Cuiabá

Secretaria de Agricultura realiza capacitação de primeira turma do programa IMEX Cuiabá

Publicados

em


Gustavo Duarte / Secom

Clique para ampliar

A Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico iniciou nesta quinta-feira (31), a primeira turma de capacitação do programa de Importação e Exportação – IMEX Cuiabá, que integra o “Pra Frente Cuiabá”, uma iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro que visa fortalecer as atividades econômicas do município.

O IMEX Cuiabá deve atrair mais parcerias para ações de fomento ao investimento em qualificação e capacitação de empreendedores e implantar a Câmara de Comércio Exterior. O novo programa será executado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Arco Norte Terminais e o Porto Seco de Cuiabá.

A primeira empresa a receber o treinamento foi a Haus Bier Cuiabá Cervejaria Artesanal. O curso de 12 horas foi ministrado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), abordando assuntos como a pesquisa de produtos e serviços, as exigências a serem cumpridas, estratégias de vendas, marketing do produto, plano de negócios de importação, entre outros temas.

“O IMEX Cuiabá é uma estratégia fundamental para capacitar e auxiliar as micros, pequenas e médias empresas a iniciarem o processo de internacionalização de seus negócios, fomentando a cultura de importação e exportação de forma planejada, segura, eficaz e competitiva, como também fortalecer a atuação no mercado interno, impactando diretamente na otimização de custos e no aquecimento da economia local” explicou Dagmar Arantes, coordenador do programa.

O processo do IMEX é dividido em três etapas, a primeira é a elaboração do plano de negócios, que implica a identificação das alíquotas, dos impostos e logísticas para importação e exportação. Já a segunda etapa, está relacionada ao processo operacional de envio e recebimento de produtos. Por fim, a última etapa consiste no acompanhamento de todo o processo para garantir que o produto chegue ao destino final da forma adequada. Os processos de importação e exportação serão executados em recinto alfandegado, sob a supervisão dos órgãos aduaneiros, Receita Federal, Ministério de Agricultura e Anvisa.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Área tomada por lixo é transformada em novo complexo esportivo para moradores do bairro Planalto

Publicados

em

Um trabalho em conjunto entre as diferentes esferas do poder público resultou na transformação de uma área utilizada para descarte irregular de lixo em um novo espaço de lazer à população cuiabana. Nesta segunda-feira (27), a Prefeitura de Cuiabá entregou o Complexo Esportivo Maria nos Anjos Nascimento, no bairro Planalto.

A construção foi possível graças à parceria com a Câmara Municipal, por meio do vereador Cezinha Nascimento, contando ainda com as importantes colaborações do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho) e do deputado estadual Elizeu Nascimento. O complexo beneficia mais de 5 mil pessoas do Planalto, além de moradores dos bairros vizinhos.

A “Arena Planalto”, como já é carinhosamente chamada, é composta por três quadras de areia voltadas para a prática do futevôlei. A área ao redor recebeu ainda novo calçamento, instalação de bancos e lixeiras. Todo espaço possui iluminação de LED, garantindo a segurança necessária para sua utilização também durante o período noturno.

“Aqui começamos tirando um bolsão de lixo e muitos não acreditavam que ia dar certo. Mas, o prefeito Emanuel Pinheiro autorizou o início da obra e estamos entregando mais um complexo de lazer para o bairro Planalto. A primeira arena de futevôlei da nossa comunidade. No miniestádio também solicitamos a iluminação e fomos atendidos. Agora, está pronto também, o campo 100% iluminado”, explicou o presidente da Associação de Moradores, Lucas Tintim.

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, relatou que a limpeza executada no local resultou na retirada de mais de 40 caminhões de lixo. Segundo ele, a área era tomada pelo mato, escuridão, servindo de esconderijo para objetos furtados ou roubados e também para o consumo de drogas ilícitas.

“Me lembro de muito mato, lixo, garrafa, gato e cachorro morto, de tudo um pouco. Hoje é um local saudável, iluminado, com uma quadra, um espaço que o cidadão pode correr, brincar, jogar. Enfim, o jovem do Planalto, que há pouco tempo tinha um local escuro, hoje tem um local de prática de esporte. Isso se chama qualidade de vida. Isso melhora a autoestima das pessoas. Isso traz a cultura da paz”, disse Stopa.

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, completou a fala do vice-prefeito e reforçou que a triste realidade foi vivida por mais de 35 anos. Todavia, por meio desse trabalho em conjunto, essa situação foi totalmente transformada, melhorando a vida da comunidade.

“O prefeito Emanuel Pinheiro me chamou e falou ‘Júnior, apoie! Veja o que precisa, vai e apoie’. Falamos com o deputado Emanuelzinho e, de pronto, ele colocou recursos à disposição para que a gente fizesse a iluminação de LED, moderna. O Stopa nos ajudou com toda a parte de areia. Enfim, aqui foi uma obra realmente em conjunto”, enfatizou Júnior Leite.

O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho) afirmou que está à disposição para promover uma Cuiabá melhor para todos. “Eu me sinto honrado por fazer parte dessa história, de estar com toda essa equipe de garra, trabalhando para que possamos fazer com que a população se sinta orgulhosa de viver em seu bairro. São os moradores, que conhece cada palmo dessas ruas, que sabe a importância que um campo, que uma iluminação ou que uma revitalização, tem na vida dos jovens e de suas famílias”, pontuou o parlamentar.

Também participaram da solenidade de entrega o deputado estadual Elizeu Nascimento, e os vereadores Cezinha Nascimento, Robertinho Fernandes, e Sargento Vidal. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana