Cuiabá

Secretaria Municipal da Mulher fortalece ações de enfrentamento à violência no mês “Agosto Lilás”

Publicados

em


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Dando visibilidade à Lei Maria da Penha e intensificando o alerta sobre os direitos das mulheres, a Secretaria Municipal da Mulher preparou para o mês de agosto uma extensa programação. Serão desenvolvidas palestras, capacitações, blitz informativa e também o lançamento de campanhas como “Meu corpo não é corrimão”. As ações integram a programação do ‘Agosto Lilás’, que tem como objetivo conscientizar a sociedade para o fim da violência contra à mulher e contam com fomento da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, uma ativista da causa.

Neste ano, a Secretaria da Mulher contará com um espaço especial instalado em um shopping center da capital onde serão disponibilizadas informações para o enfrentamento à violência doméstica.

De acordo com a secretária da pasta, Luciana Zamproni, é preciso estar atento quando o assunto é violência contra a mulher. Na maioria das vezes, o crime acontece de forma silenciosa. Ela reforça que a sociedade precisa estar em alerta e a qualquer sinal e é preciso que seja denunciado.

“A campanha “Agosto Lilás” nasceu com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais”, explica.

A primeira-dama, Marcia Pinheiro ressalta que no dia 7 de agosto, a Lei Maria da Penha – que criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra mulheres de todo o Brasil – completará 15 anos. Ela destaca que neste mês os trabalhos serão intensificados para que aconteça ainda mais uma conscientização da violência contra mulher.

“Todos os dias mulheres são ofendidas e caluniadas por seus companheiros, namorados ou até mesmo colegas de profissão. Muitas vezes, acreditam na mudança e acabam não denunciando por medo ou por se sentirem culpadas. Quantos casos estamos presenciando na nossa cidade de violência contra mulher? Isso é  assustador e temos que nos unir e denunciar”, pontua.

Em Cuiabá é ofertado às mulheres vítimas de violência o Espaço de Acolhimento, instalado no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que atende 24 horas por dia, todos os dias da semana. A Casa de Amparo auxilia e realiza o acolhimento às mulheres em situação de violência decorrente da desigualdade de gênero, doméstica e familiar, psicológica, sexual, física, moral e patrimonial, e também auxilia no encaminhamento das mulheres ao abrigamento, quando necessário.

Veja a programação dessa semana:

05/08 – Roda de Auto Amor

06/08 – Campanha “Meu corpo não é corrimão” (Praça Alencastro)

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Campeonato ‘Xomaninho’ ocorre na manhã deste sábado no ginásio Dom Aquino 

Publicados

em


Davi Valle

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realiza na manhã deste sábado (23),das 8h às 11h30, o campeonato ‘Xomaninho’ – para categorias de base. O evento esportivo faz parte das comemorações do Dia das Crianças neste mês de outubro. As partidas de futebol serão realizadas no campo do Complexo Esportivo do Ginásio Dom Aquino. 

Conforme a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Rabelo Jacob, no próximo ano, a final do ‘Xomaninho’ será realizada no Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha. E neste primeiro evento, foram feitos convites para algumas escolinhas de futebol que irão montar suas equipes. 
“Esse é um torneio teste e estamos fazendo e já programando um campeonato para o ano que vem na qual a final será disputado no Dutrinha. Só será equipes convidadas e ano que terá o mesmo campeonato para o torneio. No campeonato de 2022 será por inscrições por categoria de base do Xomaninho. Estamos incentivando a descoberta de novos craques e melhorar a qualidade de vida das crianças”, falou. 
A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, também já programou para o próximo dia 30 de outubro a realização de novos jogos do Xomaninho, também na Ginásio Dom Aquino. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana