AGRO & NEGÓCIO

Recursos de emenda parlamentar auxiliam no combate a pragas florestais

Publicados

em


O combate a formigas cortadeiras e à vespa-da-madeira, pragas que causam grandes impactos em plantios de pínus, ganhou reforço este ano. Recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal Carlos Chiodini (MDB/SC) proporcionaram continuidade e ampliação das ações de transferência de tecnologia, que fizeram com que a informação sobre o combate a estas pragas chegassem a produtores florestais, técnicos de empresas e assistência técnica e extensão rural. Além disso, os recursos proporcionaram a continuidade da produção do Nematec, que realiza o controle biológico da vespa-da-madeira. Só neste ano, foram produzidas e distribuídas cerca de 6.200 doses do produto, beneficiando empresas florestais de todo o Sul do país.

Além de informações no formato de eventos on-line, visitas de campo e produção de vídeos, também foi desenvolvida uma ferramenta computacional, denominada Manejo-Formigas, disponível para auxiliar na estratégia de controle de formigas cortadeiras. Os recursos também proporcionaram a aquisição de materiais e insumos para o funcionamento do Laboratório de Entomologia Florestal da Embrapa Florestas, que pesquisa diversas pragas florestais e desenvolve tecnologias para seu controle, especialmente utilizando medidas de manejo integrado de pragas. 

“Estes recursos chegaram em boa hora, pois permitiram que nos adaptássemos a uma situação de pandemia para continuar fazendo a tecnologia chegar aos usuários”, ressalta a pesquisadora Susete Chiarello Penteado. A emenda parlamentar foi articulada em parceria pela Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) e Associação Sulbrasileira de Empresas Florestais (ASBR). Mauro Murara Jr, diretor-executivo da ACR, ressalta que “a emenda parlamentar atende a atividade florestal nos três estados da Região Sul do país, considerada responsável pela geração de emprego e renda, tanto em empresas florestais como em propriedades de agricultura familiar. Cuidar da sanidade destes plantios é essencial”.

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Propaganda

AGRO & NEGÓCIO

Abertas inscrições para curso on-line Apicultura para iniciantes

Publicados

em


Os interessados em iniciar uma criação de abelhas, têm agora a oportunidade de se capacitarem para começar a criar abelhas africanizadas Apis mellífera, as abelhas com ferrão, também conhecidas como europeias em algumas regiões.

A Embrapa está oferecendo o curso Apicultura para iniciantes na plataforma e-Campo. A capacitação é gratuita e a oferta é contínua, ou seja, o interessado poderá inscrever-se a qualquer momento daqui em diante.

>

O curso, com carga horária de 20 horas, é composto por seis módulos, que apresentam informações detalhadas sobre as abelhas e sua criação no Brasil, orientações sobre os produtos das abelhas, materiais e equipamentos apícolas, instalação e povoamento do apiário e conclui com o manejo das colônias.

Ao final do curso, o participante deverá reconhecer diferentes tipos de abelhas, em especial a abelha africanizada Apis mellifera, e apresentar aspectos da atividade apícola no Brasil; Listar os produtos das abelhas e suas principais características, composição e utilização; Reconhecer os materiais necessários para a criação de abelhas e suas respectivas funções; Identificar as características adequadas do local para a instalação de um apiário; Identificar as vantagens as formas de obtenção de enxames, suas vantagens e desvantagens e indicar técnicas de manejo das colônias de abelhas no apiário. 

Para mais Informações sobre o curso: [email protected]

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana