MULHER

Roer unhas pode gerar doenças gastrointestinais; saiba como parar

Publicados

em


source
v
Alto Astral

unhas vermelhas

Roer as unhas  é algo que faz parte da vida de muita gente. Estudos apontam que até 30% da população mundial tem esse hábito, que pode parecer inofensivo, com prejuízos apenas estéticos, mas suas consequências também podem afetar a saúde.

Esse comportamento, também chamado de onicofagia, tem se tornado mais frequente durante a pandemia da Covid-19, que impactou a vida de todos este ano.

“O cenário de pandemia provocou uma mudança brusca na nossa rotina. Houve um aumento das emoções, tudo ficou mais aflorado. Por exemplo, alguém que durante a infância roía as unhas pode retomar esse comportamento diante desse momento tão difícil como uma forma de lidar com a angústia”, afirma Talitha Nobre, psicóloga do grupo Prontobaby.

Ao mesmo tempo, em meio à pandemia e aos cuidados necessários para evitar o contágio, o ato de colocar as mãos na boca e roer as unhas se tornou um perigo ainda maior para a saúde neste momento, alerta a dermatologista Fabiana Seidl.

“As unhas são locais de potencial acúmulo de micro-organismos, como bactérias, fungos e vírus. Roer as unhas torna a pessoa vulnerável a infecções, incluindo o coronavírus”, diz.

Além do risco de contaminação pela Covid-19, o comportamento expõe a pessoa a outros problemas, como a possibilidade de desenvolver infecções gastrointestinais, além de favorecer a inflamação ao redor das unhas.

“Ao colocar as unhas na boca, acabamos ingerindo germes e corremos o risco de desenvolver certos tipos de infecções gastrointestinais. Quando as roemos, também provocamos microtraumas nas cutículas. Muitas pessoas inclusive roem a pele envolta das unhas também, propiciando a entrada de germes e favorecendo a infecção e a inflamação no local, um processo chamado de paroníquia”, afirma Fabiana Seidl.

A saúde bucal também fica em risco. A odontopediatra e ortodontista Maria Fernanda Braga explica que roer as unhas prejudica o esmalte dos dentes, podendo desgastá-los, acarretando uma sensibilidade dentária no futuro:

“Além disso, quando se torna um hábito duradouro, a pressão exercida pode gerar retração da gengiva e alterar a mordida. Alguns estudos inclusive relacionam roer as unhas com um risco aumentado de desenvolver bruxismo, condição em que se range os dentes”.

Dicas para parar de roer as unhas

  • Cuide-se – ao deixar as unhas mais curtas e lixadas, é mais fácil evitar que elas sejam roídas. Valorizá-las, pintando, também pode ajudar.
  • Observe os estímulos – Hábitos normalmente estão associados a situações. Observar o que provoca o desejo de roer as unhas pode ser interessante para identificar os gatilhos e criar estratégias para desassociá-los.
  • Substitua – Um hábito é algo que você faz com frequência, quase que involuntariamente. Quando há o desejo de eliminar um hábito, como roer as unhas, substituir o comportamento por outro pode ser um caminho. Você pode, por exemplo, mastigar um chiclete.
  • Outros prazeres – Ampliar o “repertório” é necessário. É preciso que a pessoa busque outras formas de sentir prazer. E, para isso, ela deve explorar novos comportamentos que não lhe causem mal-estar.
  • Hábito ou compulsão? – Busque identificar se roer as unhas é um hábito ou uma compulsão, ou seja, se está associada a uma necessidade de obtenção de prazer que nunca vem. Nesse caso, é preciso buscar acompanhamento psicológico profissional.
  • Produtos amargos – Existem produtos, como esmaltes, com gosto ruim para ajudar quem quer parar de roer as unhas. No entanto, Talitha Nobre alerta que essas estratégias podem amenizar por um tempo, mas, se a prática estiver se tornado uma compulsão, o sintoma vai reaparecer, seja da mesma forma ou desencadeando outros formatos mais graves.
  • Hidrate-se – Hidratar as mãos é fundamental para evitar que as cutículas fiquem ressecadas e as unhas “desfolhem”. Isso evita que a pessoa tente arrancar alguma pele mais ressecada ou uma parte da unha quebradiça.
  • Comidas e bebidas – A alimentação equilibrada é essencial para manter as unhas saudáveis. O ideal é manter uma dieta rica em proteínas e com variedade de frutas, legumes e verduras. Alimentos como amendoim, nozes, amêndoas, tomate, ovo, cenoura, couve-flor e fígado podem contribuir para a saúde das unhas.
Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

MULHER

Horóscopo do dia: previsões para 18 de abril de 2021

Publicados

em


source
Mandala
Marcelo Dalla

Saiba como aproveitar melhor o seu dia de acordo com a previsão diária do horóscopo


ÁRIES 

Você pode expressar sentimentos e ideias com mais equilíbrio. Procure abrir seu coração: vale ouvir mais, pensar diferente, buscar novos pontos de vista. É importante compreender os sentimentos e as necessidades dos outros também. A Lua segue em Câncer, em harmonia com Urano: bom para fugir da rotina e promover inovações. Vale movimentar as energias em casa, mudar os móveis de lugar, por exemplo. Fica mais fácil adequar-se às circunstâncias. Vale também abrir a mente para novas percepções e aprendizados.


TOURO 

A sensibilidade ganha destaque com a Lua em Câncer, que pela manhã se combina com Urano. Continue aberto para introduzir mudanças práticas em sua vida. Caso queira expandir seus rendimentos, um novo curso, novas técnicas e tecnologias continuam favorecidas. Aproveite também para dar mais atenção a quem ama, num clima de intimidade. Lembre-se que a sedução e a conquista devem vir acompanhadas de responsabilidade. Esteja consciente de que as melhores colheitas vêm com perseverança. 

GÊMEOS 

Imaginação e inspiração continuam ativadas. A Lua se combina com o Urano, favorecendo atividades criativas. Vale aproveitar para meditar e visualizar os projetos se concretizando. Anote as novas ideias que surgirem, quando o Sol ingressar em seu signo poderá ativá-las. Procure também se resguardar, dormir mais, respeitar os limites do corpo. Aproveite para aprender algo novo e assimilar novas técnicas. Continue atento para as novas ideias que surgem. Elas tendem a se tornar produtivas num futuro próximo.

CÂNCER 

Você pode cuidar mais da casa, cultivar intimidade, aconchego e afeto. O dia promete ser mais agradável e produtivo. A Lua segue em seu signo, em harmonia com Urano: aproveite para cultivar equilíbrio emocional e dar atenção às pessoas que ama. Meditação, mantras, boa música ou um bom livro podem fazer muito bem para sua alma. Continue a questionar-se para perceber o que deve ser abandonado, deixado para trás. Velhos modelos já não servem mais, o céu o convida a mudar.

LEÃO 

A Lua segue em Câncer, favorecendo os encontros os encontros mais íntimos e as demonstrações de carinho. Aproveite para dar atenção a quem ama, cuidar de assuntos relativos ao lar e à família. A pressa e a inquietação podem ser amenizadas para não causar rupturas e prejuízos indesejáveis. Continue atento para evitar imprudências e atitudes radicais. Procure cultivar mais paciência, tolerância e compreensão. Ainda bem que hoje a Lua se combina com Urano para ajudá-lo a cultivar mais liberdade e criatividade.

VIRGEM 

Você viu?

A mente está aguçada, favorecendo novos aprendizados e novas experiências. Lua e Urano se alinham: aproveite para pensar diferente e abrir-se para novos pontos de vista. Evite comentários agressivos, priorize o que for necessário e essencial. Novas ideias e percepção entram em pauta, continue percebendo quais discussões são realmente produtivas para não perder tempo. Procure ver o que tem de bom e o que deve ser deixado para trás, em nome do amor por si mesmo, pelo outro e da vontade de crescer. 

LIBRA 

É hora de abrir-se para novas oportunidades. Conte com mais sensibilidade, inspiração e confiança. Bom período também para ficar próximo de pessoas queridas. Com Vênus em Touro e Lua em Câncer, é importante ouvir mais, e dar atenção para as pessoas que ama. Mas continue atento para evitar grandes gastos, você pode pesquisar melhor e priorizar a segurança. Vale também manter a mente aberta para assimilar novos conceitos, fazer novas amizades e expandir sua rede de contatos.

ESCORPIÃO 

Bom momento para limpar e harmonizar a casa ou o local de trabalho, eliminar a energia estagnada. Jogue fora o que não usa mais. O período traz potencial transformador. Lua e Urano indicam um bom período para questionar velhas crenças. Sua consciência se expande e você vê o mundo de maneira ampliada. Todo o tipo de novidade continua favorecida. Mas evite pressa, a correria e as atitudes impulsivas. Quanto mais tranquilidade puder cultivar, melhor. Novos aprendizados continuam favorecidos.

SAGITÁRIO 

Os relacionamentos podem se renovar com diálogos esclarecedores, carinho e atenção. Tudo depende de sua disposição para ouvir, aprender e interagir. A colaboração dos outros continua importante, sua capacidade de dar e receber é posta à prova. Procure aplicar com inteligência as leis do intercâmbio para multiplicar receitas e recursos. Coerência, praticidade e o impulso das pessoas próximas são fundamentais. É tempo de cultivar prudência, economia e maturidade para que possa avançar.

CAPRICÓRNIO 

Para refletir: tem esquecido de cuidar de si por causa do excesso de preocupações? É preciso adaptar seus objetivos, pois aos poucos você modifica a forma de enxergar a vida. A Lua segue em Câncer, favorecendo a intuição, o afeto e a sensibilidade. Lua e Urano combinam forças, favorecendo inovações. Bom domingo para fugir da rotina e fazer algo diferente. Aproveite para refletir sobre o que pode aprender, como inovar e aprimorar o serviço que oferece. É importante também regular os horários de sono, alimentação e exercícios físicos. 

AQUÁRIO 

Assuntos ligados à casa e à família ganham destaque. A Lua segue em Câncer: um convite para entrar em contato com o que é mais íntimo para você, fortalecer as ligações com as pessoas queridas. Aproveite para comunicar-se com cordialidade, expressar afeto e carinho. É importante também reconhecer as mudanças que deve efetuar, o Universo o empurra para novos aprendizados. Introduzir as mudanças aos poucos, com critério, planejamento e sabedoria, para que não ocorram rupturas e rompimentos indesejáveis.

PEIXES 

Bom período para dar atenção às questões domésticas, aos familiares e pessoas queridas. A Lua segue em Câncer, estimulando a sensibilidade. Além disso, a Lua se alinha com Urano: fica mais fácil cultivar criatividade. Atividades ligadas ao corpo e à estética ficam favorecidas. Você pode aproveitar para dar aquele toque especial à sua casa, para que ela fique mais aconchegante. Conte com mais amor, altruísmo e compaixão. A beleza em todos os níveis e significados ganha especial destaque.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana