Cuiabá

Secretaria Municipal de Saúde divulga o 8º Informe Epidemiológico de 2021 sobre a Covid-19

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

Desde o registro dos primeiros casos em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso, publica semanalmente o Informe Epidemiológico sobre a COVID-19, com o objetivo de monitorar o padrão de morbidade e mortalidade e descrever as características clínicas e epidemiológicas dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG – pelo SARS-Cov-2 em residentes no município de Cuiabá. Dando continuidade à divulgação de informações sobre a COVID-19 em Cuiabá, esse é o 46º informe produzido, no qual apresentamos as informações desde a data da notificação do primeiro caso em Cuiabá até a 08ª Semana Epidemiológica (SE), compreendendo o período de 14 de março de 2020 a 27 de fevereiro de 2021.

Destaques da Semana Epidemiológica 08 – 21 a 27 de fevereiro de 2021

– Até 27 de fevereiro:

   – 53.665 casos de COVID-19 residentes em Cuiabá, 91,7% recuperados e 1.514 mortes.

  – A taxa de infecção é mais elevada entre 30 a 39 anos, contudo as taxas em crianças, adolescentes e jovens de 20 a 29 anos foram as que mais cresceram desde 18/julho/2020 – 909%, 1.433% e 996% respectivamente, evidenciando aumento superior do risco de infecção nesses grupos etários quando comparado com os demais.

  – Risco de internação se eleva com a idade, sendo maior no sexo masculino, exceto na faixa etária de 20 a 29 anos, quando o risco é superior no sexo feminino.

  – Aproximadamente 10% das crianças e adolescentes internados foram a óbito.

  – A partir de dezembro se tem registrado o aumento de mortes, e esse padrão tem persistido nos meses de janeiro e fevereiro. Este ano (03 de janeiro a 27 de fevereiro) a média de mortes por semana atingiu 40,4/semana, sendo mais alta que em 2020 (14 de abril a 02 de janeiro de 2021) quando a média foi de 31,3 óbitos/semana

– Na última semana

  – 1.154 casos notificados de COVID-19 e 41 óbitos. Com média de 5,9 óbitos/dia.

  – Aumento importante nas taxas de ocupação de leitos de UTI adulto (79,5%) e de enfermaria (36,0%), quando comparadas com a semana passada – 60,0% e 26,4% respectivamente e manutenção da taxa de ocupação de UTI pediátrica nos hospitais de Cuiabá.

  – Redução do índice Rt (0,72), sendo o menor valor desde a SE 50 (06 a 12 de dezembro).

CONFIRA O INFORME EPIDEMIOLÓGICO ABAIXO

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Prefeito autoriza abertura do comércio somente no fim de semana do Dia das Mães até a meia-noite

Publicados

em


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, autorizou nesta quinta-feira (6), por meio de decreto, a abertura do comércio em geral nos dias 8 e 9 de maio de 2021 – (Dia das Mães) – das 9h às 00h. Conforme o chefe do Executivo, a medida também valerá para bares, restaurantes e shoppings centers.  

Conforme o decreto 8427/2021 – as atividades econômicas deverão observar rigorosamente as medidas de biossegurança determinadas pela autoridade sanitária municipal, sob pena de aplicação das penalidades legais cabíveis.  
 
“Atendendo a um pedido do setor, tão prejudicado nessa pandemia, vamos autorizar o funcionamento do comércio no sábado e no domingo. Para que possamos dividir o público que irão às compras nesse feriado, decidimos pelo horário estendido neste fim de semana excepcionalmente por ser do Dia das Mães. Precisamos retomar a economia, mas com responsabilidade. Peço para os empresários que irão abrir seus estabelecimentos que nos ajudem a combater esse vírus terrível que está aterrorizando todo o mundo. A Prefeitura de Cuiabá sempre foi  parceira dos comerciantes e sempre manteve o diálogo com todas as categorias durante a pandemia. E que possamos juntos retomar gradativamente a normalidade dos horários de funcionamento do comércio com segurança”, pediu o prefeito.  
 
Observa-se que a Capital está inserida no nível de classificação alto, previsto no Decreto Estadual nº 874, de 25 de março de 2021 e considerando a porcentagem de 83,15% de taxa de ocupação de leitos de UTI-Covid constante no painel epidemiológico nº 424 Coronavírus – Covid-19 Mato Grosso de 06 de maio de 2021 e reiterado comprometimento da Prefeitura de Cuiabá  com a preservação da saúde e bem-estar de toda população cuiabana: “Fica excepcionalmente autorizado no âmbito do Município de Cuiabá, o funcionamento das atividades econômicas de comércio em geral, dos bares e restaurantes, inclusive aqueles em funcionamento no interior dos shoppings centers, nos dias 08 e 09 de maio de 2021 (final de semana do Dia das Mães) das 09h às 00h”, consta em decreto. 
 
Diante da taxa de ocupação de leitos de UTI em 83,15% o toque de recolher na capital, não estará em vigor – excepcionalmente – nos dias 8 e 9 de maio.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana