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Seciteci divulga os nomes dos classificados para etapa de entrevistas

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A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) divulga a lista com os candidatos classificados na primeira etapa do processo seletivo para a contratação de monitores bolsistas para o Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso – MT Ciências. A ação é realizada em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Após análise curricular de 53 inscritos, 25 foram selecionados para a etapa de entrevistas com horário e data marcados. A fase de entrevistas será realizada de 18 a 21 de janeiro na sede da Seciteci. Para acessar a lista de classificados, clique AQUI.

São ofertadas duas modalidades de bolsas: sendo uma bolsa de BPCTI – 1 no valor de R$3 mil para o cargo de coordenador (para profissionais com mestrado ou doutorado em qualquer área) e três bolsas na categoria BPCTI – 3, no valor de R$2 mil, para monitores que tenham curso superior completo em Engenharia da Computação, Ciência da Computação ou Química.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo, o objetivo é recrutar profissionais qualificados para atuar na Carreta MT Ciências, com jornada de 40 horas semanais.

“Pretendemos selecionar quatro profissionais capacitados para realização de ações de difusão do MT Ciências, mediante concessão de bolsas para desenvolver atividades nos municípios mato-grossenses. Portanto a pessoa precisa ter um perfil criativo, comunicativo e sociável, além de disponibilidade para realizar viagens por Mato Grosso”, disse.

A coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, Marilene Passos, afirma que a quantidade de inscritos surpreendeu a equipe.

“Estamos felizes em receber tantos candidatos no processo seletivo, isso nos dá mais opções e mostra que há bastante interesse pelo trabalho. Nosso objetivo é conseguir bons profissionais, que se identifiquem com a proposta, para atuarem na popularização da ciência em Mato Grosso”, diz.

No dia 29 de janeiro será divulgado o resultado final com os profissionais escolhidos. Os profissionais iniciarão as atividades de trabalho a partir de fevereiro.

Fonte: GOV MT

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Formação continuada terá como base o diagnóstico de cada escola

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Gestores e coordenadores das 15 Diretorias Regionais de Ensino de Mato Grosso (DREs)/Cefapros debatem essa semana, na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os desafios do ano letivo de 2021. A pauta principal é a formação continuada com base no diagnóstico de cada escola.

Superintendente de Relacionamento Escolar da Seduc, Alcimaria Ataídes da Costa explica que esses diretores dos 15 polos pensam metas a partir dos indicadores que possuem.

“O formador vai in loco. Quando ele chegar à unidade vai pensar, junto com os professores, formas de melhorar a qualidade e os resultados da educação”.

As DREs seguirão com professores formadores de língua portuguesa, matemática e pedagogia para atender as séries iniciais do Ensino Fundamental.

A novidade é o formador em tecnologia, responsável por aproximar os profissionais das ferramentas disponíveis para melhorar o ensino, principalmente neste momento pandêmico. 

Secretário adjunto Executivo da Seduc, Amauri Monge explica que as Diretorias Regionais concentram nos formadores de português e matemática com o objetivo de melhorar os índices de alfabetização e aprendizagem.  

“Não estamos inventando nada. Buscamos as boas práticas na educação do Brasil e do mundo. E uma delas é focar nas práticas pedagógicas”, frisa.

Diagnóstico

A Coordenadoria de Currículo e Avaliações da Seduc apresentou os resultados das avaliações diagnósticas realizadas no retorno das atividades escolares em agosto do ano passado.

“O tema, como usar os resultados para definir a demanda de formação continuada, foi apresentado aos participantes. As DREs vão levantar os cursos de formação baseados nos resultados dessa avaliação”, explica a coordenadora Brígida Couto Mendes.

Conforme o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, é fundamental trabalhar a formação do professor e como está a prática pedagógica dele em sala de aula.

“Esse novo momento que a educação vem passando aponta que nossos desafios são maiores que em outros tempos. A Seduc é um órgão parceiro e vai dar as ferramentas necessárias para recuperarmos a aprendizagem dos nossos estudantes, tão impactada com a pandemia”, assinala.

Para a diretora da DRE em Alta Floresta (803 km ao norte da Capital), Edileuza Maçaneiro, os desafios são imensos. Ela enfatiza que para romper os obstáculos, as Diretorias Regionais estão recebendo orientações de todos os setores da Seduc.

“É uma equipe preparada diante de um grande desafio. A expectativa é a ampliação dessa equipe, mas com esses formadores já é de grande relevância”, comemora.

Diretor da DRE em Primavera do Leste (231 km ao sul da Capital), Dilson Thomaz reforça que o encontro é muito importante por ser um diálogo direto entre as diretorias e a sede da Seduc. “E também estamos tendo sugestões de como desenvolver o trabalho de formação junto às escolas”, salienta.

Fonte: GOV MT

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