Cuiabá

Secretaria Municipal de Saúde publica Portaria para regulamentar o uso de teste rápido de antígeno nas unidades de saúde

Publicados

em


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Devido ao expressivo aumento pela procura por testes de Covid-19 na rede municipal neste mês de janeiro, que causou escassez do material nas unidades públicas da capital, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS publicou nesta quinta-feira (27), na Gazeta Municipal, uma Portaria regulamentando o uso racional dos testes.

De acordo com a Portaria Nº 009/2022/SMS, fica estabelecido que a utilização dos testes antígenos será priorizada para pacientes sintomáticos e para contatos próximos de casos positivos. “A pessoa que estiver sintomática e que testar positivo vai declarar no ‘Termo de Declaração e Consentimento’ os seus contatos próximos. Depois de 5 ou 6 dias da data da última exposição com o positivado, o contato deverá se dirigir a uma unidade de saúde levando o Termo de Declaração para realizar o teste”, explicou Flavia Guimarães, gerente de Vigilância Epidemiológica.

A portaria também orienta sobre o tempo necessário de isolamento, que segue a nota informativa do Ministério da Saúde, que não recomenda a realização de um segundo teste para verificar se a pessoa negativou. “Pacientes sintomáticos com teste positivo para Covid-19 devem fazer isolamento durante 10 dias para retorno as atividades laborais. Caso ainda apresente sintomas após este período, deverá resguardar-se e orientar-se com seu médico, retornando às atividades quando não tiver mais sintomas. Para aqueles que testaram positivo, mas não tiveram sintomas, o isolamento deve ser de 7 dias, podendo retornar às atividades no oitavo dia”, disse a gerente.

Apenas no mês de janeiro, foram distribuídos mais de 53 mil kits de testagem, sendo 46.800 para as unidades básicas de saúde. A SMS já está em fase de aquisição emergencial de 70 mil kits, com previsão de chegada da primeira leva no início da próxima semana.

 

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

HMC mobiliza equipes para acelerar cirurgias ortopédicas

Publicados

em

Para dar celeridade aos procedimentos cirúrgicos da ortopedia, a Prefeitura de Cuiabá e Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, que administra o Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto Socorro Dr. Leony Palma de Carvalho e Hospital Municipal São Benedito, mobilizaram equipes das duas unidades hospitalares. Aproximadamente 20 procedimentos cirúrgicos da ortopedia foram realizados neste sábado (21). 

A mobilização envolveu em média 50 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e outros.  No decorrer da semana, novas cirurgias da ortopedia serão realizadas no HMC. A ação foi realizada no Hospital Municipal de Cuiabá, e abrange pacientes do Hospital Municipal São Benedito – HMSB e HMC. 

Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro a celeridade nos procedimentos cirúrgicos foi designada para dar continuidade na assistência aos pacientes. “Minha gestão entende o momento vivenciado por estas famílias, diante do princípio de incêndio no Hospital Municipal São Benedito, havendo a necessidade de evacuação de todos os pacientes. Determinei a organização com urgência das cirurgias ortopédicas, pois não podemos deixar nossa população usuária do Sistema Único de Saúde desassistida”, pontuou. 

“Minha equipe está empenhada e graças a Deus nossos pacientes estão recebendo todos os cuidados necessários. Quanto as cirurgias neurocirúrgicas,  os agendamentos acontecem desde o dia 18 de maio”, lembrou o prefeito. 

Para a mobilização, o diretor-geral Paulo Rós, da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, explica que, o HMC adquiriu vários materiais médico-hospitalares para   acelerar os procedimentos cirúrgicos e desafogar o HMC.

“Com o aumento da demanda advinda do Hospital Municipal São Benedito, estamos trabalhando ainda mais, para que os pacientes não fiquem muito tempo aguardando uma cirurgia ortopédica. Com essa ação, quem ganha é a população”, destacou Rós.

A ação, para dar celeridade aos procedimentos cirúrgicos da ortopedia, iniciou às 07h e encerrou às 19 horas, neste sábado (21). Os pacientes passaram por procedimentos cirúrgicos de prótese de quadril e  correção de fraturas dos ossos dos membros inferiores e superiores, com uso de diversas próteses, placas, parafusos e hastes intramedulares.

O Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto Socorro Dr. Leony Palma de Carvalho – HMC é referência em ortopedia e traumatologia. A unidade atende pacientes da capital e todo o interior do Estado de Mato Grosso. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana