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Secretária participa de encontro que debate fortalecimento da gestão do Sistema Único de Assistência Social

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A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (Setasc), Rosamaria Carvalho, participa do 22º Encontro Regional Centro-Oeste dos Colegiados Estaduais de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), em Campo Grande, representando todos os secretários de Estado e do Distrito Federal de Assistência Social.

O evento, que ocorre em entre os dias 10 e 11 de maio, debate o tema “O futuro da Assistência Social no Brasil: compromissos dos governos na superação da fome e das desproteções sociais”. O objetivo do Encontro é realizar uma troca de experiências, fomentar e estimular o aprimoramento e o fortalecimento da gestão municipal do Sistema Único de Assistência Social (Suas), por meio da mobilização, articulação, orientação e apoio técnico aos gestores, trabalhadores e conselheiros municipais de Assistência Social.

Para Rosamaria Carvalho, a ação é uma oportunidade para conhecer a realidade e as ações de assistência social praticadas em outros Estados. “Além de apresentar o nosso trabalho, podemos utilizar exemplos que deram bons resultados em outras regiões do País, respeitando a diferença de cada região”.

O Encontro recebe profissionais, gestores e técnicos que atuam no Suas dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal (DF). São realizadas rodas de debate, painéis temáticos, oficinas e palestras simultâneas, apresentando ideias e discutindo assuntos, que abrangem desde o Auxílio Brasil até Fluxo Migratórios.

Os debates irão possibilitar a análise de dados referentes à região Centro Oeste e ao final do evento, será elaborada uma carta de propostas, que será encaminhada ao colegiado Nacional.

Estiveram também presente, representando a Setasc, a secretária adjunta de Assistência Social, Leicy Vitório; a superintendente de Serviços Socioassistenciais, Cristina Saito; a superintendente de Gestão do Suas, Sheila Gomes; a coordenadora de Regulação e Gestão Financeira do Suas, Lenyze Grecco; a coordenadora de Vigilancia Socioassistencial, Lucienne Alves; e a presidente do Coegemas/MT, a secretária municipal de Assistência Social de Sorriso, Jucelia Ferro.

Fonte: GOV MT

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Estudantes poderão escolher duas áreas de conhecimento para cursar em 2023

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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Gestão Educacional, promove a I Semana de Escuta do Novo Ensino Médio, de 04 a 08 de julho, em todas as escolas da Rede Estadual de Ensino. Cada unidade, sob acompanhamento da Diretoria Regional de Educação (DRE) do seu polo, definirá as melhores estratégias para desenvolver essa ação.

O objetivo é sensibilizar os estudantes sobre a importância da escolha dos Itinerários Formativos. Quem está matriculado no 9º ano do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio precisa procurar a secretaria da escola onde está matriculado para formalizar a sua opção por uma das áreas de conhecimento de maior interesse.

“O novo currículo do Ensino Médio agora é organizado por uma parte comum a todos os estudantes e outra parte flexível. Na parte flexível, os estudantes agora têm ao seu dispor quatro áreas de conhecimento, mais a de formação técnica e profissional. Nesse momento, ele deverá escolher até duas áreas de conhecimento para cursar em 2023”, explica Andréa Melo da Silva Pereira, Coordenadora de Ensino Médio da Seduc-MT.

As opções estão divididas em quatro blocos: Linguagens e suas Tecnologias + Ciências Humanas Sociais Aplicadas, Matemática e suas Tecnologias + Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, além de Ciências da Natureza e suas Tecnologias + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Andréa observa que a Formação Geral Básica do Ensino Médio, comum a todos os estudantes, continua com todos os componentes curriculares. Já os Itinerários Formativos, que é a parte flexível do currículo, em que o estudante pode escolher o que deseja cursar, é composto por Projeto de Vida, Eletivas e Trilhas de Aprofundamento. “Os estudantes terão a oportunidade de escolher as áreas que mais atendam aos seus interesses”, explicou.

As escolhas que os estudantes fizerem em 2022 serão colocadas em prática no ano letivo de 2023, de acordo com sua identificação e interesse. Assim, terão mais tempo de estudos e a oportunidade de aprofundar e ampliar suas aprendizagens, indo além da formação geral e sendo preparado para desenvolver a capacidade de aplicar o conhecimento em diversos contextos.

NOVO ENSINO MÉDIO

Começou a ser implementado de forma gradual a partir desse ano e é um modelo de aprendizagem focada na formação de cidadãos e no desenvolvimento de competências e habilidades, com disciplinas integradas em quatro áreas do conhecimento que possibilitam que os alunos escolham Itinerários Formativos de acordo com áreas de seu interesse e projetos de vida e de carreira.

Na nova estrutura, até 1.800 horas da carga horária contemplam habilidades e competências relacionadas as quatro áreas do conhecimento que fazem parta da Base Nacional Comum Curricular. Outras 1.200 horas são flexíveis e ficarão reservadas para o aprofundamento.

Fonte: GOV MT

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