Várzea Grande

Secretaria realiza Caminhada Ecológica e Limpeza Ecológica no Parque Bernardo Berneck

Publicados

em

A segunda edição da Caminhada Ecológica e Limpeza Ecológica entorno do Parque Bernardo Berneck realizada pela Secretaria  Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável ocorre nesta quinta-feira (21), às 8h no Parque. A programação faz parte da abertura da Semana Municipal  Lixo Zero Várzea Grande que tem intuito de despertar a consciência cidadã para a preservação ambiental e destinação correta do lixo da cidade.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Célio Santos, nesta segunda edição acredita que a caminhada tem adesão de mais participantes. “Nossa missão é agregar mais pessoas com o propósito de defendermos o Meio Ambiente. Vamos estimular a conscientização e orientar sobre a coleta e destinação de resíduos e lixo. A Secretaria tem vários projetos que fomentam condutas ecologicamente corretas, como plantio de mudas e o cuidado com a natureza para garantirmos planeta habitável para as próximas gerações. A caminhada ecológica  leva a educação de uma maneira tranquila e saudável”, frisa o secretário.

“A Caminhada Ecológica vai contribuir para retirada de resíduos descartáveis e conscientizar a população acerca da Educação Ambiental. A ação é  instituída pela Lei 4634/20, que determina a Semana Municipal do Lixo Zero. É fundamental que as pessoas entendam que se cada um fizer a sua parte conseguiremos cuidar bem deste bem precioso, que é o meio ambiente. A sustentabilidade começa dentro da própria casa”, afirmou o secretário.

O secretário explica que a ONG Lixo Zero é instituída nacionalmente e tem comissão nas regiões com a perspectiva de conscientizar população e destinação correta do lixo.  O  intuito destas comissões é preservar meio ambiente e as respectivas nascentes.  “A proposta vai reunir pessoas em defesa da natureza e ao mesmo tempo conscientizar. Essa caminhada faz com que tenhamos  além da limpeza,  a oportunidade de apreciar as belezas naturais do Parque Bernardo Berneck.

Ao longo da semana acontecerá programação diversificada com oficinas de reciclagem, oficinas de compostagem, lançamento de ecopontos de reciclagem de vidros e coleta de lixo.

A ação é fundamental para alertar a população sobre a importância da sustentabilidade do meio ambiente. A ação envolve a Organização Não Governamental Lixo Zero VG; Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer por meio da Educação Ambiental e Secretaria de Serviços Públicos.

Comentários Facebook
Propaganda

Várzea Grande

Prefeitura anuncia vacinação contra Covid-19 em 14 unidades de saúde

Publicados

em

 

Dentro do planejamento estratégico elaborado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, sob o comando do secretário Gonçalo de Barros, o prefeito Kalil Baracat autorizou a ampliação para 14 unidades de saúde municipais para vacinação das duas doses contra a COVID-19, além da dose de reforço, desde que cumprido os prazos e intervalos exigidos pelo Plano Nacional de Imunização – PNI, do Ministério da Saúde.

Fora isto, a meta a ser atingida ainda em 2021, será de ter vacinação em 22 unidades de saúde e eventualmente quando necessário em dois outros pontos, no Centro Universitário UNIVAG e no Parque Berneck, em ponto fixo e drive thru, lembrando que o Parque Berneck irá permanecer aberto e vacinando todos os sábados.

Prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat acompanhando vacinação contra Covid-19

“Queremos e vamos avançar mais, pois a COVID-19 não dá trégua, prova maior, é a nova variante, a Ômicron, que se demonstra mais avassaladora no contágio, mas menos letal do que a variante Delta, portanto, todo cuidado é pouco e Várzea Grande não pode deixar de zelar pela sua gente”, assinalou o prefeito Kalil Baracat apontando que a desativação do Ginásio Poliesportivo Júlio Domingos de Campos (Fiotão) e do Miniestádio do Jardim dos Estados será compensado pelas unidades de saúde que passam a vacinar todas as doses necessárias, ou seja, primeira ou segunda dose e dose de reforço, caso cumprido o prazo de cinco meses.

O prefeito e o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, apontaram como fundamental a compreensão e ajuda da população quanto às medidas que ainda são importantes, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

“Vamos insistir na prevenção, mas muito mais na vacinação que tem demonstrado pelos últimos boletins resultados expressivos. Nos 30 dias de novembro, foram 6 óbitos, vidas importantes que foram levadas pela COVID ou por sequelas da mesma, mas chegamos a passar 15, ou seja, entre os dias 05 de novembro a 20 deste mês sem óbitos e agora no mais recente quadro, entre 23 de novembro até hoje, 03 de dezembro, estamos a 12 dias sem perder vidas para a COVID, isto reflexo da vacinação em Várzea Grande”, disse o prefeito Kalil Baracat.

Gonçalo de Barros assinalou que o planejamento estratégico montado pela Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, leva em conta o avanço da vacinação que atingiu 97% de cobertura para o público-alvo com a primeira dose, mais de 80% de segunda dose e estamos em busca daqueles que completaram cinco meses ou 150 dias para a dose de reforço.

“Todas nossas unidades de saúde estarão abastecidas com as doses necessárias, seja a primeira, segunda ou dose de reforço e nosso agendamento, bem como programas como o resgate cidadão para aqueles que perderam suas doses possam comparecer e receber a mesma. Quem tiver de 12 anos para cima e estiver apto a ser vacinado assim o será, essa é a vontade do prefeito e o que a ciência, a medicina tem colocado como primordial no combate a COVID-19”, alertou Gonçalo de Barros, frisando que o papel da população é respeitar as regras de biossegurança e ir em busca da vacina para estar imunizada.

No tocante a realização de eventos de qualquer natureza, Gonçalo de Barros lembrou que Várzea Grande mantém a obrigatoriedade do uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social e limitação de 70% na capacidade de lotação de espaços para festas e este quadro somente será alterado de forma mais flexível ou até mesmo de forma mais endurecida de acordo com a ciência e a medicina.

“Temos planejamento e isto requer uma série de dados para que as medidas sejam tomadas, por isso que acredito que Várzea Grande tem obtido resultados expressivos na sua vacinação e queremos e vamos avançar mais, tanto que o desejo do prefeito é vacinar crianças a partir dos 05 anos para cima”, explicou o titular da pasta de Saúde.

Gonçalo de Barros frisou ainda que no início de 2022, a Prefeitura de Várzea Grande deverá retomar a vacinação ampliada em alguns destes pontos que foram agora encerrados, assim que completar cinco meses ou 150 dias da aplicação da segunda, para então aplicar a dose de reforço conforme preconizado no Plano Nacional de Imunização – PNI do Ministério da Saúde.

“Temos um contingente considerável de pessoas que foram vacinadas com a segunda dose que no caso da PFizer e da Astrazeneca tinha um prazo inicial de 90 dias ou três meses entre a primeira e a segunda dose e agora foi reduzido para 60 dias ou dois meses. Fora isto, após a segunda dose, são mais cinco meses ou 150 dias, o que deve elevar o número de pessoa em busca da terceira dose ou dose de reforço nos primeiros dias de 2022 o que deve nos levar a abrir novamente ou o Ginásio Fiotão ou a UNIVAG para atender um contingente maior de pessoas.

Pontos de vacinação

Unidades de Saúde (Segunda a sexta-feira, 08h às 11 horas e das 13h às 16 horas)
Centro Saúde Nossa Senhora da Guia;
UBS Santa Isabel;
UBS Cabo Michel;
Clínica Atenção Primária Jd Glória;
Policlínica Atenção Primária Cristo Rei;
ESF Jardim Manaíra;
UBS Ouro Verde;
Clínica de Atenção Primária 24 de dezembro;
Policlínica Atenção Primária Parque do Lago;
PSF Capão;
Centro de Saúde Cohab Cristo Rei;
Policlínica Marajoara;
Centro de Saúde Água Limpa (Maçonaria);
UBS São Mateus (a partir de segunda-feira, 06 de dezembro).

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana