Cuiabá

Secretaria de Educação realiza Webnário Temático totalmente online

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Educação realiza a partir desta segunda-feira (16.11) até o dia 19 o VII Webnário Temático. Desta vez abordando o  Encontro Interescolar de Dança e Cultura da Cidade Educadora (EIDANCE),  um evento científico cultural que tematiza as danças e as relações étnico raciais na escola, no mês da consciência negra em Mato Grosso. Em sua XIX edição, o EIDANCCE é realizado desde o ano 2000, idealizado e organizado pela professora mestra de Educação Física Sueli de Fátima Xavier Ribeiro.

O EIDANCCE segundo Sueli de Fátima é um evento de extrema presença, em que o som, as cores  e o movimento se manifestam como a arte da beleza exuberante, que encanta, envolve e contagia. “Ao longo desses anos o EIDANCCE vem tomando corpo e roupagens mais densas de conhecimento e aprendizagem, sem perder a leveza expressa pela dança. Trata-se de um evento Artístico, Científico e Cultural,  caracterizado por ser um projeto acolhedor, tendo como tema, as danças e as relações Étnicos-Raciais na escola, articulado com a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e, a partir de 2017, com o Grupo de Pesquisa COEDUC/UFMT, como  projeto de extensão”, explicou a professora Sueli de Fátima.

Durante o webnário serão realizadas mesas-redondas com os professores da rede municipal de educação, que irão compartilhar as suas experiências pedagógicas no processo de criação das coreografias, apresentadas no EIDANCCE 2019 pelas crianças. 

O WEBNÁRIO é uma realização da Coordenadoria Técnica de Ensino, por meio de suas coordenadorias, e tem como objetivo contribuir e fomentar as reflexões práticas sobre o processo educativo, neste momento de pandemia.  

A coordenadora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Zileide Lucinda dos Santos falou sobre a realização dos webnários e o atual momento da Educação. Segundo ela, o inesperado distanciamento social provocou a necessidade da mediação pedagógica não presencial no espaço das unidades educacionais, exigindo novas possibilidades didático-pedagógicas e formas de interação nos espaços e meios virtuais ou remotos. “A aprendizagem é um processo que ocorre em diferentes espaços e maneiras, portanto, professores e gestores educacionais devem cooperar  na produção e distribuição de conhecimentos e de informações compartilhadas, por meio do ensino a distância e em comunidade, dentro de um conceito diferente, como um conjunto de pessoas que discutem sobre vários assuntos, vivem num mesmo local, porém não só físico, mas também virtual”, destacou Zileide Lucinda dos Santos.

EIDANCCE

O EIDANCCE é um evento de interação coletiva das escolas de Cuiabá que reúne crianças, jovens e adultos, visando sensibilizar e conscientizar a sociedade da relevância das histórias e culturas Afro Brasileiras para a identidade sociocultural cuiabana. 

O evento, realizado anualmente, homenageia a luta e a história de Zumbi dos Palmares, e passou a compor a programação local do dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra em Mato Grosso. Nos últimos 03 anos as ações do projeto foram realizadas no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), resultado da parceria com o COEDUC/UFMT, visando o fortalecimento da história e cultura cuiabana de matriz africana. 

Nessa perspectiva de reinvenção e de um novo fazer, em 2020, a fim de viabilizar as ações para o evento, optou-se por uma conexão em uma rede de saberes e práticas sociais por meio das tecnologias digitais, e assim possibilitar também um aprender coletivo.

A realização do VII Webnário tem como público alvo os educadores e servidores do Município de Cuiabá, familiares e estudantes e toda sociedade em geral e é transmitido pelo portal @portaldaescolacuiabana, no Youtube.  

 

PROGRAMAÇÃO ABERTURA

Parte 1

DATA 16/11/2020

PERÍODO VESPERTINO

13:30 –Interação – Profª. Esp. Rosimar Nunes Rondon – SME

 

ABERTURA

13:40 –    Secretária de Educação – ProfªEsp. Edilene de Souza Machado

          –     Diretora de Gestão Educacional – Profª Ma. Mabel Stobel

          –     Coordenadora de Extensão – UFMT – Profª. Ma.Sandra Jung de Mattos

Intérprete: Profª. Ana Paula da Silva Campos

 

Painel 1

14:00 – Contextualização do Evento – 20min

– Profª  Ma.Sueli de Fátima Xavier Ribeiro – EMEB. “Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon”.

 

14:20 – Palestra 1: Educação Intercultural

Palestrante: Profª. Drª. BeleniSaléteGrando   – Coeduc/UFMT

Mediador: Profº. Esp. Edmilson Marques Moraes- SME

Intérprete: Profª. Ana Paula da Silva Campos

 

15:00 –Interação – Profª. Esp. Rosimar Nunes Rondon – SME

15:00 – Momento de Interatividade – Perguntas do Chat – 20min

 

15:20 Palestra 2 – Memórias com a dança na escola: corpos, identidades e educação intercultural na escola.

– Profª  Ma.Sueli de Fátima Xavier Ribeiro – EMEB. “Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon”.

– Intérprete: Profª. Ana Paula da Silva Campos

 

Painel 2

15:40- Apresentação de vídeos

Profª  Ma.Sueli de Fátima Xavier Ribeiro – EMEB. “Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon”.

– Video 1 – Monumentos históricos da cultura cuiabana, possibilidades de educação intercultural –  20 min.

– Video 2 – Prática de Montagem Dança afro – Dançarino: Altamiro Barcelos –  20 min.

Mediador: Profº. Esp. Edmilson Marques Moraes- SME

Intérprete: Profª. Crilene Moraes Lendengue Balieiro

16:30 – ENCERRAMENTO

– Profª. Esp. Rosimar Nunes Rondon – SME

– Profª Ma. Zileide Lucinda dos Santos  – SME

– Profª  Ma.Sueli de Fátima Xavier Ribeiro – EMEB. “Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon”.

– Intérprete: Profª. Crilene Moraes Lendengue Balieiro

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Secretaria trabalha no fortalecimento do turismo da capital

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Turismo, vem trabalhando para o fomento ao setor na capital e associa comodidade a prestação do serviço por meio da criação dos Centros de Atendimento ao Turista, batizados como CAT Móveis. 

Duas vans equipadas com computador, internet, ar-condicionado e espaço para atender os turistas  serão disponibilizadas pela capital e comunidades próximas, podendo ser também um instrumento de captações de novas guias turísticos da região.

“Estamos elaborando uma agenda de circulação desses veículos, e em breve estaremos divulgando os locais onde eles estarão presentes. A proposta é a realização de visitas técnicas in loco para levantamento das necessidades e interesses dos moradores das localidades em participarem das capacitações”, disse a secretária municipal de Turismo”, Iracilda Botelho.

Além dos CAT Móveis Cuiabá, revitalizar os pontos de atendimento físico é outra ação importante para 2021. A ideia é reformar o Centro de Atendimento ao Turista da Praça Rashid Jaudy, no Centro da Capital e do Aeroporto em parceria com a cidade vizinha, Várzea Grande.  

Dentre as propostas previstas está também a revitalização do Museu do Rio, já em fase de execução. “Quando pronto, como forma de movimentar o turismo local, reiniciaremos as feiras gastronômicas e artesanais, bem como apresentações de shows regionais e peças teatrais”, acrescentou Iracilda.

Diante do cenário de pandemia da COVID-19, a Secretaria de Turismo trabalha para fomentar o setor, seguindo todas as recomendações de biossegurança, pensando sempre na saúde pública em primeiro lugar.

“Trabalhar com turismo é trabalhar com sonhos. Os serviços não vendem só produtos. Vendem expectativas, vendem experiências e por isso temos que pensar na renovação constante, tendo sempre uma nova perspectiva. Estamos focados em ações que possamos aproveitar o que já temos, de equipamentos públicos e também o que o povo cuiabano tem de melhor para oferecer, a nossa cultura que é muito rica. Temos muito a explorar e estamos colocando as ideias no papel para num futuro breve as colocarmos em prática”, concluiu Iracilda.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana