AGRO & NEGÓCIO

Prosa Rural – Aplicativo para cálculo dos custos de produção de caprinos e ovinos

Publicado


Outubro/2020 – 4ª Semana – Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

O Prosa Rural desta semana fala sobre as ferramentas para cálculo de custos de produção em caprinos e ovinos. Com a Planilha de Gestão ou o aplicativo de Custos fica mais fácil, para o criador, gerenciar esses custos e organizar melhor a produção. Além de calcular os custos, dá até pra fazer simulações!  O convidado do programa é o pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos, Klinger Magalhães. Quer saber mais sobre o assunto? É só ficar ligado no Prosa Rural, o programa de rádio da Embrapa!

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
publicidade

AGRO & NEGÓCIO

Mulheres vencem a Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte

Publicado


As mulheres voltaram a vencer a Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte, versão 2020, que terminou nesta sexta-feira 27. Elas conquistaram os três primeiros lugares na modalidade Iniciação Científica, que é a base do estudo dos bolsistas na instituição. Também no concurso de fotografias relacionadas à pesquisa científica, categoria Estudante, deu mulher “na cabeça”. 

O primeiro lugar foi o trabalho “Assimetria flutuante como bioindicadora de estresse ambiental em Melipona subnitida Ducke”. Autora: Vanessa Gomes de Moura, que foi orientada pela pesquisadora Fábia Pereira. O segundo trabalho premiado foi “Componentes da produção do milho inoculado com bactérias promotoras de crescimento vegetativo, em Teresina, Piauí. Autora: Thais Santiago de Sousa. A orientadora foi a pesquisadora Rosa Maria Mota.

A estudante Cleidiane Macêdo Santos ficou em terceiro lugar com o trabalho de nome bem científico: “Diferenciação de Trichogramma Westwood 1833 (Hymenoptera : Trichogrammatidae) com base no gene citocromo oxidase I (COI) e na região do espaço transcrito interno 2 (ITS2). O pesquisador Paulo Sarmanho foi o orientador do trabalho..

O concurso de fotografia, que já é tradição nas seis versões da Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte, este ano estreou a modalidade Empregado. O vencedor foi o técnico Francisco Gustavo Carvalho de Sousa, que é supervisor de campos experimentais em Teresina, com a foto “A lagarta”. Na categoria Estudante, deu empate entre as estudantes Ana Beatriz Sousa Silva, com a foto “Doce Mel, mel uruçu”, que ilustra esta notícia; e Gabriela Rodrigues Alencar Ferry, com a fotografia “Abelha na flor”. 

Todos os premiados receberão troféus. O evento, que foi 100% virtual e que já faz parte do calendário universitário de Teresina, foi coordenado pela pesquisadora Fábia Pereira.

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana