Cuiabá

Secretaria de Obras já realizou substituição de mais 60 tampas de bueiros em Cuiabá

Publicados

em

A Gestão Emanuel Pinheiro, por meio da Secretaria de Obras Públicas (SMOP), já realizou entre os anos de  2021 e os primeiros cinco meses de 2022, a substituição de mais de 60 tampas de bueiros na Capital. Dentre os motivos que mais se destacam, estão os furtos, fator este que coloca em risco à vida de motoristas e pedestres que trafegam constantemente pelas vias da cidade. 

O secretário da Pasta, Rauf Macedo, lamentou a criminalidade, na maioria dos casos e afirmou que a Prefeitura de Cuiabá tem cumprido com seu papel no que tange a infraestrutura urbana e pediu a colaboração da população no combate às práticas ilícitas. 

“Recebemos constantemente denúncias de ladroagem, pessoas que subtraem as tampas, especialmente de metais dos bueiros, um importante componente do sistema hídrico de nosso município, algo que temos que repor direto e demanda tempo para serem confeccionadas, gastos públicos desnecessários e que poderiam ser aplicados em outros setores. Pedimos encarecidamente a conscientização dos cuiabanos para que zelem sobre um patrimônio que é de todos nós. Ao precisam casos como este acionem as autoridades para que nos ajude a combater esse mal, que acaba colocando em risco à vida de muitas pessoas, causando até mesmo acidentes graves”, externou o gestor. 

No ano de 2021, 48 peças foram substuídas. O balanço reflete nos registros deste ano. Importante destacar que, o Executivo Municipal dispõe de três equipes que atuam diariamente no município, desenvolvendo os serviços de limpeza dos bueiros, desobstrução, manilhamento, assentamento de tampão, recomposição da rede pluvial, entre outros. 

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Casa de Bem-Bem é inaugurada totalmente revitalizada e fortalece a valorização da cultura cuiabana

Publicados

em

Resgate do patrimônio histórico e valorização das tradições regionais. Essas são as palavras que impulsionaram a inauguração de um dos símbolos da cuiabania,  a Casa de Bem-Bem. A solenidade oficial ocorreu na noite desta quarta-feira (18) e reuniu diversas personalidades públicas. 

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o espaço foi totalmente restaurado pela gestão Emanuel Pinheiro, por meio do investimento de mais de R$ 1,5 milhão. O espaço passa agora a ser utilizado em sua integralidade pelo Instituto Ciranda. 

O local leva o nome de Constança Figueiredo Palma, a popular Dona Bem-Bem (in memorian), que transformou-se em uma das referências nativas, em razão de sua receptividade, marcada pelo acolhimento de celebrações predominantes, como festas de santo e comunitárias, localizado em uma das regiões mais nobres da cidade, na Rua Barão de Melgaço. 

Para o prefeito Emanuel Pinheiro a entrega representa um presente aos munícipes, estimulando o resgate de seus valores e costumes. “Uma obra grandiosa, a qual ficamos incumbidos de devolver à nossa gente aquilo que é seu por direito, a sua herança e patrimônio cultural, que retrata um pouco do desenvolvimento de Cuiabá até os dias atuais. A casa do povo, que jamais poderia ficar esquecida e hoje ganha um novo sentido, retomando a sua missão de servir e abrigar os cuiabanos, assim como fez Dona Bem-Bem, uma mulher íntegra e leal, verdadeiro exemplo de amor e compaixão para com o próximo”, declarou. 

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, enfatizou o compromisso e apoio da administração atual em manter viva as manifestações culturais. “Posso garantir que, enquanto estivermos na gestão, vamos fazer o possível e o impossível para que esse espaço continue sendo respeitado e preservado”, acrescentou. 

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, fez um breve relato dos percalços superados pelo Executivo Municipal para que a obra fosse concretizada. Conforme ele, a segunda etapa de ampliação já consta no planejamento, oportunizando a formação musical de jovens e adolescentes. “Todos os meses estávamos aqui cumprindo com a nossa responsabilidade. Graças ao olhar do prefeito Emanuel Pinheiro, podemos contemplar esse tão importante da nossa cidade, conservando suas originalidades. Um verdadeiro legado às futuras gerações”, comentou. 

O presidente do Instituto Ciranda, Murilo Alves, frisou que o evento traduz um momento único, possibilitando a operação de diversas perspectivas de melhorias sociais. “É um lugar que cuida do patrimônio e tem um papel essencial no desenvolvimento humano. Temos mais de 20 anos de atuação em todo Estado e hoje ganhamos esse reforço no município, uma vitória muito grande para nós”, externou. 

O ex-prefeito de Cuiabá e filho da homenageada, Rodrigues Palmas, prestou os agradecimentos em nome da família. “Meus parabéns a todos os envolvidos, que cumpriram com essa missão. Tenho certeza que Bem-Bem está entre nós, contemplando com muita felicidade essa casa que nos dará muito mais alegria daqui para frente”, concluiu. 

A noite literomusical contou com apresentações da Orquestra Sopros, espetáculo Mestre Albertino (valsas e rasqueados), cantos e poemas. 

Autoridades: secretário de Governo, Luís Cláudio Sodré, secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, secretário de Habitação, Leonardo Leão, suplente de vereador, representando a Câmara Municipal, Maria Avalone, ex-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, e representantes da sociedade civil organizada. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana