agora quando

Seja organizado

Publicados

em


Da Assessoria

francisney liberato tce-mt

Francisney Liberato Batista Siqueira

O hábito da organização é fundamental para alcançar êxito na vida, em todos os aspectos. Exercite essa habilidade, introduzindo pequenas ações no dia a dia e, com o tempo, você estará livre de imprevistos e mal presságios.

 

No dia 17/09/2019, tive a oportunidade de assistir ao jogo de futebol da Champions League, na cidade de Lisboa, em Portugal.

 

O jogo foi entre o time do Benfica, de Portugal, e o time alemão, Leipzig, que aliás, jogou muito bem, e se mostrou extremamente organizado e disciplinado. O resultado era de se esperar, o time português saiu derrotado dentro do seu estádio por 2X1.

 

Desde a compra do ingresso, até o dia jogo, percebi a excelente organização dos promotores do evento, a começar pelo ingresso, que era numerado, e cada torcedor poderia escolher a sua cadeira, para assistir àquela partida.

 

Cheguei no estádio, faltando menos de uma hora para o início do jogo. A adrenalina estava em alta, pois não queria perder o início da partida. Imaginei que pegaria uma fila grande, mas para a minha surpresa, encontrei a mesma organização percebida no dia da compra do ingresso.

 

Havia muitos policiais fazendo a segurança do local, inclusive, da torcida adversária. Câmeras por todos os lados, atendentes dispostos a colaborar com os torcedores e catracas eletrônicas. Por incrível que pareça, não houve tumulto para chegar até a minha cadeira reservada.

 

A palavra que resume tudo que estou dizendo neste texto é: organização.

Imergindo para o aspecto comportamental, deduz-se que sem organização, os resultados são pífios ou inexistentes. Com a vida organizada, passamos a ser melhores e mais eficientes, em todos os aspectos

Quem sabe você seja uma pessoa que não gerencia o seu tempo, e fica igual a um “cachorro correndo atrás do rabo”, sem sucesso para conseguir alcançar o que deseja e, os imprevistos e urgências, vivem constantemente perturbando a sua vida.

 

A dica para você é: seja organizado. Comece utilizando uma agenda, quer seja física ou eletrônica. Insira todas as suas tarefas na agenda e revise-a diariamente. Estabelecer metas para os seus sonhos e objetivos para quaisquer áreas da vida, com prazos para término.

 

Assim como no jogo de futebol, a ordem aplicada no aspecto da vida diária, poderá ser fundamental para proporcionar a você uma vida que vale a pena ser vivida, sem correrias, leve e transformada para melhor.

 

Os promotores do evento confiaram na organização, o time apoiou essa atitude, e sobretudo, os torcedores sabiam que o jogo, dentro e fora do campo, funciona perfeitamente. Quando temos organização, passamos a confiar no nosso desempenho e as pessoas com quem nos relacionamentos, passam a confiar em nós, e nos enxergam como pessoas organizadas, executivas e que geram resultados positivos.

 

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador. Autor do Livro “Mude sua vida em 50 dias”.

Comentários Facebook
Propaganda

agora quando

A hora da colheita

Publicados

em

Por


Francisney Liberato

Francisney Liberato

Aquele que espera pelo que plantou nunca se decepcionará. Ainda que demore, o tempo certo para que todas as coisas se cumpram, não se atrasa.

 

Qual seria o momento ideal para uma colheita? Se você é um agricultor e planta o milho, quanto tempo é necessário para colhê-lo? O momento certo da colheita traz outros fatores indispensáveis para o sucesso do plantio.

 

Segundo especialistas do ramo, antes de começarmos a pensar na colheita, é relevante que se planeje o plantio. Você precisa analisar o solo adequado para se plantar o milho, avaliar se o solo precisa de correções para que a plantação seja bem-sucedida.

 

É importante deixar o espaçamento adequado para o plantio. A depender do tipo do milho, alguns podem necessitar de mais espaços, já outros tipos, não; saber escolher bem as sementes; cuidar para que as pragas não invadam e destruam a sua plantação; suprir com irrigação necessária; colocar a temperatura apropriada. O milho precisa de muita iluminação da luz solar. Guardadas as variações das espécies dos milhos, a colheita pode acontecer em cerca de três meses ou levar até dez meses.

 

Então, qual é o tempo necessário para colheita do milho? Conforme acima dito entre três e doze meses. De todo modo, o milho precisa de tempo, entre a sua preparação até chegar o momento da colheita.

 

Já temos debatidos em outros textos sobre o plantio e sempre dei ênfase, na lição de quem planta, colhe; quem não planta, não colhe. Quem planta banana, colherá banana. Quem planta melancia, colherá melancia. Não tem como ser diferente disso, é a lógica do plantio e da colheita.

 

Além dos fatores já mencionados, é importante frisarmos de que todo plantio depende de tempo para a sua maturidade.

Na nossa vida comportamental, muitos não plantam nada, e pretendem colher; outros plantam errado e desejam colher o certo. Além do mais, é necessário tempo para que o fruto esteja maduro. Ninguém em sã consciência planta a semente hoje e espera que o fruto nasça amanhã

Qual é o momento da colheita? Depende, pois assim como o milho, que existem de vários tipos e espécies, e cada qual com o seu tempo de maturidade, nós, como seres humanos não somos diferentes disso, pois, cada indivíduo tem a sua particularidade e o seu tempo para se tornar maduro. Contudo, infelizmente, alguns nunca conseguirão obter a maturidade e gozar da colheita correta.

 

Levando em consideração a criatura ímpar que é o ser humano, a variação de cada um, o solo em que ele está vivendo, o ambiente, os cuidados que têm com a sua plantação, o zelo para que a plantação dê resultados satisfatórios, é difícil o dizer o tempo exato da colheita.

 

O momento da colheita não sabemos quando será. Porém, de um cenário eu tenho certeza, quem planta, colhe, pode ser que a colheita demore um pouco, além do seu esperado, porém, no momento exato, você colherá os frutos desejados.

 

*Francisney Liberato Batista Siqueira é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador, Autor dos Livros “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência” e “A arte de ser feliz”.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana