mato grosso

Secel oferece 11 cursos gratuitos de capacitação profissional em audiovisual

Publicados

em


Seja na produção de filmes de variadas categorias, na estratégia de marketing de conteúdo digital ou para treinamentos e educação, a linguagem audiovisual se destaca cada vez mais. E para assegurar a qualificação dos profissionais do setor em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) promove o Programa de Capacitação Profissional em Audiovisual para Mato Grosso, o Zoom.

De 27 de abril a 1º de agosto, serão oferecidos 11 cursos gratuitos para diversas funções da cadeia produtiva do audiovisual, abrangendo as áreas de roteiro, direção, produção, fotografia, captação de som, edição e figurino. As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de abril na página do Programa Mato Grosso Criativo, na plataforma sympla: www.sympla.com/matogrossocriativo.

Os cursos agendados para o primeiro semestre serão realizados em formato online. Já os cursos que acontecem a partir de julho terão aulas presenciais em Cuiabá (MT).

As capacitações serão ministradas pelo Instituto Brasileiro de Audiovisual/ Escola de Cinema Darcy Ribeiro, que conta com corpo docente formado por professores atuantes e profissionais reconhecidos no setor de produção audiovisual no Brasil.

Para a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura, o setor do audiovisual está em constante transformação e requer iniciativas para qualificação de seus profissionais.

“Mesmo com a pandemia, a importância do audiovisual para a economia criativa só vem crescendo. É um setor que ainda mantém uma boa perspectiva financeira, já que a tendência é ter cada vez mais pessoas assistindo vídeos. Por isso, fizemos questão de buscar uma das mais renomadas escolas de cinema do país para realizar essas qualificações. Esperamos que muita gente aproveite a oportunidade”, enfatiza Keiko.  

Conheça os cursos oferecidos.

Elaboração de Roteiro  

O roteirista de programas e de cinema, João Avelino, ensinará técnicas e conceitos para o desenvolvimento de argumento de roteiro cinematográfico. As aulas ocorrerão às terças e quintas-feiras, em formato online, de 27/04 a 15/06. 

Mais informações e inscrição AQUI.

Introdução de roteiro para série 

Ministrada pela roteirista Monica Solon, a capacitação traz técnicas e conceitos para o desenvolvimento de argumento de séries. As aulas também acontecem às terças e quintas-feiras, em formato online, de 27/04 a 15/06. 

Mais informações e inscrição AQUI.

Montagem e edição 

O curso apresentará conceitos, procedimentos técnicos, relações de trabalho e exercícios práticos de montagem e edição de produtos audiovisuais. Quem ministra é a montadora Tatiana Gouveia. Aulas online às segundas, quartas e sextas-feiras, de 03/05 a 02/06. 

Mais informações e inscrição AQUI.

Criação de Figurino para Mídias Audiovisuais 

Ministrado pela produtora de moda e figurinista, Babita Mendonça, o curso traz conceitos, narrativas e técnicas de figurino, do trabalho em equipe à construção do projeto com pesquisa e criação dos personagens. As aulas serão ministradas em formato remoto, sempre aos sábados, de 08/05 a 26/06. 

Mais informações e inscrição AQUI.

Pós-produção e Finalização 

João Paulo Rei, que já coordenou a finalização de centenas de longas-metragens, é quem ministra o curso. Durante as aulas, o professor apresenta conceitos e técnicas de pós-produção, como correções de cor, aplicação de elementos gráficos e efeitos especiais e tratamento de som e imagem. Aulas online aos sábados, de 08/05 a 26/06/2021.

Mais informações e inscrição AQUI.

Direção Audiovisual 

Considerando a perspectiva da direção, o curso abrange os principais elementos constitutivos da linguagem cinematográfica, como enquadramento, posição e movimento de câmera, continuidade, captação de imagem e som, montagem, pós-produção e finalização.  Aulas presenciais ministradas pelo diretor, documentarista e roteirista Victor Lopes, aos sábados e domingos, de 03/07 a 01/08.

Mais informações e inscrição AQUI.

Direção de Produção 

A capacitação oferece aprendizado sobre a função, planejamento e instrumentos de gestão do diretor de produção audiovisual.  A ministrante é Márcia Bessa, que atua desde 1992 com produção cultural, cinema e audiovisual, educação superior e pesquisa. Aulas presenciais aos sábados e domingos, de 03/07 a 01/08. 

Mais informações e inscrição AQUI.

Assistente de Direção 

O curso aborda o trabalho do assistente de direção, apresentando as ferramentas, responsabilidades e funções e conta ainda com exercícios práticos. Ministradas pela diretora Clara Linhart, as aulas serão oferecidas presencialmente, aos sábados e domingos, de 03/07 a 01/08.

Mais informações e inscrição AQUI.

Fotografia Digital

Por meio de conceitos e exercícios práticos, o curso apresenta conhecimentos básicos da fotografia digital, análise das estéticas cinematográficas e narrativas  fílmicas, bem como a interface da fotografia nas etapas dos projetos audiovisuais. O experiente Rodrigo Assad, que atua nas áreas de direção, fotografia e motion design, é quem ministrará as aulas presenciais, sempre aos sábados e domingos, de 10/07 a 25/07.

Mais informações e inscrição AQUI.

Captação de Som para Audiovisual

O desenhista de som, músico, compositor, diretor de áudio e diretor cinematográfico, Ricardo Mansur, é quem ministra o curso que trará conceitos, técnicas e exercícios práticos para a construção sonora no audiovisual. Aulas presenciais, aos sábados e domingos, de 10/07 a 25/07.

Mais informações e inscrição AQUI

Direção de Arte

A poética visual, a cenografia, o figurino e os objetos estarão na programação do curso que traz  noções conceituais, práticas e técnicas da direção de arte. As aulas serão ministradas presencialmente pela diretora de arte, Ana Paula Cardoso, aos sábados e domingos, de 17/07 a 01/08.  

Mais informações e inscrição AQUI.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

mato grosso

ESPECIAL FIM DE SEMANA – Mato Grosso chega ao topo do pódio: é o estado mais mortal do Brasil

Publicados

em

Foto: Ronaldo Silva

Por Edmundo Pacheco | Portal Mato Grosso

Com 7,13 pontos percentuais de “vantagem”, Mato Grosso ultrapassou esta semana o estado de Rondônia e se tornou o campeão brasileiro de mortes por Covid-19: 361.44 mortes/100.000, contra os 354.31/100.000 de Rondônia, que agora é o segundo estado mais mortal na contagem por 100 mil. Na semana passada o título de “estado mais mortal do País” ainda era do vizinho (MT 355,3 mortes/100mil habitantes – Rondônia, 356,2 mortes/100mil habitantes).


Ao mesmo tempo, a campanha de vacinação contra covid-19 (apesar de ter avançado um pouco) continua patinando por aqui: o MT havia imunizado 13,74% com as duas doses necessárias, até a semana passada e agora atingiu 14,85%. Em compensação o Mato Grosso do Sul, e o campeão brasileiro de vacinação, ampliou a vantagem e agora já tem 32,4% da população do estado imunizada.

Dados do Ministério da Saúde também mostram uma nítida desvantagem do Mato Grosso no recebimento de vacinas, na comparação com o estado vizinho. Recebemos (veja o gráfico abaixo) 2.492.517 doses de vacina para uma população de 3.526.220 habitantes, contra 2.462.038 doses recebidas pelo Mato Grosso do Sul, que tem 2.809.394 habitantes. Na média recebemos 0,70 doses por habitante, enquanto o vizinho 0,88.

Outra “curiosidade” está na vacinação:
Das 2.492.517 doses recebidas, aplicamos 2.021.384 doses e, portanto, temos um estoque de 471.133 doses.
Já o Estado campeão de vacinação, o Mato Grosso do Sul, tem metade disso: 224.089 doses estocadas.

Veja:

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana