Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Secretaria de Cultura prepara programação especial em homenagem aos 303 anos de Cuiabá

Publicados

em


Davi Valle

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, preparou uma programação especial em comemoração aos 303 anos de Cuiabá. Feiras de artesanato, espetáculos e festivais, estão entre as atividades que serão realizadas durante todo o mês e abril se estendendo até o iniciou de maio. Além disso, a Prefeitura de Cuiabá também é parceira das atividades macro-ecumênicas realizadas pela arquidiocese do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

“Neste ano vamos comemorar os 303 anos da nossa querida Cuiabá com uma belíssima programação preparada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, além das ações em parceria com a arquidiocese, que fará diversas atividades em homenagem ao nosso padroeiro Senhor Bom Jesus de Cuiabá”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

O primeiro evento ocorre nesta quinta-feira (31), com a inauguração da imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, a partir das 18h, no Marco Zero, na comunidade São Gonçalo Beira Rio. Já na sexta-feira (1), será realizada mais uma edição da Feira Popular de Artesanato, na Praça Alencastro.

No sábado (2), será realizada a Cavalgada em homenagem ao Senhor Bom Jesus. A programação começa às 8h com concentração no São Gonçalo Beira Rio. No domingo (3), será realizada a motociata “Pilotando com o Senhor Bom Jesus”, a partir das 6h, com concentração no Coxipó do Ouro. A partir das 7h30, ocorrerá o ciclismo “Pedalando com o Senhor Bom Jesus” com saída do Pedal da Semob do Parque das Águas.

Já na segunda-feira (4), a programação continua com o lançamento do livo “MARPHYSA”, de Dunga Rodrigues. A cerimônia será realizada a partir das 19h, no Cine Teatro Cuiabá. Na quarta-feira (6), serão realizados o lançamento do Festejo Cuiabano, a partir das 19h, no Sesc Arsenal e a estreia do curta “Angeluz Novos”, de Luiz Borges, no teatro Zulmira Canavarros, às 19h.

De 7 a 10 de abril, será realizado o Refestela Cuiabá, com feira de cultura e arte cuiabana, a partir das 16h, na Praça 8 de Abril. No mesmo período também será realizada a Copa Cuiabá, no estádio Eurico Gaspar Dutra e miniestádios da Capital.

Já na quinta-feira (8), aniversário de Cuiabá, a programação em homenagem aos 303 anos da Capital começa às 15h, com a romaria das águas na comunidade São Gonçalo Beira Rio, seguindo com a caminhada, a procissão e a quermesse do Senhor Divino, além de mais uma edição da Feira Popular na Praça que será realizada na Praça Alencastro.

As atividades preparadas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer ainda continuam no sábado (9) e vão até o dia 8 de maio.

Confira a programação completa para celebração dos 303 anos de Cuiabá:

31/03– 18h: Inauguração da Imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, no São Gonçalo Beira Rio;

01/04 – 7h: Feira Popular de Artesanato, na Praça Alencastro;

02/04– 8h:  Cavalgada em homenagem ao Senhor Bom Jesus, no São Gonçalo Beira Rio;

03/04– 6h30: Pilotando com o Senhor Bom Jesus, no Coxipó do Ouro;

03/04– 7h30: Pedalando com o Senhor Bom Jesus, no Parque das águas;

04/04- 19h: Lançamento livro MARPHYSA de Dunga Rodrigues, no Cine Teatro Cuiabá;

06/04 – 19h: Lançamento do Festejo Cuiabano – Culinária, no Sesc Arsenal;

06/04 -19h: Estreia – Angeluz Novos – Curta de Luiz Borges, no Teatro Zulmira Canavarros;

7 a 10/04 – 16h: Refestela Cuiabá: Feira de Cultura e Arte Cuiabana; na Praça 8 de Abril;

7 a 10/04 – 7h30: Copa Cuiabá, no estádio Eurico Gaspar Dutra e miniestádios;

08/04– 15h: Navegando com o Senhor Bom Jesus, no São Gonçalo Beira Rio;

08/04 – 15h: Procissão, celebração e quermesse do Senhor Divino parceria com projeto Feira Popular Artesanato na Praça, na Praça Alencastro;

08/04– 16h: Caminhando com o Senhor Bom Jesus, na Praça do Porto;

09/04 – 16h: Reinauguração do busto do padre Firmo, na Praça da Saúde;

13/04 – 18h: Arte no Beco, Beco do Candeeiro;

14/04 -17h: Espetáculo Flor de Mamona -Dir. Luciene Carvalho – Conferência Municipal da Juventude, no auditório da Secretaria Municipal de Educação;

14/04 -18h:  Arte no Beco, Beco do Candeeiro;

18/04 – 8h30: Espetáculo Cuiabá-MT Em Cena – Edmilson Maciel, Cine Teatro Cuiabá;

18/04 – 14h30: Desfile Afro e Indígena- Vivian Hair e Darlene Taukane/Eliane Xunakalo Bakairi, Cine Teatro Cuiabá;

19 e 20/04 – 20h: Espetáculo Flor de Mamona -Dir. Luciene Carvalho, Cine Teatro Cuiabá;

21 a 24/04 – 9h: 3º Festival da Pamonha, na comunidade Rio dos Peixes;

25/04 – 19h: Lançamento do Livro Vai Passar -da Profª. Jacy Proença e lançamento do Edital Cuiabá -Nossos Olhares 01/22 da Acilbras-MT, Cine Teatro Cuiabá;

29/04 – 19h: Prêmio Jejé de Oyá, Cine Teatro Cuiabá;

01/05 – 7h: 34ª Corrida Bom Jesus, saída da ponte Júlio Muller;

7 e 8/05 – 18h: Festival de Cultura Popular, Orla do Porto.

Programação pode sofrer alterações.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

TCE-MT instala mesa técnica para viabilizar pagamento de dívidas da Prefeitura e evitar colapso na saúde pública

Publicados

em

Presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo | Foto: Thiago Bergamasco

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) instaurou, nesta quarta-feira (17), mesa técnica que busca soluções para o pagamento de dívidas da Prefeitura de Cuiabá que ameaçam os atendimentos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e no Hospital São Benedito.

De acordo com o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, a prefeitura tem apresentado dificuldade em cumprir com as exigências previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o TCE-MT, o Judiciário e o Ministério Público Estadual (MPMT). Diante disso, apontou a necessidade de uma união de esforços para garantir o acesso da população aos serviços de Saúde.

“Uma resolução para o problema envolve a cooperação do Governo do Estado. O TAC exige ações que a gestão não consegue adotar. Então, essa mesa técnica vai buscar caminhos, porque hoje, lamentavelmente, a situação é de caos total na Saúde de Cuiabá. Todos os entes têm que entender que é preciso cuidar das pessoas. Enquanto discutimos isso, as pessoas continuam nas filas das unidades de saúde”, declarou o conselheiro-presidente, autor da proposta da mesa técnica, reforçando que os encaminhamentos terão validade até o fim da gestão municipal, em 31 de dezembro.

Na ocasião, o presidente da mesa técnica, conselheiro Valter Albano, explicou que o primeiro passo dos trabalhos é a apresentação pela equipe técnica da Prefeitura de Cuiabá de um diagnóstico dos débitos. “É preciso conhecer qual é a dívida, qual é a dívida prioritária, qual é a forma de pagamento e resolver essa questão, seja pelos meios obrigatórios da prefeitura, que tem que entregar os recursos previstos para a saúde, ou seja por meio de outros apoios, como é o caso do governo. Isso será visto a partir da consolidação desses números.”

Relator da mesa técnica e das contas anuais de Cuiabá, o conselheiro José Carlos Novelli destacou que esse trabalho consensual é o melhor caminho para tomar todas as decisões e evitar a paralisação nos atendimentos, que não são só de Cuiabá, mas de todo estado. “Por meio de uma comunicação dialógica, vamos achar um caminho para sociedade continuar contando com os serviços.”

Já o promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Neto ressaltou que “o objetivo da mesa é buscar soluções não só de curto, mas de longo prazo, para manter a saúde financeira, principalmente de Cuiabá, que é a grande mãe da saúde pública do estado.”

Histórico

 Nas últimas semanas, o TCE-MT vem recebendo médicos, prestadores de serviço das áreas de ortopedia, neurologia e anestesia, que apresentam uma situação delicada em relação a falta de pagamentos que pode agravar ainda mais a crise na saúde, com paralisação de cirurgias e atendimentos em Cuiabá. Diante disso, foi instaurada a mesa técnica, com objetivo de garantir a quitação de débitos e o atendimento à população.

Para o presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, defendeu a atualização da Programação Pactuada e Integrada (PPI) na busca de recursos. “A PPI está desatualizada há pelo menos 11 anos. Ao longo desse tempo, o estado cresceu, assim como as demandas, as desigualdades e o déficit financeiro.”

Também participaram da reunião o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o secretário de Saúde de Cuiabá, Deiver Teixeira, e o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Alencar, dentre outros.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana