mato grosso

Secretário de Saúde participa do mutirão de próteses no Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa

Publicado


.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, acompanhou na manhã desta terça-feira (15) a entrega de próteses realizada pelo Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), unidade ligada Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). A ação faz parte do mutirão que teve início nesta segunda-feira (14.09) e atenderá pacientes que precisam de próteses ortopédicas. 

“Depois do trabalho fisioterapêutico realizado com os pacientes, eles vêm para receber as próteses. Nesta semana estamos realizando com muita alegria a entrega de 240 próteses. Paralelo a esse trabalho do Cridac, no próximo dia 21 é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e estamos planejando um dia exclusivo e especial para a testagem das pessoas com deficiência no Centro de Triagem”, disse o secretário da SES, Gilberto Figueiredo.

Para isso, foi disponibilizado no site do Governo do Estado um link no qual será possível o agendamento para o atendimento da pessoa com deficiência no Centro de Triagem da Covid-19, na Arena Pantanal.

A ação contará com a presença da primeira-dama Virginia Mendes e oferecerá transportes para as pessoas que necessitarem. Serão distribuídos kits com máscara, gel e lanche individualizado após a finalização do circuito.

Neste ano, já foram entregues 590 próteses e estão previstas mais duas semanas com entregas até o final de 2020. De acordo com o diretor da unidade, Luiz Antônio Ferreira, esse foi um ano atípico devido à pandemia e as entregas foram paralisadas em março, sendo retomadas agora.

Durante toda a semana, de 14 a 18 de setembro, serão realizados atendimentos às pessoas que buscam pelos serviços de reabilitação no Cridac, com a entrega de 240 próteses. Desse total, 160 são novas e 80 são manutenção e consertos.

A ação

O mutirão integra a programação da VI Semana Estadual de Luta da Pessoa com Deficiência de Mato Grosso, uma ação realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Articulação das Políticas Públicas da Casa Civil, Secretaria de Saúde, Setasc, UNAF e CONEDE. 

O diretor da unidade explica ainda que, neste momento, os fisioterapeutas e demais membros da equipe estão recebendo uma parte dos pacientes para realizar o procedimento de retirada de medidas para a produção da prótese. Além disso, pacientes que foram atendidos em outras etapas estão retornando ao Centro para receber os itens.

A Rede Estadual de Reabilitação possui 132 Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDR`s) das gestões municipais, o que equivale a uma cobertura de 93% dos 141 municípios do Estado.

O acesso aos serviços do Cridac é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde, que encaminham os pacientes para a sede em Cuiabá. A unidade oferece serviços de reabilitação física, reabilitação intelectual, reabilitação auditiva e oficina ortopédica.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

mato grosso

Mato Grosso registra 120.374 casos e 3.394 óbitos por Covid-19

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (26.09), 120.374 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 3.394 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 646 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 120.374 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 15.678 estão em isolamento domiciliar e 100.576 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, 246 internações em UTIs públicas e 250 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 58,57% para UTIs adulto e em 28% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (23.437), Várzea Grande (8.919), Rondonópolis (8.759), Lucas do Rio Verde (5.458), Sorriso (5.076), Sinop (5.061), Tangará da Serra (4.869), Primavera do Leste (3.945), Cáceres (2.795) e Campo Novo do Parecis (2.676).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

O documento ainda aponta que um total de 96.444 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 751 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na última sexta-feira (25), o Governo Federal confirmou o total de 4.689.613 casos da Covid-19 no Brasil e 140.537 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 139.808 óbitos e 4.657.702 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de sábado (26).

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana