mato grosso
Seciteci abre inscrições para cursos EAD de Promotor de Vendas e Operador de Computador

A partir desta sexta-feira (15), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) abre as inscrições para os cursos gratuitos de Operador de Computador e Promotor de Vendas, promovidos na modalidade de ensino a distância (EAD). Ao todo, serão ofertadas 350 vagas e as inscrições poderão ser feitas até o dia 02 de fevereiro e podem ser feitas AQUI.
O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Stephano do Carmo, reforça que por meio de parceria com o Governo Federal, pelo programa Novos Caminhos, já foram ofertadas outras 650 vagas para estes dois cursos em 2020.
“Na época, recebemos quase cinco mil inscrições, então devido à grande demanda, decidimos ampliar esse atendimento e ofertamos com recursos próprios da Seciteci mais 1.600 vagas. Como estes cursos são muito procurados e bem aceitos no mercado, agora, com o apoio da União, abrimos mais 350 vagas”, informou o gestor.
Segundo ele, a ideia é capacitar o maior número de profissionais para o mercado de trabalho, diminuindo as desigualdades sociais e ampliando a geração de emprego e renda no Estado.
Ao todo serão 250 vagas para Operador de Computador e 100 para Promotor de Vendas. Os cursos, que são de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga horária de 160 horas cada, serão ministrados em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
As turmas serão coordenadas por três Escolas Técnicas do Estado (ETEs): Barra do Garças com uma turma de 50 alunos de Operador de Computador, Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra com duas turmas cada, sendo uma de 100 alunos do curso de Operador de Computador e uma de 50 alunos de Promotor de Vendas.
A coordenadora de Educação Profissional e tecnológica da Seciteci, Ana Flavia Derze Soares, reforça que neste momento de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, os cursos EAD se tornaram ainda mais necessários para a qualificação profissional.
“Vivemos um momento de crise causada pela pandemia, por isso a sociedade teve que se adequar aos novos formatos de convivência social e também de estudos, portanto a modalidade EAD é uma excelente maneira de ocupar o tempo de forma produtiva e ainda ter uma oportunidade no mercado de trabalho”, disse ela
A Seciteci divulgará a lista com as matrículas deferidas no dia 3 de fevereiro. A previsão para o início das aulas é dia 17 de fevereiro. Os alunos receberão certificados após a conclusão do curso. O edital pode ser acessado AQUI.

mato grosso
Mato Grosso registra 250.526 casos e 5.786 óbitos por Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (27.02), 250.526 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.786 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
Foram notificadas 557 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 250.526 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 8.771 estão em isolamento domiciliar e 234.677 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 392 internações em UTIs públicas e 361 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 87,11% para UTIs adulto e em 41% para enfermarias adulto.
Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (53.656), Rondonópolis (19.387), Várzea Grande (15.878), Sinop (12.883), Sorriso (10.302), Tangará da Serra (9.981), Lucas do Rio Verde (9.332), Primavera do Leste (7.419), Cáceres (5.545) e Nova Mutum (5.064).
A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.
O documento ainda aponta que um total de 215.765 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 890 amostras em análise laboratorial.
Cenário nacional
Na última sexta-feira (26), o Governo Federal confirmou o total de 10.455.630 casos da Covid-19 no Brasil e 252.835 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 10.390.461 casos da Covid-19 no Brasil e 251.498 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.
Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de sábado (27).
Recomendações
Já há uma vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
-
chapada dos guimaraes4 dias atrás
Projeto une literatura e artes visuais em Chapada dos Guimarães
-
mato grosso7 dias atrás
Termina manutenção emergencial e veículos voltam a trafegar pela MT-322
-
Cuiabá6 dias atrás
Servidores efetivos devem atualizar cadastro anual; Veja cronograma
-
mato grosso4 dias atrás
Cuiabá fecha 38 leitos de UTI; Governo do Estado notifica órgãos de controle
-
BRASIL E MUNDO4 dias atrás
Homem mata vizinha e cozinha o coração dela para comer com a família; entenda
-
mato grosso4 dias atrás
Mato Grosso recebe 21 mil doses de vacina contra Covid-19 nesta quarta-feira
-
POLÍCIA7 dias atrás
Cuiabano foragido de MT por arrombamento e ataques a agência bancárias é preso na Guiana Francesa
-
economia7 dias atrás
Contribuinte pode juntar documentos para declarar Imposto de Renda