Cuiabá

Segundo dia do Festival da Pamonha atrai visitantes de outros estados e anima comerciantes

Publicados

em


Davi Valle

Clique para ampliar

O segundo dia da 3ª edição do Festival da Pamonha, que é realizado nesta semana pela Prefeitura de Cuiabá na comunidade Rio dos Peixes, localizada no km 23 da Rodovia Emanuel Pinheiro, atraiu visitantes de outros estados brasileiros, trazendo um incremento a mais aos mais de 30 expositores que participam do evento, em alusão ao  aniversário de 303 anos de Cuiabá. A programação segue até o próximo domingo (24). 

As festividades tiveram início nesta quinta-feira (21) e estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Turismo, retomando as atividades em grande estilo, após uma suspensão de dois anos (2020 e 2021), em decorrência da pandemia da Covid-19. 

A  expectativa para este ano, durante os quatro dias de evento, é comercializar mais de 25 toneladas de milho por meio de seus derivados, como por exemplo, a pamonha, curau, bolos, doces, entre outras iguarias, com mais de dez sabores, atendendo a diversos paladares. 

Moradora da cidade de Jataí-GO, Vânia dos Santos afirmou que veio até a capital mato-grossense para visitar uma amiga e ao chegar aqui logo recebeu o convite para prestigiar o festival, classificado por ela como satisfatório. “Está tudo muito lindo, uma delícia as comidas, estão de parabéns. Minha amiga que conheço faz tempo e a família dela estão aqui comigo e toda minha família também, aproveitando bastante a viagem”, comentou. 

Estreante, a vendedora Maristelma da Silva teceu elogios à organização da feira, pontuando abertura de mais essa oportunidade de ganhar uma renda extra. “É a primeira vez que eu estou aqui. Estou muito feliz, está sendo um sucesso, nos ajudando muito a ganhar um dinheiro a mais e pretendo continuar”, disse. 

Acompanhante fiel das três edições, Wlademir Monteiro destacou que não abre mão de estar presente, tendo em vista o gosto peculiar de sua família com alimento tradicional. “Sempre reunimos a família e trazemos todo mundo para prestigiar o evento. Gostamos muito do milho e estamos aqui desde a primeira vez, parada obrigatória antes de chegar em Chapada dos Guimarães”, frisou. 

O produtor de pamonha e curau, José Célio dos Santos salientou que os benefícios angariados pelo festival não se limitam apenas aos empreendedores, o evento é visto como um grande ensejo de fomento à inclusão social e valorização cultural. “A nossa expectativa é melhorar cada vez mais para receber toda a população e as apresentações também”, acrescentou. 

A primeira edição do Festival da Pamonha foi realizada em 2018, alcançando a marca de quatro toneladas de milho vendidas. Já em 2019, esse número subiu expressivamente para 11 toneladas.  Já em 2022, a meta é alcançar mais de 25 toneladas comercializadas.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

‘Projeto Quero te Conhecer’ acolhe quatro pessoas em seu primeiro dia de ação

Publicados

em

Vicente Aquino

 

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência,  iniciou nesta segunda-feira (27), novo mapeamento de identificação do percentual da população em situação de rua e imigrantes presentes.

Neste primeiro dia foram realizadas 37 entrevistas que resultaram no acolhimento de quatro pessoas. Elas foram  encaminhadas às  unidades socioassistenciais exclusivas para atendimento desse público. Também foram realizadas sete entrevistas com imigrantes nas proximidades da Praça Alencastro. A iniciativa integra o projeto ‘Quero te Conhecer’ que está na quinta edição.  Desde o primeiro ano da gestão Eanuel Pinheiro o trabalho vem sendo realizado. Mediante o novo levantamento, a Assistência Social conseguirá estabelecer políticas públicas efetivas no atendimento e acolhimento do público.

Os primeiros pontos visitados foram a região do Terminal Rodoviário e avenida Barão de Melgaço.

“Ao longo dos anos, e com as ações de abordagens que são realizadas de forma contínua, percebemos a necessidade de expandir as visitas nos bairros pois, esses grupos não estão mais apenas na região central, disse a coordenadora de Proteção Especial, Fabiana Soares.

Atendendo a programação, também serão pesquisadas as regiões de concentração da população em situação de vulnerabilidade social, Morro da Luz, Beco do Candeeiro, perímetro da avenida  Carmindo de Campos, CPA, trevo do Santa Rosa, praças Ipiranga, região do Porto e viaduto do Shopping Três Américas.

O trabalho de mapeamento conta com um  questionário onde foram dispostas vinte perguntas, que irão possibilitar a coleta de dados como escolaridade, documentação, emprego, renda, total de familiares, condições de saúde, entre outros aspectos que irão subsidiar conhecer o perfil atual da população em situação de rua e imigrantes.

A ação terá continuidade até a quarta-feira (29), dividida em dois períodos, matutino (10h às 12h) e vespertino (16h às  19h). Dados registrados apontam que em 2021, foram identificadas 96 pessoas em situação de rua. Em 2019, 212.

Nas abordagens aos imigrantes, informa a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, serão ofertadas cestas básicas  para aqueles que aceitarem retornar às respectivas casas. A equipe irá acompanhar até as residências para validação das informações.

“Além da abordagem nos pontos de concentração, também serão entrevistadas as pessoas que estão nas unidades de acolhimento e no Centro Pop”, lembrou a secretária.

Após a coleta dos dados,  a equipe técnica da coordenação de proteção social especial fará a compilação e análise das informações. Com eles, será possível obter um perfil minucioso para implementar políticas públicas para atender as necessidades desse público.

“Esse trabalho de sensibilização é permanente. É meta do nosso prefeito Emanuel Pinheiro e,  da nossa primeira-dama Márcia Pinheiro, oferecer acolhimento para o maior número possível de pessoas em risco de vulnerabilidade social. Sabemos que muitos ainda são resistentes, mas com esse trabalho contínuo, aos poucos, vamos alcançando os resultados esperados”, finalizou Hellen Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana