JUSTIÇA
RN: Justiça do Trabalho mantém audiências telepresenciais até 5 de março

Diante do aumento de casos e do agravamento da crise provocada pelo Covid-19 no Rio Grande do Norte, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT21) manterá as audiências telepresenciais em suas Varas do Trabalho da capital e do interior até o próximo dia 5 de março. As sessões telepresenciais do Tribunal Pleno e das Turmas de Julgamento e audiências telepresenciais nas Varas serão mantidas.
As audiências presenciais agendadas para esse período serão remarcadas e as partes e seus advogados serão comunicados oficialmente pelas Varas. A decisão foi tomada pela presidência do TRT21 após reunião do Comitê Permanente de Avaliação de Medidas Preventivas para monitorar e integrar ações de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) do tribunal.
O TRT21 já realiza todos os seus atos processuais no meio digital, por meio do sistema de Processo Judicial Eletrônico. Durante esse período, o tribunal limitará o acesso às dependências a magistrados, servidores e estagiários e dará ênfase ao teletrabalho. Os magistrados ficarão atuando remotamente na fase de conhecimento e de execução, com a possibilidade de realizar atos por videoconferência, conforme definido no Ato 037/2020.
Fonte: TRT21

JUSTIÇA
STF rejeita denúncia contra parlamentares do PP

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (2) rejeitar denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra quatro parlamentares do PP. Por maioria de votos, o colegiado aceitou recurso da defesa dos parlamentares para rever decisão anterior a favor da abertura de ação penal.
Em 2017, os deputados Aguinaldo Ribeiro (PB), Arthur Lira (AL), hoje presidente da Câmara dos Deputados, e Eduardo da Fonte (PE) e o senador Ciro Nogueira (PI) foram denunciados por organização criminosa em um dos processos da Operação Lava Jato. Em junho de 2019, por 3 votos a 2, a Turma aceitou a abertura de ação.
Hoje, ao julgar os recursos contra a decisão, o placar foi favorável aos parlamentares. A alteração ocorreu devido à aposentadoria do ministro Celso de Mello, que votou a favor da denúncia no primeiro julgamento. Nesta tarde, o ministro Nunes Marques, que entrou no lugar de Mello, votou pela rejeição da denúncia.
Dessa forma, além de Marques, também votaram pelo arquivamento os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, por entenderem que, no mesmo caso, outras acusações contra os parlamentares foram arquivadas pela PGR. Edson Fachin e Cármen Lúcia mantiveram seus votos pela abertura da ação penal.
Nos recursos, os advogados dos parlamentares alegaram que houve obscuridades no acórdão do julgamento no qual a denúncia foi aceita. Segundo os advogados, entre as falhas, estaria a falta de apresentação de indícios da prática dos crimes e de descrição precisa da conduta dos parlamentares.
Edição: Aline Leal
-
chapada dos guimaraes7 dias atrás
Projeto une literatura e artes visuais em Chapada dos Guimarães
-
mato grosso4 dias atrás
Covid-19: Ouça mensagem de Mauro Mendes para Prefeitos; MT poderá parar
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Homem mata vizinha e cozinha o coração dela para comer com a família; entenda
-
mato grosso6 dias atrás
Secretária Nacional da Família conhece projetos desenvolvidos por Virginia Mendes
-
mato grosso4 dias atrás
Mato Grosso poderá decretar lockdown na próxima semana
-
AGRO & NEGÓCIO4 dias atrás
LEITE/CEPEA: Preço ao produtor acumula queda de 6,7% no primeiro bimestre
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Empresas que descumprirem medidas de enfrentamento à pandemia poderão ser cassadas em MT
-
mato grosso6 dias atrás
Cuiabá fecha 38 leitos de UTI; Governo do Estado notifica órgãos de controle