artigos

Seja líder onde estiver

Publicados

em

Por Francisney Liberato

A liderança é fundamental para o sustento e o desenvolvimento de qualquer organização. Com a liderança, é possível transformar cenários e construir um mundo melhor. Você é líder?

Muitos acreditam que a arte de liderar é hereditária ou que um indivíduo já nasce com as qualidades e atribuições de um líder, fato que pode até ser verdadeiro, todavia, caso você não se enxergue com essa credencial, é possível desenvolvê-la.

Acredito que em todos os ambientes e cenários da nossa vida é factível a presença de um líder. Não me refiro exclusivamente a um líder formal, que foi constituído para tal responsabilidade, como, por exemplo, um gerente do setor financeiro.

Vejo a liderança muito mais ampla do que aquela que nos parece já estabelecida, como é o caso acima citado; independentemente da função ou cargo, a liderança é também um estado de espírito em circunstâncias diferentes da vida, que muitas vezes contribui para o deslinde de uma situação.

Se a liderança está em todos os cenários e áreas da nossa vida, então é possível concluir que deve haver o exercício da liderança em todos esses lugares. Se os resultados estão aparecendo, é provável que haja a contribuição do líder, por outro lado, se não surgem resultados, pode ser que há ausência de um líder, ou, quem sabe, a liderança tenha fracassado na condução dos trabalhos.

Defendo a tese de que você deve ser líder em qualquer lugar, seja na família, escola, igreja, trabalho, relacionamentos, amizade e em outros ambientes.

Não se furte dessa responsabilidade, uma vez que os resultados aparecerão, cedo ou tarde, então é preciso assumir o seu posto efetivamente, formal ou informal, para dar o seu melhor e contribuir com a sua experiência e histórico de vida, em benefício de todos os envolvidos.

Ser um líder não o exime de vivenciar as mesmas lutas e desafios dos seus colaboradores, e que, por vezes, lhe trará a sensação de fragilidade e cansaço diante de tamanha responsabilidade; entretanto, aceitar esse desafio é uma forma de demonstrar grandeza e coragem de caráter, pois não são todos que desejam sair de sua zona de conforto para se arriscar na construção de algo melhor para a organização.

Para isso é sempre importante extrair o aprendizado das palavras do escritor Augusto Cury: “O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade”.

Seja líder em qualquer lugar! Todos os momentos tornam-se grandes oportunidades para crescermos e desenvolvermos essa habilidade em nossa vida. É preciso ser melhor do que ontem. Quanto mais você participar, mais próximo dessa realidade você estará, pois a prática leva ao aprimoramento e à perfeição.

Você ainda não é líder? Não há problema, pois sempre haverá oportunidades “batendo a sua porta” lhe oferecendo essa gigantesca chance. Não pense que a vida de um líder será como um “mar de rosas”, pelo contrário, a cada dia haverá espinhos para lhe incomodar, porém, a satisfação de transformar e melhorar a vida dos liderados é a recompensa que traz sentido à vida.

Já ocupei por mais de 20 anos cargos e funções de liderança, formal e informal, em postos de trabalhos distintos. Posso lhe dizer que tudo valeu a pena. Não há crescimento sem dor! É preciso se superar diuturnamente. Em cada ambiente de trabalho há sempre grande satisfação.

O feedback dos colaboradores sinceros foi marcante para minha vida, pois foi possível ver o crescimento e o desenvolvimento de cada um. As palavras do ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln enfatizam essa ideia: “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. Isso, sem dúvida alguma, contribuiu para o meu crescimento, e mais: serviu como combustível para minha permanência nesta jornada.

Topa agarrar esta oportunidade? Que tal começar agora? Você será um grande líder, acredite, tenha fé! Você se transformará e verá muitos colaboradores com a vida ressignificada e guiada de uma forma melhor e mais feliz!

E lembre-se da promessa de Deus para cada um de nós, principalmente para os líderes, conforme registrado em Isaías 41:10: “Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; Eu os protejo com a minha forte mão”.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência” e “Legado”. 

 

Comentários Facebook
Propaganda

artigos

Consequências

Publicados

em

Por Francisney Liberato

É melhor pensar antes de agir do que viver a vida remoendo o que deveria ter evitado.

Tudo o que fazemos em nossa vida gera consequências. Nem eu e nem você está imune do reflexo de nossos atos, sejam eles bons ou ruins.

De acordo com a lei de Isaac Newton, toda ação gera uma reação, isto é, toda causa traz consigo uma consequência ou efeito, ou seja, se a causa for positiva, consequentemente, o resultado será positivo, por outro lado, se a causa for negativa, o efeito será negativo.

Pense, por exemplo, numa situação em que você estava extremamente estressado e, ao chegar em casa, a sua esposa o provocou. Como se não bastassem os problemas adjacentes, você ainda teve que lidar com aquela situação.

Devido ao seu estresse, acabou perdendo a paciência a ponto de ofender a sua companheira.

Transcorridas algumas horas, você se arrepende da ofensa que fez, contudo, ela, que aparentemente aceitara suas desculpas, ainda traz no íntimo a tristeza.

Perceba que não está mais no seu controle o que sua atitude gerou, antes deveria pensar na aplicação de algumas técnicas de autocontrole, para assim evitar a situação descrita.

Fato é que lidar com as emoções nem sempre é fácil, pois elas são muito mais rápidas do que a nossa racionalização, por isso, é necessário ter autocontrole para “puxar as rédeas” da emoção e assim conseguir dominar o “eu” rompante, e ter uma vida menos agressiva.

Não dá para viver alimentando a mentalidade de que é impossível dominar as próprias emoções. Não podemos viver trazendo consequências negativas para as pessoas que estão próximas a nós.

É necessário mudar a forma de pensar, treinar, lutar, batalhar, coordenar, controlar, e ser o dono da gestão da sua vida, sendo o autor principal da sua história. Se você deseja mudar a sua vida de forma sustentável, indico o meu livro “Mude sua vida em 50 dias”.

Quer hoje transmitir consequências positivas de sua vida para as demais pessoas? Quer entender, compreender, analisar e treinar o domínio da emoção? Quer ser uma pessoa melhor e mais feliz? Quer transmitir amor e felicidade para as pessoas? A forma que você tem para fazer tudo isso é por intermédio da gestão da emoção. Esteja no controle da sua vida.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado” e “Liderança”. 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana