Cuiabá

Secretário de Turismo participa de evento que marca o retorno do setor gastronômico no pós-pandemia

Publicados

em

 

 

 

O secretário de Turismo do Município, Zito Adrien, participou do lançamento do festival gastronômico ‘Festejo Cuiabano’, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Mato Grosso (Abrasel-MT), com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio das pastas de Turismo e da Cultura, Esporte e Lazer. O evento foi realizado na noite de quarta-feira (6), no Sesc Arsenal, e contou com a presença de proprietários e representantes de 30 estabelecimentos comerciais que ofertam pratos da culinária típica de Cuiabá.

Conforme Zito, o evento marca a retomada dos trabalhos do setor no pós-pandemia e também celebra os 303 anos da Capital mato-grossense. Ele lembra que, o prefeito Emanuel Pinheiro, sempre manteve um bom relacionamento com o setor gastronômico, hotelarias e eventos, mesmo diante da maior crise sanitária que obrigou a  todos a manter medidas restritivas ou até fechamento dos locais por um período. “O importante desse evento é que ele representa a retomada do setor que foi um dos mais afetado por tudo que ocorreu na pandemia. A  gastronomia,  hospedagem e eventos, foram  os primeiros a serem penalizados.  Ficaram  por quase 2 anos e meio restritos e muitos, sem faturar, mas, mantendo a responsabilidade com seus funcionários. O prefeito Emanuel sempre manteve dialogo com a classe, e, em todos os decretos, até os mais duros, as decisões foram tomadas junto com eles.  Agora temos que ser parceiros também neste momento em que eles se recuperam. Além de nós, a Fecomércio, a pasta de Cultura também são parceiras deste evento da Abrasel que é um sucesso. A união é quem vai fazermos com que o setor se recupere o mais rápido possível”, elogiou Zito Adrien.

O proprietário do restaurante Choppão, Fernando Quaresma, apresentou o seu novo prato, que homenageia o fundador de Cuiabá, Pascoal Moreira Cabral. Prato é o risoto feito de carne seca desfiada, com banana da terra frita e queijo parmesão.

“Batizamos  por Pascoal Moreira Cabral, o nosso risoto, com manteiga de garrafa e coberto com banana da terra e queijo parmesão. É bem identificada com a nossa cidade. Sempre criamos um prato fora do cardápio para esse evento. A gente dá destaque no cardápio e incentivamos a venda deste novo prato. Inclusive, alguns criados nesse evento se tornam permanentes no nosso cardápio. Acredito que esse risoto veio pra ficar”, comentou ele.

O Festejo Cuiabano será realizado até o dia 20 deste mês. Todos os restaurantes participantes do evento criaram um pratos a fruta banana, um ingrediente amplamente reconhecido na culinária cuiabana e mato-grossense.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

UBS Ilza Terezinha Picoli celebra dois anos de existência com mais de 29 mil atendimentos prestados à população 

Publicados

em

Foi em clima de festa junina, acompanhado por um delicioso café da tarde composto por comidas típicas, alegria e muita descontração, que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Ilza Terezinha Picolli celebrou nesta sexta-feira (24) seu aniversário de dois anos de existência e bons resultados ao lado das equipes médicas, servidores e pacientes. 

Construída pela Gestão Emanuel Pinheiro e entregue em 27 de junho de 2020, a UBS alcançou neste período a marca de mais de 29 mil atendimentos prestados à população, que contempla além da região citada, outras seis comunidades, sendo elas:  os residenciais Jonas Pinheiro, Wantuil de Freitas, Buriti, Jamil Nadaf, Solar da Chapada e o bairro Terra Prometida. Todos esses locais recebem serviços de assistência médica, saúde bucal, testes e vacinação de diferentes patologias.

A enfermeira-chefe da unidade, Suzana Lissoni, enfatizou a importância do vínculo afetivo conquistado entre os profissionais e os moradores e afirmou que a data especial não poderia passar em branco. “A comunidade é bem participativa conosco, algo que nos orgulha muito e possibilita o trabalho em conjunto. Então, hoje, não poderia ser diferente, nos mobilizamos para fazer deste dia algo diferente e marcante”, disse. 

O local faz parte do programa Hora Estendida, com horário de funcionamento das 7h às 21h. Além disso, conta com equipamentos de última geração, mobílias, salas odontológicas destinadas aos procedimentos da  Atenção Básica de Saúde, respectivamente. 

A moradora da localidade, Janaina Souza, conta que se sentiu lisonjeada com o convite para participar da comemoração ao levar os dois filhos para se vacinar. “Eu achei muito legal a iniciativa, pois, mesmo com a festa aqui, os atendimentos não pararam e as crianças gostaram bastante. Toda a equipe está de parabéns, sou muito bem tratada aqui”, elogiou. 

A ocasião teve ainda a apresentação de palestras voltadas ao tema de alimentação saudável, saúde bucal, atividades de prevenção, habilitação e reabilitação, bem como massagens. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana