vem pedindo o empenho de todas as secretarias fins, juntamente às Agentes Comunitárias de Saúde e de Endemias (ACSs e ACEs), que já fazem esse trabalho de visita de casa em casa, para também se engajarem nessa luta pela unificação da educação e não deixar nenhuma criança em idade escolar, fora da escola.

Ao fundo, caminhão do programa Justiça Comunitária do TJ/MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana