Pesquisar
Close this search box.

campo verde

Projeto Muxirum da Alfabetização, da Seduc chega ao município

O desafio é tornar o município o primeiro do Centro-Oeste livre de Analfabetismo. Meta é alfabetizar 400 pessoas e, com isso, reduzir para 3% o número de iletrados

Publicados

em


 

Junior Silgueiro

Muxirum da Alfabetização chega em Campo Verde

Muxirum da Alfabetização chega em Campo Verde

O Projeto Muxirum da Alfabetização, da Secretaria de Estado de Educação, Esportes e Lazer (Seduc), chega nesta sexta-feira (16) à cidade de Campo Verde (a 131 quilômetros ao sul da Capital) com o desafio de alfabetizar 400 pessoas – entre jovens e adultos. A meta é obter a taxa de 3% de pessoas sem saber ler e escrever, índice que a Organização das Nações Unidas (ONU) considera que o município está livre de analfabetos. 

 

Campo Verde conta com uma população de 1.204 pessoas iletrados num total de 25.625 moradores, com 15 anos ou mais, representando um índice de 4,7%.

 

A Confederação Nacional dos Municípios (CMN) divulgou nesta quarta-feira (14) que apenas 64 municípios brasileiros receberam o selo de Município Livre de Analfabetismo conferido pelo MEC, sendo que Campo Verde pode ser o primeiro do Centro-Oeste a configurar nesta lista.

 

Segundo o líder do projeto, Abílio Camilo, o Muxirum da Alfabetização conta no município conta com uma equipe de 30 alfabetizadores – que serão responsáveis por 34 turmas. “Nesta fase, a equipe está em busca de 400 pessoas. Esse é o número mínimo”, destaca.

 

Para obter a meta, além da parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campo Verde, projeto deverá receber o reforço de entidades religiosas, clubes de serviços – como Lions e Rotary e sindicatos rurais.

 

“Em face dos bons resultados do ano passado, vamos contar com novas parcerias e, com isso, chegar a meta de 3% de analfabetos que será uma vitória de todos”, comemora.

 

Metas

 

Em 2017, o projeto conseguiu alfabetizar 156 pessoas em todo o município. Neste ano, o desafio é conseguir três vezes mais alunos para chegar ao objetivo final.

 

“Para que tudo dê certo, é preciso unir forças; por isso, buscamos parcerias com os órgãos oficiais, organizações da sociedade civil, empresas públicas, e quem mais se dispor a colaborar”, ressalta o secretário adjunto de Política Educacional da Seduc, Edinaldo Gomes de Souza.

 

Neste ano, a meta da Seduc é atender mais de nove mil pessoas analfabetas em Mato Grosso, por meio do Muxirum da Alfabetização.

 

Somente no último ano, o projeto alfabetizou 4.679 jovens e adultos, em 20 municípios mato-grossenses. A iniciativa atendeu 486 turmas, em sua maioria pessoas na faixa etária acima de 50 anos, principalmente em áreas rurais.

 

A palavra “muxirum”, muito comum no linguajar cuiabano, é de origem tupi e significa “mutirão”, “fazer juntos”.

 

Comentários Facebook
Propaganda

campo verde

União Brasil lança pré-candidatos a vereador e fortalece nome de Alexandre à reeleição em Campo Verde

Publicados

em

Lideranças como o governador Mauro Mendes, a primeira-dama Virginia Mendes, o deputado federal Fabio Garcia e o deputado Beto Dois a Um, ao lado de outros membros da diretoria do União Brasil, participaram de ato para lançamento de pré-candidaturas para a Câmara Municipal de Campo Verde.

Durante o evento, que ocorreu na noite dessa quarta-feira (10) em Campo Verde, membros do partido enalteceram o trabalho do prefeito e fortaleceram seu nome para buscar a reeleição. Também participou do ato o presidente estadual do PSDB, deputado estadual Carlos Avalone.

“Sem trabalho correto e bem feito, não teríamos uma boa cidade como é Campo Verde é isso se deve à essa gestão da Prefeitura de Campo Verde. Por isso, você, prefeito Alexandre, tem conseguido trazer muita coisa para essa cidade. Enquanto eu for presidente do União Brasil vou primar para que o partido conte sempre com pessoas que tenham em mente a lealdade e o respeito, além de trabalharem de forma correta e com resultado. Isso é muito importante e acredito que essa frequência tem que continuar aqui em Campo Verde”, afirmou o governador.

Fabio Garcia, deputado federal e secretário-chefe da Casa Civil, afirmou que o apoio à reeleição do prefeito “é natural diante da qualidade de sua gestão. Sempre que o Alexandre nos procura no Governo traz ideias que são excelentes para o município, que fazem a diferença na vida das pessoas e isso nos deixa muito tranquilos e também satisfeitos, pois temos a confiança de que ele sabe o que está fazendo, é competente”.

O deputado Beto Dois a Um lembrou que o ato foi seu primeiro evento oficialmente filiado ao União Brasil, após convite do governador, da primeira-dama e do presidente da ALMT, Virginia Mendes.

“Sempre falo que o trabalho da boa política precisa continuar em Mato Grosso. Assim como o governador Mauro Mendes fez no Estado, colocando nos trilhos do progresso, o prefeito Alexandre é um verdadeiros soldado dessa boa política nos municípios e estou do lado dele. Hoje, Campo Verde tem um protagonismo por causa de uma gestão extremamente competente. Agradeço a oportunidade de ver de perto esse trabalho e reforço aqui meu compromisso com Campo Verde”, disse Beto.

O prefeito agradeceu o apoio recebido e aproveitou para enaltecer os nomes que devem compor a chapa do partido para a Câmara Municipal.

“É uma grande alegria receber a comitiva do governador aqui e falar de nossos projetos de avançar nas melhorias para nossa cidade. Que possamos fazer as mudanças que precisamos e seguir melhorando. Mais uma vez agradeço muito ao governador e à primeira-dama que vêm mostrando como é importante seguir trabalhando e acreditando na política”, concluiu o prefeito.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana