TECNOLOGIA

Recurso da Apple que impede rastreamento é inútil, conclui pesquisa

Publicados

em


source
Pesquisa critica ferramenta da Apple
Unsplash/Jenny Ueberberg

Pesquisa critica ferramenta da Apple

Um estudo da Lockdown Privacy, empresa formada por ex-engenheiros da Apple, concluiu que o sistema da Apple que impede o rastreamento de usuários de iPhones é “inútil”. De acordo com os pesquisadores, os aplicativos continuam usando outras estratégias para burlar as novas regras.

A ferramenta, chamada de  App Tracking Transparency (ATT), chegou em abril deste ano com o iOS 14.5. Com o recurso, aplicativos não podem mais rastrear informações dos usuários sem consentimento explícito.

Na ocasião, a  novidade gerou polêmica, já que o modelo de negócios baseado em dados de várias plataformas, como o Facebook, foi prejudicado. Agora, o estudo msotra que a ferramenta, na verdade, permite o rastreamento mesmo que os usuários escolham não ser rastreados.

“Descobrimos que a funcionalidade não fez diferença no número total de rastreadores de terceiros ativos e teve um impacto mínimo no número total de tentativas de conexão de rastreamento de terceiros. Além disso, confirmamos que dados pessoais ou do dispositivo estavam sendo enviados aos rastreadores em quase todos os casos. A ATT foi funcionalmente inútil para interromper o rastreamento de terceiros, mesmo quando os usuários escolhem explicitamente ‘Ask App Not To Track'”, diz o relatório.

Leia Também

Ao constatar que a ferramenta não é útil, os pesquisadores afirmaram, ainda, que ela é ruim, já que dá aos usuários uma falsa sensação de privacidade. Eles criticam, ainda, que a Apple usa um “sistema de honra”, confiando quando os desenvolvedores de aplicativos asseguram que não coletam dados dos usuários. “Os aplicativos não tem incentivo para serem honestos, uma vez que todos os concorrentes estão mentindo”, disseram os pesquisadores.

Procurada pelo The Washignton Post, a Apple se defendeu. “A Apple acredita que o rastreamento deve ser transparente para os usuários e sob seu controle. Se descobrirmos que um desenvolvedor não está honrando a escolha do usuário, trabalharemos com o desenvolvedor para resolver o problema ou eles serão removidos da App Store”.

Comentários Facebook
Propaganda

TECNOLOGIA

Como sincronizar o Google Drive com pastas do seu computador

Publicados

em


source
Veja como sincronizar suas pastas na nuvem
Unsplash/Bench Accounting

Veja como sincronizar suas pastas na nuvem

É possível sincronizar o Google Drive com as pastas do seu computador e mantê-las salvas na nuvem automaticamente. Para isso, é preciso instalar o programa de backup e sincronização, compatível com Windows e também com macOS, e fazer login na sua conta diretamente pelo aplicativo. Veja, a seguir, o passo a passo de como sincronizar o Google Drive com as pastas do seu PC.

Tempo necessário: 10 minutos.

Como sincronizar o Google Drive no PC

Para sincronizar as pastas do seu computador no Google Drive, é preciso instalar o cliente do serviço da Google em seu dispositivo, compatível com Windows e macOS. Antes de prosseguir, entretanto, verifique se você tem espaço suficiente de armazenamento no Google Drive para salvar suas pastas no Drive do Google.

  • 1. Faça o download do aplicativo do Google Drive

O primeiro passo para sincronizar suas pastas com o Google Drive é fazendo o download do aplicativo dedicado a isso. Acesse o site e clique em “Fazer o download do Drive para Computador”;

  • 2. Instale o app

Assim que baixado, execute o instalador e faça a instalação do app no seu sistema operacional. O processo pode levar alguns minutos para ser finalizado;

  • 3. Faça login

Na sequência, abra o aplicativo do Google Drive. Será preciso que você faça login com sua conta Google;

  • 4. Acesse o app

    Leia Também

    Leia Também

Assim que logado, o ícone do Google Drive estará na bandeja do seu computador. Clique no app, acesse o ícone de engrenagem e vá até “Preferencias” para configurar a sincronização.

  • 5. Selecione as pastas

Selecione a guia “Meu laptop” e clique em “Adicionar pasta”. Na sequência, escolha quais pastas serão enviadas para o Google Drive e confirme em “Selecionar pasta”. O programa irá pedir uma nova confirmação. Clique em “Salvar”;

  • 6. Confirme a sincronização

Para confirmar se a sincronização foi finalizada, acesse a bandeja do seu computador e abra o aplicativo do Google Drive. Caso a sincronização esteja pausada, vá até o ícone de engrenagem e selecione “Retomar sincronização”.

E pronto, agora você já sabe como sincronizar o Google Drive com seu PC. Esse processo também é válido para quem já possui o Google Drive instalado no computador. Para isso, basta seguir o tutorial a partir do passo 4.

A ferramenta de sincronização do Google permite que você sincronize apenas algumas pastas de seu computador com a nuvem se quiser. Isso evita ter que baixar todos os arquivos que você já tem na nuvem para o seu computador, se a máquina não tiver espaço suficiente no disco rígido (HD) físico. Se você possui um Mac, veja, a seguir, como sincronizar no seu dispositivo.

Como sincronizar o Google Drive no Mac

O processo é bastante semelhante ao ensinado no passo a passo acima. Porém, pode ser que encontre algumas diferenças de nomenclaturas e de processos, já que se trata de outro sistema operacional.

  • 1. Abra o aplicativo

Assim como no Windows, abra o aplicativo do Google Drive, faça login com sua conta e na aba “Meu MacBook” clique em “Adicionar pasta”;

  • 2. Selecione as pastas

Na sequência, selecione a pasta no qual deseja enviar para a nuvem;

  • 3. Confirme a sincronização

Por fim, deixe a opção “Sincronizar com o Google Drive” ativada e clique em “Concluído”.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana