mato grosso

Secretaria de Saúde recebe 11 mil itens de proteção produzidos pelo Senai

Publicado


.

Na manhã desta terça-feira (05.05) foram entregues 11 mil itens de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) produzidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem em Mato Grosso (Senai-MT) e destinados à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). A entrega é fruto da parceria entre o Governo do Estado e o Senai, que possibilitou a aquisição de 5 milhões de máscaras por parte do Governo. 

Foram recebidas 10 mil máscaras de tecido, que serão destinadas aos servidores da área administrativa e doados mil protetores faciais em acetato. De acordo com o balanço mensal, apenas neste mês, houve a produção de mais de 500 mil itens de Proteção Individual – que são gradativamente entregues e distribuídos às unidades hospitalares do Estado.  

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, parabenizou a iniciativa do Senai e enfatizou que a ação de parceria beneficia os profissionais que atuam no combate à pandemia. 

“Essa parceria promissora possibilita a intensificação da aquisição de máscaras cirúrgicas descartáveis, que são utilizadas pelos profissionais dos nossos hospitais estaduais. No total, serão confeccionadas pelo Senai 5 milhões de máscaras cirúrgicas, 14 mil máscaras de tecido para os servidores da Secretaria de Saúde e 120 mil toucas. Além disso, foram doados mil protetores faciais de acetato”, declarou. 

A cerimônia de entrega dos itens já produzidos também reuniu trabalhadores da fábrica de máscaras, que completou um mês de produção e está estruturada na Faculdade de Tecnologia do Senai (Fatec).  

“Nós montamos essa estrutura, contratamos profissionais e, já neste primeiro mês, mesmo com todas as dificuldades, nós ultrapassamos a marca de meio milhão de máscaras produzidas. Isso quer dizer que em maio, em ritmo pleno de produção, devemos atingir a produção de um milhão de máscaras por mês”, pontuou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira. 

Para Elaine Lamel, costureira que registrou o maior número de produção de máscaras durante este primeiro mês de fabricação, a oportunidade de trabalhar e auxiliar no combate à Covid-19 é gratificante.

“Estou aqui [na fábrica] desde o primeiro dia e a intenção é salvar vidas, o pouco que podemos fazer é para ajudar os outros. Eu e minhas colegas trabalhamos muito e gostaria de pedir que todos usem as máscaras, é muito importante. “

Parceria

A parceria entre o Governo do Estado e o Senai de Mato Grosso foi oficializada no dia 07 de abril e viabiliza a produção de 5 milhões de máscaras hospitalares. Para dar cabo a esta fabricação, a gestão estadual vai custear o salário de 200 trabalhadores – que se dedicam em turnos alternados – e arcar com as despesas dos insumos necessários para a produção, como os tecidos e aviamentos.
Já o Senai disponibiliza a estrutura da oficina de produção, assim como todos os equipamentos necessários.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

mato grosso

Vacina chega a Mato Grosso às 16h35; Logística para distribuição já está preparada

Publicado

O primeiro lote da vacina Coronavac chegará no Estado às 16h35, em um voo da empresa Latam. Serão 65,7 mil doses, que irão contemplar 32,5 mil pessoas, já que o lote é para as duas doses.

Assim que a vacina chegar, ela será escoltada por agentes da Polícia Federal até o Centro de Distribuição do Governo do Estado. A previsão é que entre a chegada da vacina e a entrega para a Secretaria de Estado de Saúde decorra um prazo de duas horas.

Quando a vacina chegar no Centro de Distribuição será feita a separação do medicamento para o envio aos municípios, que começará nas primeiras horas de terça-feira (19).

Todo o processo irá obedecer o grupo prioritário estipulado pelo Ministério da Saúde. Além disso, a secretaria também deverá analisar a quantidade de vacinas pelo número de pessoas desse grupo, já que o total enviado nesse momento para o Estado não é suficiente para atender toda a demanda.

“Esses dados estão todos sendo levados em consideração pelos nossos técnicos para que possamos fazer o encaminhamento da vacina. O procedimento será tanto por via área como terrestre, para agilizar a entrega”, explicou o secretário Gilberto Figueiredo, que já está a caminho de Mato Grosso, após participar, na manhã desta segunda-feira (18), do ato do Ministério da Saúde, de entrega simbólica da medicação aos estados.

Campanha Nacional

Cumprindo com o que determinou o Ministério da Saúde, o Governo de Mato grosso aplicará  a primeira vacina em um mato-grossense ainda nesta segunda-feira (18). O local e horário deverão ser informados no início da tarde de hoje.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana