Educação
Seduc divulga lista final de projetos classificados para Festival de Robótica e Mostra Científica 2025

A lista final dos projetos classificados para participar do Festival de Robótica Educacional e Mostra Científica já está disponível no site oficial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Os 40 nomes classificados disputarão o torneio em outubro, na Capital.
O objetivo do festival é promover o estímulo ao pensamento computacional e da cultura maker, valorização do empreendedorismo e da inovação tecnológica, ampliação do uso de recursos tecnológicos pela comunidade escolar e a orientação dos estudantes para o uso responsável da tecnologia.
Os estudantes são estimulados a participar no Festival de Robótica, que abrange duas categorias distintas. A categoria Mostra Científica é para estudantes do 9º ano à 3ª série do Ensino Médio, voltada à pesquisa e à criação de soluções inovadoras para problemas reais.
Já a categoria Torneio de Robótica, com destaque para a FIRST LEGO League Challenge (FLLC), competição internacional voltada a estudantes de 9 a 15 anos, que programam e constroem robôs para cumprir desafios.
Os estudantes são formados em grupos e devem montar robôs com kit lego sprike prime, com a orientação de professores. Cada escola contemplada receberá R$ 10 mil, que devem ser aplicados exclusivamente em itens relacionados à participação nos torneios, como o tapete oficial da temporada, taxas de inscrição e despesas logísticas.
A seleção integra as ações da Política Pública de Tecnologia no Ambiente Escolar e tem como foco o desenvolvimento do protagonismo juvenil e o fortalecimento da cultura digital nas escolas mato-grossenses.
Confira a relação dos nomes.Resultado Final Edital 015-2025

Educação
Mauro Mendes e outros quatro governadores serão homenageados no Senado

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, será um dos cinco chefes de executivos estaduais a receber a inédita “Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa” em uma sessão especial no Senado Federal, marcada para próxima segunda-feira (13.10), às 10h. A distinção celebra líderes que se destacaram na implementação de políticas públicas eficazes para a educação infantil e a alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental.
Ao lado de Clécio Luís (Amapá), Elmano de Freitas (Ceará), Raquel Lyra (Pernambuco) e Romeu Zema (Minas Gerais), Mauro Mendes será reconhecido pelo empenho de sua gestão em garantir que as crianças mato-grossenses atinjam os fundamentos básicos da leitura e escrita na idade adequada. Esta é a primeira edição da premiação, instituída pela Resolução 8/2025, e que será concedida anualmente em parceria com o Ministério da Educação, UNESCO, Fundação Roberto Marinho e entidades educacionais do terceiro setor.
A iniciativa para a criação da comenda partiu do senador Cid Gomes (PSB-CE), que ressaltou a importância de estimular ações que combatam o “analfabetismo escolar” – fenômeno em que crianças progridem formalmente no ensino fundamental sem consolidar as habilidades essenciais de leitura e escrita. “Esse fenômeno é descrito por especialistas como analfabetismo escolar, situação em que as crianças progridem formalmente no 1º e 2º anos do ensino fundamental sem, no entanto, consolidar os fundamentos básicos da alfabetização”, destacou o senador.
A seleção dos estados premiados baseia-se em quatro eixos de avaliação rigorosos. O primeiro considera os resultados no Índice Criança Alfabetizada (ICA), calculado pelo Inep. O segundo avalia a equidade racial e socioeconômica, reconhecendo estados que reduziram as disparidades de aprendizagem. O terceiro eixo foca na formação continuada de professores, verificando a participação das redes municipais em programas de capacitação. Por fim, o quarto eixo analisa o engajamento em alfabetização em regime de colaboração, sob a tutela do governador.
Mato Grosso, sob a liderança de Mauro Mendes, demonstrou consistência nesses critérios, garantindo sua posição entre os cinco estados de melhor desempenho. A premiação é um reconhecimento direto ao esforço conjunto do governo estadual e das redes municipais para elevar a qualidade da educação desde a base, assegurando um futuro mais promissor para as novas gerações.
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