diamantino

Secretaria de Saúde de Diamantino promove I Seminário de Prevenção à Violência Doméstica

Publicados

em


A Secretaria de Saúde de Diamantino promoveu nesta quinta-feira (07.04) o 1º Seminário de Prevenção à Violência Doméstica. Durante todo o dia foram abordados assuntos relacionados ao tema por meio de rodas de conversa, palestras, além do debate e troca de experiências. O evento foi realizado no auditório do Restaurante e Hotel Villa dos Parecis.

A iniciativa contou com a participação do prefeito Dr. Manuel Loureiro Neto, deputada Janaina Riva, a vereadora Michele Carrasco, o vereador Ranielli Patrick Lima, secretária municipal de saúde Marineze Meira, secretário municipal de Assistência Social Gilson da Silva, secretária municipal de Educação Rosi Carris, do médico da rede municipal de saúde Renan Loureiro, tenente coronel Cláudia Regina e da presidente do Conselho Municipal de Saúde Adelita Aguiar.  

O prefeito Manoel Loureiro ressaltou a importância de tratar sobre o tema voltado para a proteção da mulher e defendeu medidas efetivas para coibir atos de violência, especialmente em relação às vítimas que vivem no contexto de dependência financeira do agressor.

“Um dos fatores que fortalece essa prática é a má distribuição de renda e certos padrões culturais, levando muitas mulheres à invisibilidade social. É necessário criar espaços e práticas sociais em que mulheres em situação de violência possam expressar de algum modo o problema e buscar ajuda. O poder público tem um papel fundamental de criar projetos de geração de renda para essas mulheres e criar condições necessárias para o efetivo exercício de seus direitos”, declarou.

A deputada Janaina Riva parabenizou o prefeito, equipe e os envolvidos pela preocupação em trazer para o debate um dos direitos mais importantes a ser assegurado que é a vida e segurança das mulheres.    “Não precisamos criar mais leis, mas aperfeiçoar o que já tem, enfrentar os desafios e fazer com que a mulher se sinta segurança em denunciar”, destacou a parlamentar.

Marineze Meira, titular da Saúde, apresentou estatísticas acerca do atual contexto de violência contra a mulher no âmbito municipal, regional e estadual entre o ano de 2015 a 2019. Em Diamantino, 70 casos foram notificados nos anos de 2018 e 2021.

“Nosso objetivo é trazer conhecimento aos profissionais de saúde e à sociedade, buscando criar mecanismos que auxiliem no monitoramento e vigilância de casos registrados no município. Esta é uma luta contínua que requer a nossa atenção e nossos profissionais desempenham um papel fundamental neste enfrentamento de proteção às vítimas”, pontuou.

O médico Renan Loureiro alertou que este é um assunto que não pode ser negligenciado. “Sabemos que as ocorrências são frequentes pelos dados que acompanhamos. Por falta de notificação, os casos de violência contra a mulher por muito tempo deixaram de ser tratados com a importância que devem ter. Precisamos entender a seriedade disso e capacitar nossa equipe para que saibam como lidar com as situações. Hoje busquei explanar aqui a realidade que vivenciei fazendo atendimento e discutir as dificuldades que os profissionais da saúde enfrentam nas abordagens frente a esse perfil de pacientes vítimas de violência e a relevância da capacitação para esta finalidade”, finalizou.

Comentários Facebook
Propaganda

diamantino

Obra da Kothe e SLC em Diamantino deve gerar até 400 postos de trabalho até dezembro

Publicados

em

O prefeito Dr. Manoel Loureiro visitou na manhã desta terça-feira (28.06) o canteiro de obras de uma Unidade de Beneficiamento e Armazenagem de Sementes (UBS), um empreendimento da Kothe Logística, por meio da SLC Sementes, para atender o Grupo SLC Agrícola. A obra fica localizada na Fazenda Paiaguás, a cerca de 80 km de Diamantino, sentido Deciolândia, deve gerar 400 empregos até dezembro, quando será entregue. A agenda, coordenada pelo chefe de gabinete Milton Criveletto com o vereador Arnildo Neto, também foi acompanhada pelos parlamentares Ranielli Lima e Eraldes Catarino.

De acordo com o engenheiro Alexandre Henrique Frigoto, coordenador de obras da BDR, empresa responsável pela edificação do projeto, a o projeto prevê 42 mil metros quadrados de área coberta e a obra está na fase de término de fundação, início de montagem de pilares e montagem dos silos de armazenagem. “Estamos hoje com 160 operários podendo chegar a 400 trabalhadores”, prevê.

Dr. Manoel Loureiro falou sobre a importância da obra para o município. “Nós entendemos este empreendimento como um salto de desenvolvimento para Diamantino. Está gerando centenas de empregos agora, na fase de construção, e poderá abrir até 60 vagas depois de pronto. Isso significa emprego e renda, promoção da cidadania e mais qualidade de vida”.

O vereador Arnildo destacou o sucesso que representa uma obra deste porte para o município. “Este empreendimento traz sucesso porque representa chegada de novas tecnologias, geração de emprego e renda, desenvolvimento, e Diamantino se torna referência para que outras grandes empresas também venham para cá. Aqui nós temos área, água, geografia, temos relevo e um clima que é perfeito. Diamantino cada vez mais se colocando no lugar onde sempre deveria estar, com polo, como posição de destaque”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Diamantino, Ranielli Lima, esta visita promove a aproximação do município com o setor produtivo. “É muito importante os gestores públicos conhecerem de perto esta realidade, até para que possa atender as demandas do setor produtivo que chegam até nós”.

Armazenamento e estoque

A UBS terá capacidade para receber, limpar, secar, armazenar e embalar as sementes para a venda e também vai armazenar sementes prontas para plantio.

Por meio de nota divulgada no lançamento da obra, a SCL informou que a unidade terá a capacidade inicial de beneficiamento e armazenagem de 1 milhão de sacas de 200 mil sementes de soja

Toda a unidade está sendo construída com recursos da Kothe, e os campos de produção são 100% próprios da SLC, cujo objetivo, conforme a nota, é a ampliar a capacidade de beneficiamento e armazenagem de sementes de soja, visando dar suporte ao crescimento da produção de sementes, com aumento da área de atuação de forma mais competitiva.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana