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Sema publica Plano de Manejo do Morro de Santo Antônio

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A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) publicou na sexta-feira (28.3) o Plano de Manejo do Monumento Natural Morro de Santo Antônio. O Plano permite que a Secretaria promova a gestão estratégica da Unidade de Conservação, pois norteia o uso da área de visitação e o manejo dos recursos naturais. O plano pode ser acessado na íntegra no site da Secretaria.

O Plano de manejo traz informações sobre os aspectos ambientais, sociais e econômicos da unidade de conservação e seu entorno, além de diretrizes de gestão de fauna, flora, vegetação, uso público com ordenamento das trilhas, potencialidades e atrativos para planejamento turístico.

O instrumento delimita a área interna da unidade em seis zonas, cada uma com finalidades e normas específicas, visando oferecer os meios e as condições para que todos os objetivos da Unidade de Conservação sejam atingidos de forma integrada e eficiente, explica a coordenadora de Unidades de Conservação da Sema, Ana Paula Santana Costa

As zonas permitidas a visitação são de conservação, uso moderado e infraestrutura. As de conservação permite apenas intervenção mínima, já a de uso moderado traz serviços que proporcionam conforto, acessibilidade e segurança aos visitantes, com serviços simples de apoio a visitação. Nesta área podem ser implementadas trilhas, sinalização e áreas de descanso.

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Na zona de Infraestrutura é permitido maior número de visitantes e também a instalação de estruturas mais completas dentro da área de visitação como estacionamento, centro de visitantes, sanitários e lanchonetes.

O processo de elaboração do Plano de Manejo iniciou há aproximadamente dois anos, quando ocorreu a seleção da consultoria, tendo ocorrido nesse período a elaboração de estudos, consultas e oficinas participativas na região. A última etapa foi a apresentação do plano para a sociedade, órgãos públicos, instituições civis e ambientais, sociedade da região e Conselho do parque.

O Monumento Natural Morro de Santo Antônio é uma Unidade de Conservação Estadual da categoria de Proteção Integral, com área de 258,09 hectares situada no bioma Cerrado. A unidade está temporariamente interditada para visitação.

Oficinas de Planejamento Participativo

Durante a elaboração do plano de manejo ocorreram duas oficinas de planejamento com a participação de especialistas, moradores locais, representantes da comunidade e organizações relevantes, sendo um processo interativo e colaborativo para desenvolver o instrumento. O objetivo principal das oficinas foi o de garantir um documento abrangente e que represente os interesses e necessidades de todas as partes envolvidas, promovendo a conservação da área e bem-estar das comunidades locais.

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santo antonio de leverger

Engavetamento envolve seis veículos e deixa dois feridos na BR-364 

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Um grave engavetamento na tarde desta segunda-feira (03.11), no quilômetro 342 da BR-364, em Santo Antônio de Leverger (a 30 km de Cuiabá), resultou em duas pessoas feridas e mobilizou equipes de resgate. O acidente envolveu um total de seis veículos – três caminhões e três automóveis –, causando lentidão no tráfego da rodovia.

As primeiras informações indicam que o incidente ocorreu por volta das 16h, quando as equipes de resgate foram acionadas. As duas vítimas feridas foram prontamente atendidas e encaminhadas ao Hospital Municipal de Cuiabá. A concessionária responsável pela administração da BR-364 informou que, além dos feridos, outras sete pessoas presentes nos veículos envolvidos saíram ilesas e recusaram atendimento médico no local.

O Corpo de Bombeiros e as equipes de emergência da concessionária atuaram em conjunto para prestar os primeiros socorros e garantir a segurança na via. Entre os veículos confirmados no engavetamento estão uma carreta Iveco branca, um automóvel VW T-Cross cinza, um VW Gol branco, um Toyota Yaris branco e uma carreta Scania 440 branca. Um sexto caminhão também esteve envolvido, mas sua identificação completa não foi divulgada.

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O sinistro levou à interdição parcial da rodovia, com uma faixa sendo bloqueada para o trabalho das equipes de resgate e a remoção dos veículos. As causas que levaram ao engavetamento múltiplo ainda são desconhecidas e serão objeto de investigação pelas autoridades competentes.

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