POLÍTICA NACIONAL
Psol lança o nome de Erundina para disputar a presidência da Câmara


A deputada Luiza Erundina (SP) foi anunciada nessa sexta-feira (15) como candidata do Psol à presidência da Câmara dos Deputados. Com essa anúncio, já são oito os nomes lançados para a disputa do cargo.
A Executiva Nacional do Psol defendeu em nota a construção de uma candidatura de esquerda no primeiro turno que apoie ” as bandeiras da ampliação de direitos, da democracia, da soberania nacional, da defesa da saúde pública, de mudanças antiausteridade na política econômica, da vacinação de todos e todas e do combate a todas as formas de discriminação e opressão, bandeiras estas que serão reforçadas por uma presidência da Câmara dos Deputados que dê início ao processo de impeachment de Bolsonaro”.
Diálogo com outros partidos
O Psol também afirma que, caso a candidatura de esquerda não esteja no segundo turno, que o voto da bancada do partido seja no candidato que representar uma alternativa àquele apoiado pelo governo Jair Bolsonaro. O partido pediu o diálogo com deputados e deputadas de outras legendas que defendam uma candidatura de esquerda.
Erundina tem 86 anos e está em seu sexto mandato de deputada federal. Natural de Uiraúna (PB), foi prefeita de São Paulo (1989-1992) e, nas últimas eleições municipais, disputou novamente o cargo, na condição de vice na chapa com Guilherme Boulos.
Candidatos
A eleição para definir o comando da Câmara no biênio 2021/2022 ocorrerá no começo de fevereiro. Na ocasião, também serão escolhidos os demais ocupantes da Mesa Diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e os respectivos suplentes.
Até o momento, além de Erundina, anunciaram candidatura à presidência os deputados Arthur Lira (PP-AL); Baleia Rossi (MDB-SP); Capitão Augusto (PL-SP); Fábio Ramalho (MDB-MG); André Janones (Avante-MG); Marcel van Hattem (Novo-RS); e Alexandre Frota (PSDB-SP).
Redação – RS

POLÍTICA NACIONAL
Contrariando decisão de Fachin, ministros do STF querem julgar suspeição de Moro


Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) querem julgar a suspeição do ex-juiz Sergio Moro nos casos envolvendo o ex-presidente Lula mesmo após decisão do ministro Edson Fachin ter anulado as condenações do petista ter classificado a 13ª Vara Federal de Curitiba “incompetente”.
Na avaliação dos ministros, a decisão de Fachin não prejudica o julgamento de Moro. Integrantes da 2ª Turma do STF, onde a ação contra Moro tramita, pretendem manter a análise da suposta parcialidade do ex-juiz nos processos que envolvem Lula.
Com a anulação desta segunda (8), Lula deixou de ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e ganhou novamente todos os seus direitos políticos, podendo inclusive se candidatar para cargos públicos.
Em seu despacho, Fachin considerou que todos os habeas corpus apresentados pela defesa do ex-presidente questionando a conduta da Justiça ficaram prejudicados. Isso quer dizer que todos perdem a razão de ser e devem ser arquivados. Entre eles está a ação que levanta a suspeição de Sergio Moro .
A previsão é que ela seja pautada ainda no primeiro semestre. Os ministros da 2ª Turma vão ter a palavra final sobre a pertinência de que ela ainda seja analisada.
Lula foi condenado em 2017 e preso em 2018 por causa do tríplex. A defesa dele sempre questionou a conduta de Moro, afirmando que ele se conduziu de forma parcial nos processos que envolvem o ex-presidente.
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Mulher ‘desaparece’ em frente às câmeras durante temporal no Ceará; assista
-
artigos6 dias atrás
Não é Covid, é dengue!
-
BRASIL E MUNDO7 dias atrás
Liberação em 5 dias pela Anvisa de vacinas aprovadas em outros países é vetada por Bolsonaro
-
mato grosso5 dias atrás
Desembargador manda Prefeitura de Cuiabá seguir decreto do Governo do Estado
-
CIDADES6 dias atrás
Compra de vacinas por estados, municípios e setor privado é aprovada na Câmara
-
POLÍCIA5 dias atrás
Polícia cumpre mandados e prende 16 pessoas ligadas a organização criminosa
-
AGRO & NEGÓCIO7 dias atrás
Software gratuito oferece recomendações de calagem e adubação para diversas culturas agrícolas
-
CURIOSIDADES3 dias atrás
Crocodilo “ladrão” tenta roubar tubarão fisgado por pescador; veja quem venceu