MERCADO BOVINO

Relação da troca boi/bezerro cresce 19% em Mato Grosso, segundo dados do Imea

O bezerro de ano registrou leve valorização de 0,29%, semana passada, em Mato Grosso, estabelecendo-se em R$ 1.199,03/cabeça

Publicado


Divulgação

Bezerros

 

Os últimos seis meses foram de alento aos recriadores em Mato Grosso, aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). “Para se ter uma ideia, de maio/16 a outubro a relação de troca boi/bezerro registrou aumento de 19,46%, e isto ocorreu, principalmente, devido à desvalorização do bezerro de ano, que caiu 8,70% no período”.

 

A recomposição do rebanho é uma importante etapa para o bovinocultor de corte que realiza a recria/engorda, e para conseguir essa “restituição” dos animais o produtor recorre, na maioria das vezes, ao mercado de reposição.

 

Os economistas do instituto mencionam que, “apesar de a queda no preço da reposição ser algo comum no segundo sem estre do ano, visto que a demanda dos recriadores diminui por causa da piora nas condições de suas pastagens, outro fato que tem colaborado para este recuo e pode continuar a pressionar tal mercado para baixo é a quantidade de bezerros/as, que em 2015 atingiu o maior valor dos últimos cinco anos”.

 

O bezerro de ano registrou leve valorização de 0,29%, semana passada, em Mato Grosso, estabelecendo-se em R$ 1.199,03/cabeça, informa o Imea.

 

Comentários Facebook
publicidade

Rondonópolis

Obras de urbanização e pavimentação das Binários da Avenida dos Estudantes estão em ritmo acelerado

Publicado


 As obras para a conclusão da urbanização e pavimentação das Binários Norte e Sul, que margeiam a avenida dos Estudantes, na região do Sagrada Família, estão em ritmo acelerado. O investimento realizado pela Prefeitura de Rondonópolis nesta intervenção visa recuperar as margens da importante via para mobilidade urbana da cidade que antes eram tomadas por mato e erosões causadas pelas águas das chuvas.

Os trabalhos no local acontecem de “domingo a domingo”. Conforme o cronograma da empresa contratada pela prefeitura, as obras devem ser concluídas devem ser concluídas até o final do ano. “Estão bem adiantadas (obras) e acontecendo em ritmo acelerado”, comentou o fiscal da obra, o engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), Fernando Vilela.

O prefeito Zé Carlos do Pátio esteve, no domingo (22), vistoriando in loco o andamento dos serviços e ficou satisfeito com que viu. “Estou orgulhoso, as equipes não param e, assim como acontece em outras obras de pavimentação e drenagem espalhadas pela cidade, estão aproveitando o todo tempo de sol que tem para trabalhar e assim garantir a melhoria da nossa infraestrutura”, destacou.

Os recursos para o custeio das obras são oriundos de emenda da bancada federal de Mato Grosso, com contrapartida do município. De acordo o Fernando Vilela, as obras de pavimentação da pista da Binário Sul, do trecho que vai das proximidades do Asilo dos Idosos até o Jardim Atlântico, já estão concluídas, restando realizar apenas os serviços de construção do meio-fio, calçadas e paisagismo.

Já na Binário Norte, que receberá obras entre as rotatórias de acesso ao Parque São Jorge e Cidade de Deus, ele conta que a empresa contratada pela prefeitura já concluiu os serviços de subleito e sub-base. “Agora, irão trabalhar para preparação da base para colocar a capa asfáltica. Em seguida, serão realizados os serviços de construção de calçadas e de paisagismo”, disse.

Cartão Postal 

A primeira etapa das obras de urbanização, drenagem e pavimentação das Binários foi entregue pela Prefeitura de Rondonópolis em junho deste ano. O local ganhou um novo visual, transformando-se num cartão postal de cidade e um “point” de lazer e prática de exercícios físicos para os rondonopolitanos. A avenida dos Estudantes também foi contemplada pela prefeitura com a modernização da iluminação pública, com a implantação das luminárias de LED. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana