Rondonópolis

Relatório Detalhado das Votações da 39ª Sessão Ordinária.

Publicados

em


Relatório Detalhado das Votações da 39ª Sessão Ordinária..

Comentários Facebook
Propaganda

Rondonópolis

Prefeito abre grande mutirão de saúde em parceria com o Projeto Justiça Comunitária

Publicados

em


O Prefeito Zá Carlos do Pátio, o Secretário de Saúde, de Promoção Social e a Juíza de Direito Maria Mazarello Farias Pinto, e vários vereadores, abriram na manhã desta quarta-feira (20) o grande mutirão da saúde que está sendo realizado em parceria com o Poder Judiciário (TJ/MT) nas dependências da Vila Olímpica, localizada na Rua Sueli Maria da Silva, região da Vila Salmem.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Vinícius Amoroso, a Prefeitura está descentralizando os serviços públicos sociais e de saúde e levando até as pessoas, o mais próximo possível dos seus domicílios.

E o Poder Judiciário está participando da parceria/mutirão através do seu Projeto Justiça Comunitária, cedendo um caminhão-baú dotado de uma estrutura embarcada de dois consultórios oftalmológicos completos para consultas, exames e procedimentos médicos oftálmicos, no próprio local.

De acordo com Vinícius, a SMS deslocou todo o seu ‘staff’ de serviços e funcionará no local (Vila Olímpica) durante os próximos quatro dias, oferecendo orientações em higiene e saúde bucal; atendimentos em dermatologia, planejamento familiar etc., e cujos trabalhos começaram nesta quarta-feira (20), devendo ser encerrados no próximo sábado (23), data que antecede ao início de outro grande mutirão de serviços da prefeitura, desta feita, envolvendo a Coder e praticamente todas as secretarias da administração municipal, que terá início no sábado (23) beneficiando mais de 15 bairros da região.

Conforme a Secretária de Promoção e Assistência Social Iriana Cardoso, que também participa do mutirão, a sua pasta está contribuindo com os trabalhos, oferecendo atendimentos de atualização de Cadastro Único Inclusão (CadÚnico), e todos os serviços de assistência social com psicólogas às famílias, crianças e idosos.

JUIZA MAZARELLO

A Juíza de Direito e Coordenadora do Programa Justiça Comunitária em Rondonópolis, Maria Mazarello Farias Pinto, explicou que entendeu que precisava fazer mais uma ação social antes do final do ano em que a Pandemia marcou e marca ainda a vida de muita gente, sobretudo, os mais necessitados. “Então como o Tribunal de Justiça tem uma carreta oftalmológica, junto com a coordenação estadual, decidimos fazer a parceria com a prefeitura e trazer a estrutura até Rondonópolis, para atender a estas comunidades mais carentes.

Conforme a juíza, na próxima sexta-feira (22) deverá estar na cidade a presidente do TJ/MT Maria Helena Póvoas, o juiz Coordenador Estadual do Programa Justiça Comunitária, Toni Bezerra, para encerrar os serviços de orientações jurídicas; fazer a entrega de roupas e sacolões, que aliados aos atendimentos médicos ofertados pela prefeitura, incluindo os exames oftalmológicos, deverão mitigar o sofrimento daqueles que mais precisam. “Fizemos uma reunião com o prefeito, oferecemos a nossa estrutura, e o prefeito ampliou a ideia e está realizando este grande mutirão de saúde e que, a nosso ver, está de parabéns”, disse a magistrada.

O prefeito lembrou que desde 2017 mantém um bom relacionamento e uma parceria com o Poder Judiciário local e estadual. Desta feita, a parceria consiste na cessão do caminhão/consultório oftálmico, para a realização de consultas exames e procedimentos. “Então, nós fizemos essa parceria e vamos ampliá-la. Mas, a Prefeitura está indo adiante, e já está licitando a compra dos óculos”, pois, como ele mesmo disse: “não adianta nada fazer a consulta, o exame, e não ter o dinheiro para fazer os óculos. Então nós vamos comprar os óculos e entregar a cada cidadão que fizer o exame no mutirão e a toda a rede municipal”, garantiu Pátio.

Ao final ele destacou as ações que vão compor o Grande Mutirão Social e de Serviços que se inicia no próximo sábado na região, destacando a importância da ‘busca ativa’ de casa em casa, por crianças fora da escola.

Na verdade o prefeito já vem trabalhando intensamente e vem pedindo o empenho de todas as secretarias fins, juntamente às Agentes Comunitárias de Saúde e de Endemias (ACSs e ACEs), que já fazem esse trabalho de visita de casa em casa, para também se engajarem nessa luta pela unificação da educação e não deixar nenhuma criança em idade escolar, fora da escola.

Ao fundo, caminhão do programa Justiça Comunitária do TJ/MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana