Educação
Secretário de Educação de MT participa de Seminário Internacional em Barcelona

O secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto participa, de 28 de abril e 2 de maio, em Barcelona (Espanha), do II Seminário Internacional Gestão para Aprendizagem. O evento é promovido pela Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Ministério da Educação (MEC).
O objetivo, de acordo com os promotores, é proporcionar um intercâmbio cultural e educacional, incentivando os secretários de Educação dos estados e do Distrito Federal a explorarem novas perspectivas e abordagens para a gestão educacional.
Além disso, busca facilitar a troca de experiências, promovendo um ambiente propício para a discussão de desafios comuns e soluções inovadoras; estimulando a colaboração e o desenvolvimento de parcerias estratégicas para enfrentar os desafios comuns na área da educação.
Para o secretário Alan Porto, participar deste evento é uma oportunidade valiosa não apenas para ele, mas para todos os envolvidos na educação em Mato Grosso. “Representa um espaço de aprendizado e troca de experiências que é fundamental para o aprimoramento das nossas práticas educacionais”, analisa.
Segundo ele, ao dialogar com secretários de Educação brasileiros e autoridades internacionais em educação, Mato Grosso tem mais uma chance de explorar novas perspectivas que podem enriquecer a gestão escolar e, consequentemente, impactar positivamente a educação pública.
“A troca de experiências é um dos pilares do seminário. Vamos identificar estratégias que funcionam em contextos diversos e adaptá-las à realidade de nossas escolas. Por isso defendo que a educação seja sempre um processo colaborativo, onde todos nós, gestores, educadores e alunos, aprendemos uns com os outros”, completa.
Entre os painéis, estarão temas como: desafios da educação no contexto internacional; avaliação para melhoria da aprendizagem; formação de gestores escolares; microgestão pedagógica e educação profissional, empreendedorismo e inovação.
O grupo de palestrantes e mediadores inclui autoridades como David Plank (Stanford University), Mónica Gomariz e Tamara Díaz (OEI), Andressa Buss e Jaana Nogueira (FGV DGPE), Manuel Palacios (INEP), Zara Figueiredo e Kátia Helena Serafina Cruz (MEC), Wang Yan (Beijing Foreign Studies University), entre outros.
Dentro da programação, os participantes também visitarão a Escola La Salle Comtal. Fundada em 1879, considerada uma referência no distrito de Ciutat Vella, um espaço de acolhimento e desenvolvimento para a comunidade escolar que valoriza a inclusão, a diversidade e a atenção às necessidades individuais dos alunos, especialmente os com TEA – Transtorno do Espectro Autista.

Educação
Mauro Mendes e outros quatro governadores serão homenageados no Senado

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, será um dos cinco chefes de executivos estaduais a receber a inédita “Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa” em uma sessão especial no Senado Federal, marcada para próxima segunda-feira (13.10), às 10h. A distinção celebra líderes que se destacaram na implementação de políticas públicas eficazes para a educação infantil e a alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental.
Ao lado de Clécio Luís (Amapá), Elmano de Freitas (Ceará), Raquel Lyra (Pernambuco) e Romeu Zema (Minas Gerais), Mauro Mendes será reconhecido pelo empenho de sua gestão em garantir que as crianças mato-grossenses atinjam os fundamentos básicos da leitura e escrita na idade adequada. Esta é a primeira edição da premiação, instituída pela Resolução 8/2025, e que será concedida anualmente em parceria com o Ministério da Educação, UNESCO, Fundação Roberto Marinho e entidades educacionais do terceiro setor.
A iniciativa para a criação da comenda partiu do senador Cid Gomes (PSB-CE), que ressaltou a importância de estimular ações que combatam o “analfabetismo escolar” – fenômeno em que crianças progridem formalmente no ensino fundamental sem consolidar as habilidades essenciais de leitura e escrita. “Esse fenômeno é descrito por especialistas como analfabetismo escolar, situação em que as crianças progridem formalmente no 1º e 2º anos do ensino fundamental sem, no entanto, consolidar os fundamentos básicos da alfabetização”, destacou o senador.
A seleção dos estados premiados baseia-se em quatro eixos de avaliação rigorosos. O primeiro considera os resultados no Índice Criança Alfabetizada (ICA), calculado pelo Inep. O segundo avalia a equidade racial e socioeconômica, reconhecendo estados que reduziram as disparidades de aprendizagem. O terceiro eixo foca na formação continuada de professores, verificando a participação das redes municipais em programas de capacitação. Por fim, o quarto eixo analisa o engajamento em alfabetização em regime de colaboração, sob a tutela do governador.
Mato Grosso, sob a liderança de Mauro Mendes, demonstrou consistência nesses critérios, garantindo sua posição entre os cinco estados de melhor desempenho. A premiação é um reconhecimento direto ao esforço conjunto do governo estadual e das redes municipais para elevar a qualidade da educação desde a base, assegurando um futuro mais promissor para as novas gerações.
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