Cuiabá

Secretário de Turismo acompanha visita de alunos ao Museu da Caixa D’água

Publicados

em

Secretário de Turismo de Cuiabá, Zito Adrien | Foto: Luiz Alves

 

Luiz Alves

 

Clique para ampliar

Fortalecendo o elo entre a cultura e educação, o secretário de Turismo, Zito Adrien, acompanhou na tarde de quinta-feira (07.04), a visita dos alunos do 4º ano do Colégio Ibéro Americano ao Museu da Caixa D’água Velha, um dos símbolos mais tradicionais da história de Cuiabá.

Ao todo, um turma com aproximadamente 40 estudantes estiveram presentes e tiveram a oportunidade de conhecer de perto as memórias da primeira grande Caixa D’água da cidade, bem como um acervo fotográfico que conta com riqueza de detalhes, a origem do município até os tempos atuais.

Bastante orgulhoso ao ver o retorno da frequentação das escolas aos patrimônios culturais regionais, Zito Adrien destacou que a finalidade da Gestão Pinheiro é melhorar ainda mais a estrutura dos locais, por meio de reforma e ampliações, dispondo de todo suporte necessário para receber toda a população.

“Precisamos colocar o museu para atender esse público (estudantes) também, não somente visitantes e turistas, queremos nossas crianças para que entendam as histórias, mas para que isso ocorra de forma satisfatória, é necessário que benfeitorias sejam feitas. Já solicitei à minha equipe um projeto que precisa ser concretizado, formulando um calendário com as datas ideais disponíveis. Esamos hoje fazendo teste com as escolas e queremos fazer disso um hábito”, elencou.

Redescoberto em 2007, o museu passou a fazer parte de um dos principais roteiros turísticos da capitalmato-grossense, utilizado como fonte de pesquisas pelas unidades educacionais públicas e privadas, escolha primordial na promoção das aulas de campo (externa).

A  diretora do colégio, Eliza Moura afirmou que objetivo é aprimorar  o conhecimento sobre a história do município, que coincidentemente, celebra 303 anos, nesta sexta-feira (08). “Eles amam aula de campo, isso ficou mais evidente quando falamos sobre o aniversário de Cuiabá, gostam de conhecer a história, agora, da caixa d’água, onde poucos conheciam e ficaram vidrados de como água chegou até a cidade”, comentou a gestora.

Os agendamentos estão sendo retomados de forma gradativa em razão do período pós-pandemia e flexibilização das medidas de biossegurança. O museu  funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 09h às 11h/ 13h às 17h. Sábado, domingos e feriados, das 09h às 12/ 13h às 17h, entrada gratuita, localizado na Rua Nossa Sra. de Santana, 1–105 - Centro.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Prefeito e vice vistoriam obras de pavimentação asfáltica no bairro Parque Amperco

Publicados

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, realizou na manhã desta segunda-feira (27), uma vistoria nas obras de pavimentação asfáltica do bairro Parque Amperco. Como preconizado pela gestão, nenhuma ação de asfaltamento é realizada sem a rede de drenagem, que segue em ritmo acelerado com 40% da rede já concluída. Também vistoriaram as obras,  o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa e o vereador Kássio Coelho. 

Os trabalhos na localidade são executados pela Secretaria de Obras e o todo o bairro será pavimentado. Os investimentos  na região somam  R$4 milhões são provenientes da Fonte 100, por meio do ‘Programa Minha Rua Asfaltada’, implementado desde o primeiro ano da primeira gestão Emanuel Pinheiro, em 2017.

“Estamos vistoriando hoje as obras de pavimentação asfáltica de todo o bairro do Parque Amperco. Mais de duas mil pessoas que vivem neste bairro serão beneficiadas. Estou muito feliz com  o que estou vendo. O ritmo das obras está  acelerados, os trabalhadores não param.  As galerias de drenagens  estão sendo construídas e,  no segundo  semestre,  já iremos pavimentar as ruas do Parque Amperco.

Estamos atendendo um  desejo antigo da população por meio do nosso amigo e morador do bairro, vereador Kássio Coelho. Esta obra é um compromisso da gestão com os moradores do Parque Amperco. Estamos  melhorando a vida das pessoas, principalmente, daqueles mais carentes e que moram distante da região central”, comentou o prefeito. 

O secretário de Obras, Stopa, cita que no prazo de 90 dias será finalizada a obra de drenagem e, posteriormente, será realizada a obra de pavimentação.

“Terminamos aqui em agosto ou setembro do ano que vem. O bairro está sendo 100% asfaltado de qualidade, com meio-fio, calçada, drenagem. Iremos transformar a região. Será um outro bairro, mais humanizado, porque hoje, a população sofre com a chuva porque vira  um verdadeiro lamaçal e na seca, a poeira é grande. E isso vai acabar, o asfalto irá melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse Stopa. 

O vereador Kássio Coelho, morador do bairro, lembra que há quase 30 anos os moradores clamam por esta pavimentação que está sendo realizada na gestão Emanuel Pinheiro.

“É um grande anseio dos moradores. Há 29  anos estamos aguardando o asfalto. Agora, a gente quer regularizar as nossas casas e acreditamos que isso será possível na gestão do prefeito Emanuel. Os moradores estão ansiosos e acreditamos que  a obra será entregue até antes do  prazo, porque estão bem aceleradas”, concluiu. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana