POLÍTICA NACIONAL
Propaganda antecipada: TRE manda retirar fotos de Tarcísio de ônibus


Decisão liminar da Justiça Eleitoral determinou a retirada de fotos do pré-candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) por “propaganda eleitoral antecipada” em ônibus da empresa Urubupungá, na cidade de Osasco, na Grande São Paulo.
O desembargador Sérgio Nascimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) mandou retirar as imagens, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.
“A propaganda veiculada caracteriza-se como propaganda antecipada irregular (…) Ademais, considerando-se que a continuação de veiculação de propaganda em inobservância à legislação eleitoral possui potencialidade para afetar o pleito eleitoral.”, escreveu o desembargador.
Ao lado de Tarcísio na imagem, aparece o vereador Ralfi Silva (Republicanos), que é pré-candidato a deputado estadual.
A liminar atende a uma representação feita pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O pré-candidato da sigla e ex-prefeito, Fernando Haddad, lidera as pesquisas de opinião. No último levantamento do instituto Datafolha, Haddad aparece com 29% das intenções de voto, seguido por Márcio França (PSB), com 20%, e Tarcísio de Freitas, que tinha 10%. No cenário sem França, porém, Haddad sobe para 35%, e Tarcísio aparece em segundo com 11% e em empate técnico com o governador de São Paulo Rodrigo Garcia.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

POLÍTICA NACIONAL
“Antibolsonaro é alergia, antipetismo é epidemia”, diz Ciro Nogueira


Nesta quinta-feira (18), o ministro da Casa Civil Ciro Nogueira (PP) usou seu perfil no Twitter para alfinetar o PT e defender o presidente Jair Bolsonaro (PL). Na avaliação dele, o antipetismo sempre existirá, enquanto o antibolsonarismo é um sentimento passageiro.
“Há quem não goste de Bolsonaro? Sim. Mas não existirá um antibolsonarismo. Já o antipetismo sempre existiu e nunca vai acabar. Antibolsonaro é alergia. Antipetismo é epidemia”, escreveu o ministro.
Ciro Nogueira já foi aliado do Partido dos Trabalhadores e chegou a dizer que estaria com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “até o fim”, quando o líder nas pesquisas foi impedido pela Justiça de concorrer à Presidência em 2018.
Naquele ano, o PP decidiu apoiar o então candidato Geraldo Alckmin. Porém, Nogueira acabou se tornando um “rebelde” e resolveu fazer parte da campanha de Fernando Haddad (PT) já no primeiro turno, subindo no palanque petista.
Em 2017, o ministro da Casa Civil chegou a criticar o presidente Jair Bolsonaro (PL), chamando-o de fascista. “O Bolsonaro, eu tenho muita restrição, porque é fascista, ele tem um caráter fascista, preconceituoso, é muito fácil ir para a televisão e dizer que vai matar bandido”, declarou para a TV Meio Norte.
A postura em relação ao chefe do executivo federal mudou no ano passado, quando passou a ser cotado para comandar a Casa Civil. Nos últimos meses, ele tem usado as redes sociais para atacar o PT, posicionamento muito diferente de quatro anos atrás.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política
-
METEOROLOGIA3 dias atrás
Tire os casacos do guarda-roupas e se prepare, vem aí mais uma frente fria
-
CURIOSIDADES7 dias atrás
Urso fica ‘chapado’ após ingerir mel que contém substâncias alucinógenas; veja vídeo
-
mato grosso7 dias atrás
Mato Grosso é o estado brasileiro com maior crescimento econômico em 2022
-
HOMOFOBIA6 dias atrás
Palhaço de rodeio diz que “a maior tristeza é ter um filho viado e não poder matar” e causa revolta na internet; veja o vídeo
-
cultura6 dias atrás
Sesc celebra Dia dos Pais com samba, gincanas e roda de conversa
-
cultura5 dias atrás
Artesanato do Centro-Oeste compõe exposição no Rio; rede de Mato Grosso faz sucesso
-
SUA SAÚDE AQUI6 dias atrás
Frio abaixo de 14 graus aumenta ocorrência de infarto e AVC. Saiba se proteger
-
artigos6 dias atrás
Fraturas em crianças