Cuiabá

“Recomendação do MP valoriza comissão de acompanhamento da vacina”, diz Edna

Publicados

em


Carol Siqueira | Secom Câmara Municipal de Cuiabá

Em sessão da Câmara Municipal de Cuiabá realizada nesta quinta-feira (25), a vereadora Edna Sampaio (PT) comemorou a recomendação feita pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) nesta quarta (24) para que as prefeituras excluam da fila de vacinação prioritária contra a Covid-19 os profissionais da saúde que exercem atividades fora dos espaços de risco de contágio. Atualmente, a vacinação é permitida a profissionais de fora da linha de frente, como dentistas e veterinários.

Para ela, esta é uma prova de alinhamento entre o MP (com quem ela esteve reunida recentemente) e a comissão de vereadores criada na Câmara para acompanhar o programa de vacinação da prefeitura.


“Fiquei muito feliz em saber que o MP recomendou à Secretaria de Saúde que os grupos prioritários da saúde fossem explícitos para que não pudéssemos ter desperdício da vacina, algo que nós viemos falando já há muito tempo e que agora se tornou uma recomendação. O MP percebeu, assim como nós, e isso dá um adicional à importância desta comissão”.

Quilombolas

A vereadora também elogiou a decisão do STF, publicada nesta quarta-feira (24), que obriga o governo federal a apresentar plano de vacinação para as comunidades quilombolas e determina a suspensão dos mandados referentes a disputas de terras ocupadas por eles, decisão que, segundo ela, é um resultado da articulação dos partidos progressistas.

“O STF decidiu, provocado, pelos partidos do campo progressista, a obrigatoriedade do governo federal em constituir um grupo de trabalho para apresentar um plano de vacinação específico para as comunidades quilombolas e determinou a suspensão dos mandados de despejo em terras quilombolas que sofrem litígio, o que dá a esta comunidade tão sofrida a possibilidade de permanecerem e não serem despejadas em plena pandemia, que era o que estava acontecendo, lamentavelmente”, avaliou ela.&nbsp

Neusa Baptista | Assessoria de Comunicação Vereadora Edna Sampaio

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Secretário Samaniego assume Semob e Luis Claudio acumula Governo e Meio Ambiente

Publicados

em


Davi Valle

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro nomeou, na noite desta quarta-feira (05), Juares Samaniego para ocupar o cargo de secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá. Com a indicação do chefe do Executivo, o secretário de Governo, Luis Claudio de Castro Sodré é quem assume o lugar de Samaniego – interinamente  – na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável. Sodré irá acumular as pastas de Governo  e de Meio Ambiente. As nomeações serão publicadas na Gazeta Municipal de quinta-feira (06). 

A escolha de Emanuel Pinheiro leva em consideração a capacidade técnica dos dois gestores. “Juares e Luis Claudio são dois grandes secretários e têm serviço prestado. Tenho plena confiança de que farão um ótimo trabalho à frente das respectivas Secretarias, dando sequência e avançando ainda mais nas conquistas alcançadas pelos seus antecessores”, disse o prefeito de Cuiabá. 

Juares Silveira Samaniego tem 55 anos, é casado e pai de três filhos. Natural de Ponta Porã (MS), ele vive em Cuiabá há 33 anos. Graduou-se em Engenharia Civil e Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1988.

Formou-se ainda em Direito pela Universidade Cândido Rondon (Unirondon).  Atuou como presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Além disso, colaborou com a Frente Parlamentar de Desenvolvimento em Prol da Retomada das Obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

Já Luis Claudio de Castro Sodré tem 54 anos, é casado e pai de três filhos, natural do Rio de Janeiro (RJ). Vive há 42 anos em Cuiabá. Formado em Direito, é servidor de carreira do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), onde ingressou em 1987. Ele também tem pós-graduação em Direito civil pelo IDP Brasília.

Exerceu os cargos de presidente da Associação dos Servidores do Poder Judiciário, presidente do Instituto de Seguridade Social dos Servidores do Poder Judiciário, vereador do município de Cuiabá na legislatura 2017-2020, quando atuou como líder do prefeito. Disputou as eleições de 2020 para vereador, obtendo 3.001 votos, sendo o sétimo mais votado.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana