TECNOLOGIA

PS5 é atualizado para receber um dos melhores recursos dos Xbox Series

Publicados

em


source
PS5 recebe atualização
divulgação

PS5 recebe atualização

O PS5 e o PS4 receberam uma nova atualização de sistema nesta quarta-feira (23). Esse update habilita funções muito aguardadas pelos donos dos consoles, como as Parties Abertas e melhorias na interface. A principal novidade, porém, é que a Sony está se preparando para incluir no PS5 um dos melhores recursos do Xbox Series X|S: o VRR.

A taxa de atualização variável — do inglês Variable Refresh Rate (VRR) — chega em breve ao console mais poderoso da Sony. Isso significa que, em telas compatíveis com a tecnologia, os jogos de PS5 vão rodar de maneira mais fluida, com imagens suaves, reduzindo os problemas causados por taxas instáveis de quadros por segundo.

Além disso, o VRR promete diminuir o intervalo entre os comandos realizados no controle e a imagem exibida na tela. Em títulos de ação, luta ou corrida, nos quais cada quadro por segundo importa no cenário competitivo, essa tecnologia pode melhorar a experiência dos jogadores de forma considerável e até garantir certa vantagem, em alguns casos.

O recurso também pode amenizar falhas em jogos com problemas de desempenho. O recém-lançado Elden Ring, por exemplo, sofre com quedas bruscas na taxa de quadros por segundo em sua versão para PS5. Com o VRR, essa instabilidade deve ficar menos visível, pois a tela irá adaptar a taxa de atualização em tempo real, conforme as imagens são exibidas pelo game.

Contudo, o VRR tem algumas limitações. Em primeiro lugar, a tecnologia só poderá ser habilitada se o PS5 estiver conectado em telas compatíveis com HDMI 2.1. A Sony vai permitir ativar o recurso nas configurações do console para melhorar qualquer jogo, mas somente títulos atualizados pelas desenvolvedoras vão aproveitar as vantagens ao máximo.

Leia Também

Ainda não há previsão para o VRR chegar ao PS5, mas é provável que o recurso comece a ser testado nas próximas atualizações para usuários beta ao longo do ano. Vale lembrar que a tecnologia está presente nos Xbox Series X|S desde o lançamento dos consoles, em 2020.

Parties Abertas e mais novidades já estão disponíveis

Apesar de ainda não habilitar o VRR, a atualização mais recente do sistema da Sony trouxe novidades para o PS5 e PS4. A principal é a estreia em ambos os consoles das Parties Abertas, que permitem a entrada de amigos no chat de voz, sem um convite do dono da sala.

Enquanto isso, o PS5 recebeu, com exclusividade, melhorias visuais na interface da Game Base e nos cartões de troféus. Também é possível ativar novas opções de acessibilidade, como áudio mono para fones de ouvido.

Os jogadores dos EUA e do Reino Unido já podem usar comandos de voz no PS5 para encontrar ou abrir jogos e aplicativos, assim como mudar configurações do console. Por enquanto, o recurso está disponível somente em inglês.

Por fim, a Sony agora permite usar o aplicativo PS App para entrar em Parties Abertas e Fechadas pelo celular. O Remote Play para smartphones também recebeu melhorias, como um modo escuro e Leitor de Telas em português do Brasil.

Comentários Facebook
Propaganda

TECNOLOGIA

Android 13 é lançado com novidades em personalização e conectividade

Publicados

em

Android 13 foi oficialmente lançado nesta segunda-feira (15)
Giovanni Santa Rosa

Android 13 foi oficialmente lançado nesta segunda-feira (15)

O Google lançou oficialmente o Android 13 nesta segunda-feira (15). O sistema foi liberado para os Pixels primeiro. Outras marcas devem liberar atualizações ainda este ano. A gigante das buscas diz que Samsung, ASUS, Nokia, Motorola, OnePlus, Oppo, Sony e Xiaomi estão nessa lista. A décima-terceira versão do sistema do robozinho verde traz novidades visuais, de privacidade e de conectividade entre aparelhos.

Grande parte das características do Android 13 já era conhecida das versões de testes. O sistema estava liberado para testes de desenvolvedores desde fevereiro de 2022, e o último beta apareceu na metade de julho.

Ao longo destes meses, vimos muitos recursos que agora foram oficializados, como ícones que se adaptam ao tema da interface, um seletor de fotos para apps que não dá acesso a todos as imagens da sua galeria e um novo controle de música.

O que tem de novo no Android 13?

O Google destacou 13 recursos novos do Android 13:

  • Ícones personalizáveis para aplicativos que não são do Google, como parte do Material You;
  • Escolhas de idioma independentes para cada app;
  • Tocador de música atualizado, que destaca a arte do disco e tem uma barra de progresso;
  • Papel de parede com menor luminosidade e tema escuro na Hora de Dormir;
  • Seletor de fotos para apps que não libera o acesso a todos os arquivos da galeria;
  • Limpeza automática da área de transferência após um tempo, caso o usuário copie informações sensíveis como e-mail, endereço, celular ou login;
  • Apps terão que pedir permissão para enviar notificações;
  • Spatial Audio com rastreamento de cabeça: os fones se adaptam para dar a sensação de que o som vem de uma fonte fixa no espaço;
  • Transmitir mensagens do Android para um Chromebook. Funciona com o Google Mensagens e também com Signal e WhatsApp, entre outros;
  • Suporte a áudio Bluetooth Low Energy (LE);
  • Barra de tarefas para tablets atualizada, que permite arrastar e soltar qualquer app usando o modo tela dividida;
  • Tablets Android reconhecem diferenças nos toques de uma caneta stylus e de cada dedo da mão, ajudando quem desenha;
  • Copiar conteúdo no celular e colar no tablet. Este recurso estará disponível até o fim do ano.


Fonte: IG TECNOLOGIA

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana