Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Saúde e Educação se unem para combater novas táticas do tabaco contra jovens

Publicados

em

Foto: TJDDF

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realiza o webinário “Desmistificando Narrativas: Quando o Tabaco se Disfarça de Moderno”, nesta quarta-feira (28.5), em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, para debater as novas estratégias da indústria do tabaco, voltadas para o público jovem.

O webinário acontecerá das 14h às 16h, pelo canal da Escola de Saúde Pública (ESP), no YouTube. As inscrições podem ser feitas neste link. O público-alvo do evento são os profissionais da Educação e da Saúde.

Além disso, a programação prevê um Dia D, na sexta-feira (30), com cinema nas escolas estaduais de Mato Grosso para apresentar um documentário sobre a temática aos alunos com mais de 14 anos.

Os eventos da campanha têm o objetivo de promover a difusão de informações sobre como a indústria do tabaco continua investindo em estratégias para conquistar novos consumidores, tendo como alvo o público jovem. O objetivo das ações é promover a construção do senso crítico em adolescentes e a prevenção à iniciação precoce do tabagismo.

Leia mais:  Mato Grosso homenageia servidores que completaram 25 anos de carreira

A superintendente de Atenção à Saúde da SES, Lenil da Costa Figueiredo, comentou que o webinário alertará para os danos do uso do tabaco.

“O webinário é uma forma de alertar a todos sobre os malefícios do uso do tabaco. Essa capacitação promovida pela SES é direcionada aos profissionais da saúde e à comunidade em geral, sendo voltada para a sensibilização e mobilização de toda comunidade escolar, o engajamento social e a realização de ações de promoção da saúde e proteção das crianças, adolescentes e jovens da interferência da indústria do tabaco”, explicou a gestora.

A responsável pela área técnica da SES, Milady Oliveira, pontuou sobre os danos à saúde causados pelos Dispositivos Eletrônicos de Fumar (DEF) e a importância do webinário.

“Embora os DEF estejam proibidos pela Anvisa desde 2009 no nosso país, é muito comum encontrarmos adolescentes e também adultos consumindo esses produtos no nosso cotidiano. Isso significa um grande desafio para a Saúde Pública, uma vez que o uso de vape, pod e outros dispositivos são extremamente danosos à saúde, com potencial de vício ainda maior que o cigarro convencional”, destacou.

Leia mais:  Virginia Mendes é "referência" no social, diz Max Russi sobre SER Família

“Nesse Dia Mundial sem Tabaco queremos revelar as estratégias de manipulação e os danos causados por esses produtos, visando a promoção de hábitos saudáveis entre os adolescentes e protegendo-os, a partir do estímulo à reflexão e à construção de um senso crítico sobre o assunto”, concluiu.

O Estado de Mato Grosso implementa políticas de prevenção ao tabagismo em consonância com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Sesp reforça segurança do Parque Novo Mato Grosso com 500 câmeras do Programa Vigia Mais MT

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) iniciou, nesta quinta-feira (6.11), a entrega de 500 câmeras de videomonitoramento do programa Vigia Mais MT para instalação no Parque Novo Mato Grosso, maior complexo multieventos da América Latina, sediado em Cuiabá.

A entrega está sendo feita ao MT Par, empresa pública estadual responsável pela implantação e gestão do parque. Estavam presentes para assinatura do termo de entrega o secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri e o presidente da MT Par, Wener Santos.

De acordo com o coronel César Roveri, a parceria entre o programa Vigia Mais MT e a MT Par é uma das mais importantes ações de integração tecnológica do Estado.

“Essa parceria da Secretaria de Segurança Pública com o Parque Novo Mato Grosso e a MT Par é muito importante. O Parque Novo Mato Grosso funcionará 24 horas por dia, inclusive com atividades noturnas, e contará com cerca de 500 câmeras acompanhando tudo em tempo real, garantindo proteção às famílias e visitantes”, destacou o secretário.

Roveri ressaltou ainda que a estrutura de segurança inclui a presença da Cavalaria da Polícia Militar, que atuará de forma permanente dentro do parque.
“Assim como ocorreu durante o show do Guns N’ Roses, que reuniu mais de 40 mil pessoas sem nenhuma intercorrência grave, teremos câmeras, policiamento e cavalaria atuando para garantir tranquilidade aos visitantes. O objetivo é proporcionar um ambiente seguro para as famílias mato-grossenses e turistas que vierem participar dos grandes eventos nacionais e internacionais”, completou.

Leia mais:  Estudante de Mato Grosso representa Pantanal em live do MEC e inspira jovens a agir contra as mudanças climáticas

Segundo o presidente da MT Par, Wener Santos, a instalação das câmeras representa mais um passo na parceria entre o Governo do Estado e o programa Vigia Mais MT.

“O Vigia Mais MT tem ajudado muito o Estado de Mato Grosso, e essa parceria com o Parque Novo Mato Grosso, é fundamental. É um local que vai reunir um grande número de pessoas e famílias, e o governo foca em garantir segurança para que todos se sintam bem”, afirmou.

Lançado pelo Governo de Mato Grosso, o Parque Novo Mato Grosso ocupa uma área de 300 hectares às margens da MT-251, cerca de 11 quilômetros. O espaço contará com estrutura para grandes eventos e shows, com capacidade para até 100 mil pessoas.

Vigia Mais MT

O Programa Vigia Mais MT já conta com mais de 15 mil câmeras integradas ao sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A iniciativa está presente em 129 municípios mato-grossenses, fortalecendo a atuação integrada entre as forças de segurança do Estado.

Leia mais:  Fim de semana tenso: Bombeiros resgatam 13 pessoas presas em elevadores em Mato Grosso

Com o uso de tecnologias avançadas, como o reconhecimento facial e a leitura automática de placas (OCR), o programa tem contribuído de forma decisiva para a prevenção e elucidação de crimes, além de garantir respostas mais rápidas às ocorrências.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana