Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Educação

Seduc divulga lista final de projetos classificados para Festival de Robótica e Mostra Científica 2025

Publicados

em

A lista final dos projetos classificados para participar do Festival de Robótica Educacional e Mostra Científica já está disponível no site oficial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Os 40 nomes classificados disputarão o torneio em outubro, na Capital.

O objetivo do festival é promover o estímulo ao pensamento computacional e da cultura maker, valorização do empreendedorismo e da inovação tecnológica, ampliação do uso de recursos tecnológicos pela comunidade escolar e a orientação dos estudantes para o uso responsável da tecnologia.

Os estudantes são estimulados a participar no Festival de Robótica, que abrange duas categorias distintas. A categoria Mostra Científica é para estudantes do 9º ano à 3ª série do Ensino Médio, voltada à pesquisa e à criação de soluções inovadoras para problemas reais.

Já a categoria Torneio de Robótica, com destaque para a FIRST LEGO League Challenge (FLLC), competição internacional voltada a estudantes de 9 a 15 anos, que programam e constroem robôs para cumprir desafios.

Os estudantes são formados em grupos e devem montar robôs com kit lego sprike prime, com a orientação de professores. Cada escola contemplada receberá R$ 10 mil, que devem ser aplicados exclusivamente em itens relacionados à participação nos torneios, como o tapete oficial da temporada, taxas de inscrição e despesas logísticas.

Leia mais:  Grupo Salta dá primeiro passo para incluir Inteligência Artificial no currículo da educação básica

A seleção integra as ações da Política Pública de Tecnologia no Ambiente Escolar e tem como foco o desenvolvimento do protagonismo juvenil e o fortalecimento da cultura digital nas escolas mato-grossenses.

Confira  a relação dos nomes.Resultado Final Edital 015-2025

 

Comentários Facebook
Propaganda

Educação

Mauro Mendes e outros quatro governadores serão homenageados no Senado 

Publicados

em

Mauro Mendes, governador de Mato Grosso, Elmano de Freitas, governador do Ceará, Clécio Luís, governador do Amapá, Raquel Lyra, governadora de Pernambuco e Romeu Zema, governador de Minas Gerais.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, será um dos cinco chefes de executivos estaduais a receber a inédita “Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa” em uma sessão especial no Senado Federal, marcada para próxima segunda-feira (13.10), às 10h. A distinção celebra líderes que se destacaram na implementação de políticas públicas eficazes para a educação infantil e a alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental.

Ao lado de Clécio Luís (Amapá), Elmano de Freitas (Ceará), Raquel Lyra (Pernambuco) e Romeu Zema (Minas Gerais), Mauro Mendes será reconhecido pelo empenho de sua gestão em garantir que as crianças mato-grossenses atinjam os fundamentos básicos da leitura e escrita na idade adequada. Esta é a primeira edição da premiação, instituída pela Resolução 8/2025, e que será concedida anualmente em parceria com o Ministério da Educação, UNESCO, Fundação Roberto Marinho e entidades educacionais do terceiro setor.

A iniciativa para a criação da comenda partiu do senador Cid Gomes (PSB-CE), que ressaltou a importância de estimular ações que combatam o “analfabetismo escolar” – fenômeno em que crianças progridem formalmente no ensino fundamental sem consolidar as habilidades essenciais de leitura e escrita. “Esse fenômeno é descrito por especialistas como analfabetismo escolar, situação em que as crianças progridem formalmente no 1º e 2º anos do ensino fundamental sem, no entanto, consolidar os fundamentos básicos da alfabetização”, destacou o senador.

Leia mais:  Mauro Mendes e outros quatro governadores serão homenageados no Senado 

A seleção dos estados premiados baseia-se em quatro eixos de avaliação rigorosos. O primeiro considera os resultados no Índice Criança Alfabetizada (ICA), calculado pelo Inep. O segundo avalia a equidade racial e socioeconômica, reconhecendo estados que reduziram as disparidades de aprendizagem. O terceiro eixo foca na formação continuada de professores, verificando a participação das redes municipais em programas de capacitação. Por fim, o quarto eixo analisa o engajamento em alfabetização em regime de colaboração, sob a tutela do governador.

Mato Grosso, sob a liderança de Mauro Mendes, demonstrou consistência nesses critérios, garantindo sua posição entre os cinco estados de melhor desempenho. A premiação é um reconhecimento direto ao esforço conjunto do governo estadual e das redes municipais para elevar a qualidade da educação desde a base, assegurando um futuro mais promissor para as novas gerações.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana