Rondonópolis

Região da Cascata recebe mutirão e anúncio de novas obras importantes para as comunidades locais

Publicados

em


O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, esteve na manhã desta quinta-feira (07) na região do assentamento rural Cascata, visitando e inaugurando obras onde também realizou um grande mutirão social rural em parceria com o Sindicato de produtores Rurais de Rondonópolis e SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, onde ofereceram mais de 30 serviços sociais às comunidades da região.

A visita começou com um passeio as obras de reforma do PSF da linha 01 da Cascata, recém-concluída. A unidade de saúde foi construída ainda na primeira gestão do prefeito, e passou por uma reforma completa da estrutura que agora irá atender com mais comodidade e conforto aos moradores da região.

Em seguida, a comitiva se dirigiu até a EMREF- Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Padre Dionísio Kuduavizcz, que sediou todo a estrutura do mutirão reunindo diversas Secretarias e a estrutura de atendimento do SENAR/Sindicato Rural de Rondonópolis.

Durante a visita, o prefeito se reuniu com diversos vereadores e líderes comunitários da região onde ouviu demandas das comunidades e anunciou novas obras de melhorias na região, incluindo a revitalização das estradas vicinais que cortam a região e beneficia a mobilidade das diversas comunidades rurais locais e seus respectivos assentamentos.

Para o prefeito estas ações compreendem valorização e reconhecimento do trabalho dos pequenos produtores rurais da agricultura familiar, bem como, uma forma de proporcionar cidadania e qualidade de vida à esta significativa parcela trabalhadora da população rondonopolitana.

Pátio anunciou melhorias na estrutura no entorno da Escola Padre Dionísio como a conclusão campo de futebol society, o asfaltamento da estrada que passa na frente da escola para evitar a poeira aos alunos em sala, e ainda se comprometeu em adquirir uma área em frente a unidade escolar para ampliar o espaço existente e construir quadras de areia, pista de caminhada entre outras melhorias

.
O objetivo do prefeito, segundo anunciou, é ampliar as atividades escolares como contraturnos, principalmente nos finais de semana, onde a comunidade em geral poderia usufruir mais da estrutura da escola com atividades esportivos-sociais ampliando a interação entre as pessoas.

Pátio anunciou a construção de academia popular, pista de caminhada, quadras esportivas de areia e até melhorias no espaço social localizado ao lado do PSF da linha 4, localizado paralelo à escola e cuja reforma também foi inaugurada oficialmente nesta quinta-feira (07).

Todavia, a mais esperada ação da comunidade foi confirmada pelo prefeito, durante o mutirão, que foi a retomada da revitalização e recuperação das vias vicinais que cortam a região da Cascata e demais assentamentos.

“Ao restaurarmos as estradas da região queremos valorizar e contribuir com a produção da agricultura familiar que terá melhores condições de escoar a sua produção, gerar recursos e renda e se manter na zona rural. O nosso objetivo é oferecer aos nossos produtores rurais, as mesmas condições sociais que os moradores da cidade têm. Boas escolas, boas condições de trabalho e oportunidades de se qualificarem e melhorarem de vida sem precisar ter que deixar suas moradias”, disse Pátio.

O Supervisor Regional do SENAR, José Eduardo Pio, agradeceu a parceria da Prefeitura com a sua instituição e falou da importância para os pequenos produtores da agricultura familiar em receber esse auxílio e esse apoio das instituições públicas, que melhoram, ampliam a qualidade de vida de cada cidadão rural, criando oportunidades de mais sucesso na produção de qualidade.

 
“O Senar está aqui hoje, dando esse suporte técnico aos pequenos produtores rurais da agricultura familiar, não apenas através dos cursos de formação e qualificação, mas sobretudo com assistência técnica, mas também, fazer a promoção social de cidadania com os exames de oftalmologia e odontologia, emissão de documentos, etc. E gostaríamos de agradecer esta parceria com a Prefeitura Municipal e todas as suas Secretarias por ter disponibilizado essa ação que vai beneficiar um número significativo de famílias de pequenos produtores rurais”, externou.

O mutirão teve início por volta das 8h e se estendeu até às 17h atendendo mais de 300 pessoas da região com diversos serviços. Apenas para exemplificar, somente exames de oftalmologia (exames de vista) foram 100. Lembrando que as pessoas examinadas ainda vão receber os óculos de graça nos próximos 30 dias.

Reunião com lideres comunitários, vereadores, representantes do Sindicato Rural e Senar e diversos secretários

PSF da Linha 01 da cascata, obra de reforma concluída e entregue

Prefeito inaugurando PSF da linha 04  da cascata e falando a comunidade

Comentários Facebook
Propaganda

Rondonópolis

Prefeitura entrega escrituras para moradores de cinco bairros de Rondonópolis

Publicados

em

Mais 35 famílias de cinco bairros de Rondonópolis realizaram, nesta sexta-feira (24), o sonho de ter um documento que comprove a posse definitiva da própria moradia.  Elas receberam de forma gratuita o título  definitivo de propriedade de seus imóveis que aguardavam  há cerca de 30 anos,  em uma reunião realizada com o prefeito José Carlos do Pátio,  no Palácio da Cidadania.

Durante o ato de entrega, ele destacou que com a escritura pública entregue gratuitamente pelo município traz muitos benefícios ao morador, que pode comprovar sua posse e garante segurança social e jurídica. 

“Ao viabilizar a escritura,  estas famílias vão poder conseguir, por exemplo, na Caixa Econômica Federal (CEF) um financiamento para ampliar e reformar a casa. Agora, terão esse direito, antes eles eram excluídos. Podem, agora, enfim, dizer que são donas dos seu imóveis. Isto é inclusão, dar dignidade, é promover cidadania”, frisou o prefeito.

Ressaltou ainda que  desde 2017 já foram realizadas a entrega de 18 mil escrituras em Rondonópolis, por meio do programa de regularização fundiária realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo.

“Sabemos a importância deste documento e o quanto ele significa para as famílias. Já estamos na Secretaria de Habitação  com  cinco mil escrituras públicas praticamente prontas para serem entregues e outras 3.500 encaminhadas para  o registro em cartório”, disse José Carlos do Pátio, reclamando da morosidade dos atuais gestores do Cartório do 1º Ofício. “O pessoal que está lá agora estão muito morosos. Antes,  as coisas aconteciam com mais agilidade”, criticou.

A secretária municipal de Habitação e Urbanismo, Huani Rodrigues, observa que a  escritura para uma residência popular custa  de  R$ 8 a R$10 mil e muitos não têm condições financeiras de legalizar o imóvel. “Através do programa de regularização da Prefeitura,  o documento sai sem nenhum custo”.

Ela lembrou que as 35 famílias contempladas com o título definitivo de propriedade de seus imóveis nesta sexta aguardavam por este documento há cerca de 30 anos. “Hoje, realizamos o sonho da garantia da propriedade. É uma luta de todos os moradores e é gratificante para a gestão municipal entregar este documento tão esperado por essas famílias”, falou.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana