CIDADES

Secel promove Encontro Estadual de Gestores de Cultura em formato online

Publicados

em


Após um período suspenso devido à pandemia, o Encontro de Gestores de Cultura de Mato Grosso será realizado em formato diferenciado neste ano. Para garantir o distanciamento social, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) promoverá a reunião por meio de plataforma virtual, nesta terça-feira (23.03), das 9h às 13h.

São convidados gestores, secretários, coordenadores e agentes públicos culturais de todos os municípios mato-grossenses. O Encontro tem como objetivo a apresentação das políticas culturais do Governo do Estado em 2021, bem como o compartilhamento de referenciais, experiências e propostas entre os entes federativos.

A programação sucinta buscará debater de forma objetiva os assuntos e desafios da rede produtiva da cultura em Mato Grosso. Para começar, a palestra ‘As Dimensões da Cultura e o Trabalho do Gestor’ trará um recorte de várias ações de fomento cultural abordando áreas de políticas públicas, economia criativa e patrimônio histórico e cultural.

Os encontros têm ainda dimensão preparatória para a V Conferência Estadual de Cultura, importante instância de participação social que visa propor diretrizes, estratégias, programas e ações para as políticas culturais. Neste ano, também estarão em destaque o Plano Estadual de Cultura e as eleições para o Conselho de Estado de Cultura e do Comitê Intergestores Bipartite.

“Vamos bater um papo muito bacana sobre políticas culturais. Temos assuntos importantes para apresentar e conversar, além disso, muitos gestores estão chegando agora para atuação nas pastas da cultura. Será um encontro que visa assegurar esforço integrado para potencializar o setor cultural em todo o estado”, destaca o titular da Secel, Alberto Machado.

Para participar e receber o link do Encontro Estadual, os gestores municipais confirmaram antecipadamente a presença. Demais interessados podem solicitar a participação pelo telefone 65 98463-2066.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Propaganda

CIDADES

Livro Didático: gestores precisam acompanhar os prazos do programa

Publicados

em


Os secretários municipais de Educação precisam estar atentos aos prazos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), alerta a área de Educação da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Para auxiliar com esta demanda, a área técnica da entidade divulgou nesta quinta-feira, 5 de agosto, os prazos e as principais orientações.

A CNM explica: aos Entes municipais que já aderiram ao programa não precisam fazê-lo novamente. Contudo, é importante que o gestor consulte a situação da adesão do seu Município e verifique no PDDE Interativo/Simec a necessidade de alterar as opções de atendimento, entre outras atualizações como, por exemplo, modificação das etapas de ensino atendidas e tipos de materiais selecionados.

A CNM esclarece ainda que a adesão ao PNLD é por tempo indeterminado, mas o Município que não quiser mais receber os materiais didáticos do programa deve solicitar exclusão do programa federal, também no PDDE interativo.

Programa
Por meio do PNLD são disponibilizadas obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outras, de apoio à prática educativa às escolas públicas de educação básica das redes públicas e instituições de educação infantil comunitárias ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público.

Ação

Prazo

Quem

Onde

Orientações 

Acesso ao Guia Digital

A partir de 2 de agosto 

Professores e gestores das escolas públicas de educação infantil

Guia Digital

http://www.li.cnm.org.br/r/YDX2Ba

Adesão ou atualizações

Até 6 de agosto

Secretarias de Educação

PDDE Interativo/Simec

http://www.li.cnm.org.br/r/mM3is0

Registro da escolha do PNLD 2022

Até 9 de agosto

Secretarias de Educação, em decisão conjunta com as escolas da rede

PDDE Interativo/Simec

Informe 28/2021 – COARE/FNDE
(link para PDF Anexo)

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana